terça-feira, 21 de setembro de 2010

Europa 2010 - Roteiro: Holanda - Bélgica - Luxemburgo - Alemanha. Post 6 - Rota Romântica - 1ª parada: Wurzburg

De Luxemburgo fomos para a Alemanha. A primeira parada da Estrada Romântica foi Wurzburg. Nessa parte da viagem, já na Alemanha, a paisagem começa a mudar bastante: muitas montanhas, estrada com curvas.



Pelo interior da Alemanha, reina a língua alemã. Cardápios em alemão, e as pessoas quase não falam inglês. Um guia de conversação é fundamental!!!

Fiamos no Hotel Lowen, reservado pelo booking.com.  Na vardade, o hotel fica em Randersacker, uma cidade de tamanho inacreditável a 5 km de Wurzburg. Randersacker deve ter uma rua principal e umas 4 ou 5  ruelas que a cruzam. É bastante conhecida pelos vinhos brancos que produz. Inclusive, esse hotel é de uma vinícula, que já ganhou prêmios e tals. Pelas paredes é cheio de diplomas.

A diária com café da manhã (razoável para bom) foi 72 euros. Excelente preço para o padrão do hotel, que tinha elevador, estacionamento próprio, restaurante conceituado e quarto decente. Além do atendimento bem familiar, que, mesmo num péssimo inglês, conseguiram nos servir boa comida e nos receber muito bem.



Wurzburg é uma cidadezinha que tem de interessante mesmo um imenso palácio chamado Residenz, que inspirou Napoleão a construir o Versailles. E deu certo. Versailles é uma cópia ampliada do Residenz, tanto na parte externa, em formato de "u", quanto na interna, coma  decoração super carregada em detalhes e cores. As semelhanças entre eles são muito evidentes! 



Só o jardim de Versailles que ganha desparadamente em tamanho e beleza, mas lá, como diz o Vinicius, o jardim representa um pequeno país. Não pode perder o Residenz: tem o maior afresco (pintura de teto) do mundo, molduras e móveis incríveis, e mesmo o breguíssimo quarto dos espelhos merece a visita, de tão peculiar que é.

Passamos pela cidade num domingo, então a cidade tava totalmente deserta, quase tudo fechado. E, mesmo por fora, nada encantou muito. Estaca um calor infernal, tipo 33 graus, o que brecava a possibilidade de perambular atrás de alguma atração! Sentamos, tomamos uma cerveja e uma taça de vinho branco, especialidade da região. 

Daí, partimos de carro para o Festung Marienberg é uma fortaleza construída em uma colina. Lá de cima a vista é bonita e rende boas fotos.

Voltamos pro hotel, banhamos e, como chegava a hora da grande final do Campeonato Mundial de Futebol 2010: Holanda X Espanha, fomos andando pelas poucas ruas em busca de um local pra ver o jogo. Achamos (com dificuldade, o que parece impossível pelo tamanho do local, mas era escondido), sentamos, bebemos, comemos, torcemos pra Holanda, perdemos e voltamos pro hotel.

Do boteco que vimos o jogo, o grego chamado Syrtaki, que deve ser o único por lá, merece destacar a comida deliciosa, de qualidade mesmo, e o banheiro masculino, uma diversão pros meninos:


Do todo, concluo que talvez, se o tempo tiver apertado, vale mais a pena apenas passar pela cidade, mas não dormir por lá. Encontramos uns brasileiros no Residenz que estavam fazendo isso: foram visitar o palácio, mas já iam seguir viagem e dormir em Rothenburg, que foi nosso próximo destino. Achei a opção deles mais acertada. Só que, um dos brasileiros do grupo morou na Alemanha muitos anos e já tinha as manhas. E eu, buscando informações para montar o roteiro na internet e no guia da Folha, só vi que tinha que dormir por lá. Não foi ruim, vimos o jogo, descansamos...aquela vidinha de viajante bem boa...mas vale a pena considerar a outra opção.

Próximo destino: Rothenburg ob der Tauber

Nenhum comentário:

Postar um comentário