quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cantina Dona Isolina - Taguatinga Sul - DF

Pessoas,

a Cantina Dona Isolina é um simples restaurante localizado na CSB 06 de Taguatinga Sul. Simples na aparência, nos talheres, no cardápio... Quanto à história e ao sabor não é nada simples.

É um estabelecimento familiar. Tem 30 anos e a foto da matriarca, a Dona Isolina, impera numa das paredes. O filho que recebe os clientes no balcão é o mesmo. O neto que era um pentelho que ficava correndo durante a hora do almoço foi o garçom da nossa mesa. Os garçons daquela época ainda estão lá! Com a mesma disposição e bom humor.

Ia bastante lá quando morava em Taguatinga, até os 22 anos. Era bem embaixo de casa e sempre que não tinha almoço ou algo do tipo a gente comia lá. Todo mundo ia feliz, pois a comida é mesmo muito boa e o ambiente bem acolhedor.

Nesse domingo, meu pai sugeriu que fóssemos almoçar lá. Pensei: e ainda existe? Sim, pessoas. Existe! E que alegria foi voltar lá. 


A comida continua exatamente com o mesmo sabor. Desde domingo eu tô com vontade de mais comida de lá e só planejando a volta.

O carro chefe do cardápio são as refeições individuais ou para duas pessoas. Variam entre R$ 16,00 a 35,00. São bem servidas, e dependendo da fome a porção para 1 pessoa serve mais que uma, e a pra 2 pessoas mais que duas. Você escolhe a carne e os acompanhamentos são: arroz branco, feijão, salada de alface e tomate, maionese, vagem, nhame, batata frita, macarrão tipo spaghetti com molho de tomate (totalmente com cara de vó). E ainda pode pedir um ovo frito, como toda boa casa de vó. 

Super destaque para a maionese. Não sei o que tem ali, mas é simplesmente deliciosa. A batata frita também merece respeito: não é do tipo congelada. Você bate o olho e percebe que foram cortadas lá mesmo. São mais grossas que de costume, mas sequinhas e muito macias.

No sábado, só servem feijoada. Não sou fã, mas toda vida ouvir falar maravilhas.

Dêem um jeito de conhecerem o lugar. Vale a pena! 

Beijocas. Vanessa

11 comentários:

  1. Cantina em Taguá só se uma gatinha de Taguá insistir muito pra mim levar ela !
    :-)

    ResponderExcluir
  2. é o meu restaurante preferido! DO MUNDO! Minha mãe deu aula de matemática praquela gurizada toda e a gente sempre comia lá, desde que me entendo por gente. Comprávamos muita refeição pra comer em casa, principalmente feijoada. Quando as nossas marmitas iam pra cozinha (sim, naquele tempo a gente LEVAVA o marmitex não-descartável) as cozinheiras apareciam na portinhola pra dar um oi pra gente. Reconheciam pelo marmitex! A comida é sensacional, eu amo aquele lugar! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Putz! Boa a lembrança do marmitex. Lá em casa a gente comprava também, e também levava a nossa marmita.Era só apoiar no balcão e pegar a refeição do dia.
    Vamos combinar de ir lá!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Há muitos restaurantes legais pelo DF afora e que a gente ouve pouco a respeito. É aquele lance: ou os meios de comunicação focalizam os restaurantes no centro (Plano Piloto, Lago etc.) ou inventam uns hypes lá na casa do chapéu (Pirenopólis, por exemplo).

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, cá estou eu!
    Parabéns tb, muitas coisas legais aqui!
    Beijos
    Karine

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Karine!
    Sim, sim, vamos trocar figurinhas. Isso é uma das muitas coisas legais de ter um blog, né?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o Gustavo não sabe que o Lago faz parte do Plano Piloto...quem não sabe disso não sabe que o Alex Atala esteve no recente Festival de Gastronomia de Pirenópolis - alguém acha que o Chef mais conhecido do Brasil ia dar palestras e cozinhar na 'Casa do Chapéu'?...
    Um dos problemas da Internet é este: Os bobos alegres que acham que podem comentar um assunto que desconhecem...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marcelo!

    É sempre um prazer ver as suas respostas aos meus comentários!

    Dou o braço a torcer a algumas partes da sua resposta: realmente, sou um bobo alegre. E não sabia que o Alex Atala esteve em Pirenópolis. E concordo que ele é um dos maiores chefs do Brasil. E acrescento que agora ele está bem evidente na mídia, já que associou seu nome a um potinho de caldo barato e de qualidade duvidosa. Sabe-se lá a que mais ele está associando o seu nome...

    Quanto ao Lago pertencer ao Plano Piloto, há controvérsias (ver Google, Wikipedia e outros).

    Quanto a comentar sobre o que desconheço, discordo veementemente: Pirenopólis está na casa do chapéu! Isso é algo que eu sei! Eu não vou rodar 150 km para comer algo que eu posso comer aqui no DF, com tantos restaurantes bons que temos e ainda não conheço. Se um dia eu fizer turismo lá para essas bandas, aí a história muda.

    De qualquer forma, um grande abraço e continue com essa boa vibração! Esse é o espírito!

    ResponderExcluir
  9. Em Piri visite meu restaurante, o CAFFÉ TARSIA...se vc me passar um e-mail te envio a programação musical.
    abs

    ResponderExcluir
  10. Muita gente ainda leva as marmitas de casa, não perderam o costume.

    ResponderExcluir