domingo, 9 de maio de 2010

Santiago - Janeiro 2010

Pessoas, beleza?

esse post da viagem à Santiago, atrasadíssimo, vai sair graças à Lu Monte. Encontrei com ela, perguntei sobre a viagem dela, e ela, retoricamente, perguntou da minha. E eu fiquei lerdando tentando lembrar que viagem. Grave. Não sei se mais o fato de não lembrar de uma viagem que foi super bacana, ou acreditar que o fato da não lembrança é porque não registrei na minha memória virtual (blog). Whatever.

No início do ano tivemos a oportunidade de viajar com amigos: Mônica, Flávia, Leandro, Mianni e Maysa. Apesar de ser um local que já conhecíamos, conseguir juntar um grupo querido é tão difícil que fomos também. Perderíamos o show do metallica em São Paulo, mas achamos que valia a pena. Eles iam fazer Buenos Aires e Santiago. Nós resolvemos fazer só Santiago e já estávamos lá quando eles chegaram.

Ficamos no hotel Torremayor, excelente!!! O quarto gigantesco, tudo novinho, banheiro espaçoso, bem localizado, em Providencia (bairro boêmio) perto do da estação de metrô Los Leones.

Logo no dia que chegamos, andando por aqui e ali, resolvi olhar o jornal e adivinhem: teria show do Metallica naquela noite em Santiago. Caramba, Vanessa! O Metallica nas redondezas, como vc não se atenta pra isso? All right, 25 minutos depois do Vinicius impedindo com sucesso meu suicídio, resolvemos correr por local pra tentar ingressos. Corremos e tentamos, mas não conseguimos. Mas foi divertida a procura. Só de tentar negociar com cambista em espanhol, ver a galera empolgada, os fãs caracterizados, os adolescentes bebendo escondido dos caribeños valeu a ida. E, por muita sorte, naquela mesma noite teve show do the Cranberries, uma das minhas bandas preferidas na adolescência, e eu sabia as letras! E, por sorte, eram em locais próximos. Daí rumamos pro The Cranberrries, compramos, entramos, cantei Linger de mãozinhas levantadas, gritei demais em Zoombie, tentei dançar como a Dolores O'Riordan, reclamamos um pouco da falta de empolgação dela e fomos embora felizes da vida.

