sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Revolução Acreana

Pessoas,

vocês acham que o Acre vale 206,62 milhões de dólares? Ou melhor, 206,62 milhões de dólares mais a construção de Estrada de Ferro Madeira-Marmoré a Guarajá-Mirim? Pois  valeu.


José Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana

Há 108 anos teve início a Revolução Acreana, na qual a população que ocupava o que hoje é o território do Acre revoltou-se contra o governo boliviano, que detinha a soberania da área. A Revolução Acreana chegou ao fim com o Tratado de Petrópolis, no qual concordou-se que o Brasil pagasse a bagatela acima e construísse a tal ferrovia em troca do Acre.

A ferrovia foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2005, mas está paralisada desde 2000. Foi inaugurada e desativada milhões de vezes e operou levando borracha boliviana e brasileira. 

Eu só queria saber:
  • O Estado do Acre já deu retorno esse valor?
  • Essa ferrovia, que aparentemente leva nada a lugar nenhum, deu algum lucro? Porque se não deu, não vai dar mais.
A fonte desse post foi minha agenda, que me diz todo dia qual o homenageado da vez, e a wikipédia. Fora o fato de que hoje é sim o dia da Revolução Acreana, todo o resto pode ser mentira. Especialmente quanto aos valores pagos/investidos pelo Acre, eu espero que seja mesmo.

Colaborador: Gustavo, casado desde 2007.

Beijocas. Vanessa

7 comentários:

  1. Na verdade foi dois milhões de libras esterlinas. Não sei se no câmbio da época era equivalente à quantia em dólares que você postou ( os EUA ainda não mandavam no mundo na época)

    http://www2.mre.gov.br/dai/b_boli_11_927.htm

    ResponderExcluir
  2. Sim, foram 2 milhões de libras esterlina, mas a wikipédia já deu o valor atualizado no texto, assim:
    "....pelo qual a Bolívia cedeu o território ao Brasil (e o Peru aceitou a divisão de fronteiras) em troca de 2.000.000 Libras esterlinas (aproximadamente 206,62 milhões de dólares de 2010) e da construção da ferrovia Madeira-Mamoré (apelidada "Mad-Maria")."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Acreana
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo. Será que o Acre dá lucro? Quanto será que tá valendo o Acre hoje em dia? Podiamos abrir o capital e vender ações.

    ResponderExcluir
  4. falta um pouco mais de resposta

    ResponderExcluir
  5. vcs sao uns burros olha o tamanho do acre seus animais vale muito mais que o valor citado, ou melhor, nao tem preço, o acre é maior que muito pais territorialmente.

    ResponderExcluir
  6. por isso q brasileiro e uma merda!!! exclui o propio povo!!!

    ResponderExcluir
  7. ''Por isso que o Brasileiro e uma merda, exclui o proprio povo''. Moro no Acre, e acho ridiculo como alguem pode falar assim, temos cultura, comidas tipicas, novas pontes e vias.. o Acre esta cada vez mais bonito e vai ficar mais. Nao e somente a pobreza que tem aqui, e assim que o Brasil ve o Acre, mais nao e assim.

    ResponderExcluir