terça-feira, 21 de setembro de 2010

Europa 2010 - Roteiro: Holanda - Bélgica - Luxemburgo - Alemanha. Post 1 - Rumo à Amsterdan: Bsb/Lisboa/Amsterdan

Pessoas, 

a gente gosta de viajar, vocês sabem, né? Então, em julho desse ano programamos um tur pela zuropa, pra beber cerveja, ver a Regina Spektor, andar de bicicleta, apreciar belezas e exercer a arte da felicidade de forma geral.

A rota foi: Holanda (Amsterdan, Nijverdal, Gierthoorn, Castelo De Haar), Bélgica (Westvleteren e Bruges), Luxemburgo e Alemanha ( Wurzburg, Rottemburg ob de Tauber, Augsburg, Füssen - rota romântica - e Munique). 15 dias, com direito a um Audi A3 que me fez muito feliz.


Dessa vez, não fizemos viagens de trem. Como a rota romântica na Alemanha se faz melhor de carro, optamos por fazer todo o resto de carro também. Alugamos na Sixty, 500 euros por 10 dias. No papel, um Volvo C 30. Na hora H, um Audi A3. Não sei se a troca foi justa, mas me amarrei!!!


Achamos excelente viajar de carro!  É muito mais confortável e permite compras. Por exemplo, se estivéssemos de trem, não poderíamos comprar nossa cafeteira.  Tínhamos controle dos nossos horários, liberdade para mudar o roteiro. Além da oportunidade de dirigir um carrão. Tudo bem que meu Audi A3 lá era tipo o Pálio daqui, mas eu tava me achando. De Ka pra Audi tem muita diferença!!!!


As estradas são sempre perfeitas e sinalizadas e o GPS, que compramos em Amsterdan já com mapas europeus, tem uma precisão ilógica. 


É imperdível dirigir nas autobans alemãs. A velocidade lá é mínima. Andar devagar demais atrapalha o trânsito. Perdi as contas de quantas vezes eu estava a 150 ou 160 km/h e era ultrapassada por algum carro ultra veloz daqueles tipos que a gente vê no Auto Esporte. Naqueles dias, finalmente entendi pra que serve um Porsche ou esses carros do tipo.


Quanto ao custo, alugar carro ficou pouco mais caro, mas um tanto que compensa. Não fiz as contas no papel, mas me mais ou menos que os trechos de trem daria pouco mais de R$ 1.000,00. Os custos do carro, incluindo gasolina e estacionamentos, uns R$ 1.400,00 talvez.


Chegamos em Amsterdan depois de um atrasado vôo da TAP. Perdemos umas 6 horas na cidade dos canais em aeroportos chatos. Além do atraso do vôo BSB-Lisboa (que nos rendeu auxílio-alimentação, e comemos de grátis no Albatroz), o Lisboa-Amsterdan também atrasou. Em Brasília, fizemos amizade na fila: Alexandre Tadeu e Cecília Escobar.  Combinamos de trocar fotos e informações e eu sou do tipo que mando mesmo, mas cadê as anotações???? Em Lisboa, mesmo no aeroporto, foi possível se divertir um pouquinho: tinha uma lanchonete da Harrods lá! Daí, rolou crepe de salmão defumado (menos de 4 euros; lembro que Harrods em Londres tinha muita comida boa e bem barata também) e sanduba de frango e ovos (por 3,60 euros). E, como estávamos em Lisboa, não poderíamos ir embora sem provar o pastel de nata, ora pois. Gostei. Massinha folheada de textura agradável e recheio doce suave, por 1,80 euros cada. 




Depois de comer, passamos no freeshop e mais uma vez o Vinicius se deu conta da sorte em me achar: nenhum compra. Mais espera, mais fila, nova amizade na fila (com uma novaiorquina, e pasmém! era ela legal. é que os pais são brasileiros :))

Chegamos em Amsterdan, no aeroporto Schipol. De trem, fomos para o centro da cidade e a pé até nosso hotel. Como é bom chegar!! Mesmo cansados da viagem, parece que respirar um novo ar, estar num lugar diferente, reconhecer lugares que vimos por fotos, dá uma revigorada tão boa! Aí fomos felizes com nossas malas seguindo o trajeto que a novaiorquina que era legal nos indicou. 





Continuação: Amsterdan

3 comentários:

  1. Apetitoso esse rango no Harrods, hein Vanessa?...

    ResponderExcluir
  2. A comida da Harriods é deliciosa! A ala de alimentação da Harriods em londres é enloquecedora! Tantos pelas comidas prontas, como pelas opções de produtos a venda.

    ResponderExcluir
  3. Em outras palavras, um oásis em Londres (...)

    ResponderExcluir