Dicas:
  • vá ao supermercado (são mais baratos que nas lojas de vinhos), compre mil vinhos deliciosos por 7, 10 pesos, no máximo, e dê um jeito de trazer. Nós compramos 12 garrafas, dentre reservas de Tarapacá, Montes, reserva da Colcha e Toro e trouxemos na raça, numa bolsa tipo CVC. Mas a moça da TAM deu a dica de colocar em caixas de papelão e despachar mesmo, nunca dá problema. Bem que tentamos, mas no supermercado não tinha caixa de papelção. Eu sei, fui enganada.
  • Restaurantes Elídio e Giratório: pertinho do hotel. ficam no mesmo prédio, mas o Elídio é no  primeiro andar, se não me engano. Refeição farta e barata. Já o Giratório é interessante, porque gira. Fica lá no alto, vai girando e a vista das montanhas é super agradável. Vá num fim de tarde. Mais caro e mediano, mas acho que vale a pena a vista.
  • Restaurante Mestizo: no parque Mestizo, um locar super agradável, com atendimento ótimo, comida idem e um pouco caro. Mas, vc está de férias, vc merece. E não deixe de ir ao banheiro, que é massa.
  • Valparaíso e Viña Del Mar: fizemos as duas num dia só. Fomos de bus, tradicional, na rodoviária tem aos montes, até  Viña Del Mar. Chegando lá, já fomos recepcionados por milhares de agência de city tour e acreditamos no "pra brasileiro é mais barato". Foi barato mesmo, talvez uns R$100,00 para os dois, com city tour em Viña del Mar e Valparaíso. Viña del Mar é bem balneário, cidade fofinha, mar azul (e gelado! sim, eu coloquei os pezinhos...). Além do relógio de flores, tem Muai no Museu Fonk e tivemos a sorte de encontrar isso, pois aqui em Brasília nunca conseguir ir. Estava bem na frente do restaurante ruim e caro que eles nos indicaram pra almoçar. E como gastamos um tempinho nessa brincadeirinha, almoçamos no restaurante caro mesmo, já que a van estava bem na frente. Depois fomos à Valparaíso. Visitamos La Sebastiana, uma da casas de Pablo Neruda: uma casa super fofa, tipo eu quero morar aqui. Tinha uma vista fenomenal do oceano, e uma decoração super estilosa. Não é sofisticada, é de personalidade, sabe? Subimos num dos vários elevadores da cidade, tiramos foto e that's all.
  • Trem do Vinho: um passeio bem legal, apesar de alguns detalhezinhos. A gente sai de bus de Santiago e vai até San Fernando, no vale de Colchaqua, de onde saí o trem. Esse translado está incluído no pacote. A maria fumaça, de 1913, tá meio detonada, mal cuidada, mas mesmo assim tem seu encanto. Durante o trajeto do trem até Santa Cruz, tem o que eles chamam de show de música folclórica (um cara com uma sanfona tocando e cantando músicas em espanhol. Se são chilenas, não sei), degustação de vinhos e eles servem queijos e frutas. Ao chegar em Santa Cruz, destino final da maria fumaça, somos recebidos por uma apresentação de dança de música típica. Bem fraca e tosca! Aproveitamos o tempinho pra tirar umas belas fotos com a maria fumaça. Daí pegamos um ônibus e vamos até alguma vinícola (não me lembro o nome) e foi onde almoçamos marromeno(almoço tb incluído no pacote). Mais tarde, fomos a outra vinícola de ônibus e voltamos pra Santiago. Resumindo: de trem, o passeio tem bem pouco. Custou uns 100 dólares e eu acho que se custasse menos seria mais justo. Pelo menos dá pra ficar bêbado de tanto degustar.
  • Tivemos a sorte de ver a exposição do Exército de Terracota lá!
  • Como Agua para Chocolate: um restaurante bem bacana em Bela Vista, outro bairro bohemio. Comida gostosa, ambiente legal, atendimento mediano. Não lembro bem o valor, não é caríssimo de não ter como ir, mas tb não é barato. E se for fazer reserva, e tiver em 6 pessoas, reservem a mesa de cama. Sim, é isso mesmo. 
  • Artesanato em Pueblito de los Graneros el Alba. É o destino final de alguma das linhas de metrô, não me lembro qual. Tem bastante artesanato e artigos de decoração, de todos os valores. Vale a pena ir. É bem no pé das Cordilheiras e é cheio, mas cheio mesmo, e gatos fofos. 
  • Parque Arauco: o parque Arauco é um parque e um shopping. O parque não abre às segundas, mas o shopping sim :) O parque é pequeno e nem compesa perder tempo lá, mas no shopping, sim! Tem um ônibus grátis do shopping que faz uma rota passando por alguns hotéis da cidade em horários definidos. Dá pra ir e vir com esse bus e é uma boa, já que ele fica mais afastado.  Apesar de ser um shopping, que geralmente é igual em todo canto, tem umas lojas bacanas de decoração, algumas pontas de estoque e uns restaurantes bacanas. Se tiver tempo, vá!
  • Suba ao Morro San Cristobal e vá ao zoológico. A vista lá de cima do morro é linda, além de ser um símbolo da cidade. 
  • O zoológico é muito bacana, mas não consegui ir dessa vez. Uma pena. Ainda mais que quando fomos tinha nascido a pouco 5 tigres brancos! E eles estavam sendo expostos em horários específicos, mas quando descobri isso, não deu mais tempo de programar. Dois foras de pateta: show do Metallica e tigres brancos bebês.
  • Mais dicas aqui. É o post da viagem que fizemos em 2007, e tem coisas lá que não fizemos dessa vez..
  •  Pra fechar com chave de ouro, voltamos de classe executiva. Um luxo :) Detalhes aqui.
Fotos aqui.
Beijocas. Vanessa

5 comentários:

  1. Oba!! Tô no blog da Vanessa!!!!!!!!
    bjs,
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. eu não sabia que vc tinha ido no xou do the cramberries.

    pq a mianni não aparece nas fotos?

    ResponderExcluir
  3. Monique, seja bem vinda :)

    Déia, eu não contei??? Pois é, fui sim! E parece que terá em Brasília esse ano, hein.
    A Mianni não foi pra Santiago. Maysa teve piriri em Buenos Aires e ela preferiu voltar :(

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaaah, tigres bebês!!! Deixar passar o Metallica ok, mas não os tigres bebês!!!

    Bacanésimo o pot, já salvei pra futura referência. Ano que vem quero ir ao Chile.

    Fico devendo o meu sobre Argentina e Uruguai, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Acho que devemos estabelecer um prazo pra esse post, hein?

    ResponderExcluir