terça-feira, 21 de setembro de 2010

Europa 2010 - Roteira: Holanda - Bélgica - Luxemburgo - Alemanha. Post 3 - Holanda - Nijverdal/Giethoorn/Castelo de Haar

Numa das noites, fomos com Fred e Rubilene pra casa deles em Nijverdal, onde dormiríamos para no dia seguinte conhecer Giethoorn e o castela De Haar. 


O caminho de  Amsterdan para Nijverdal (e todos os outros que fizemos de carro, na verdade) são encantadoramente lindos: estradas perfeitas, gramado incrível e imensas vacas holandesas enfeitando tudo! Amei!!!! As casas todas no mesmo estilo, com telhados triangulares (por causa da neve), sempre rodeada de um jardim bem cuidado. Tudo parece cenográfico.


Em Nijverdal, acordamos, tomamos um ótimo café da manhã, ganhamos dicas e mapas do Fred e zarpamos com ele em direção à Giethoorn. No caminho, paramos num clássico moinho de madeira, a cara da Holanda! 



Giethoorn é uma cidadela encantadora onde não entram carros! Ela está disposta entre canais e a circulação se faz por barcos, ou bicicletas. Chegando lá, deixamos o carro num estacionamento na entrada da cidade e alugamos um barco, pilotado pelo Fred. Junto com o barco, vem um mapinha com sugestões de rota. Optamos pela mais curta, que leva em torno de 1 hora. Foi o suficiente pra sentir o clima do local e imaginar como seria viver ali! As casas são todas lindas com jardins tão bem cuidados que tudo parece um cenário! 


estacionamento de barcos

Depois do passeio, devolvemos o barco e voltamos a pé pra almoçar. Sentamos no Grand Cafe Fanfare. Fanfare é fanfarra, que remete à banda ou grupo musical. Por sorte, tinha um grupo de velhinhos simpáticos com seus instrumentos musicais fazendo um barulhinho bem agradável.  Fizemos nossos pedidos e a comida estava toda realmente muito boa! Eu de misto quente, chamado de Tosti Ham Kaas, por 4 euros, por pura preguiça de tentar entender o cardápio em holandês, mesmo com o Fred disposto a traduzir item por item. E de vinho branco, por 3,60 euros a taça.





De Gierthoorn, partimos para o Castelo de Haar, em Utrecht. O trajeto foi longo, e eu e Vinicius caimos no sono. Sorte que o Fred não :) Foi bem legal! Castelo lindo, protegido por água, pois como a Holanda é plana, a casa de quem manda é rodeada por água, provavelmente com alguns jacarés. Não lembro quanto custou a entrada no castelo, pois o Fred fez a gentileza de pagar. Acho que uns 5 euros. E o estacionamento também era pago, mais uns 5, talvez. Não visitamos o interior do castelo, pois estava em reforma, e se preparando para um festival de flores.  






Depois disso, Fred nos devolveu na estação de Weesp, pertinho de Amsterdan, pegamos o trem e voltamos pro hotel em Amsterdan, mesmo quarto, mesmo andar (4º andar, sem elevador).

Um comentário:

  1. Fiquei com vontade de conhecer a cidadezinha onde não entram carros - ás vezes tenho a nítida impressão de que na minha cidade só tem carros e não entram pessoas!...

    ResponderExcluir