terça-feira, 21 de setembro de 2010

Europa 2010 - Roteiro: Holanda - Bélgica - Luxemburgo - Alemanha. Post 7 - Rota Romântica - 2ª parada: Rothenberg ob der Tauber

De Wurzburg, fomos para Rothenberg ob der Tauber. Foi um trecho muito pequeno, feito em quase 1 hora. Se não fossem as reformas constantes nas estradas (que para nós já parecem perfeitas), seriam em bem menos tempo ainda.

Rothenburg é uma cidade medieval cercada por uma muralha. É interessantíssima e obrigatória se você estiver por perto. A chegada foi incrível. A gente vindo de carro, por lugares normais, obedecendo ao GPS. Não mais que de repente, após uma curvinha, damos de cara com uma construção tipo castelo, com a entrada de contornos arredondados, estreita, e isso é a fenda na muralha que permite a entrada em Rothenburg, um carro de cada vez.


entrada da cidade

Ficamos no Hotel Pension Becker, uma pensão mesmo muito satisfatória. Por 52 euros com café da manhã, que era razoável. O local parece ser uma cara que foi adaptada aos moldes de pensão. Quartos bem próximos num corredor bem com cara de residência. O "banheiro" era todo separado: ao lado da cama, a pia; ao lado da pia, o vaso, este sim, reservado; e o chuveiro era de frente pra cama, "longe" do resto do banheiro. Tudo deu certo. Não tinha estacionamento próprio, mas nos indicaram um estacionamento gratuito e bem perto do hotel.


A cidade é linda de morrer!!!! Toda medieval, bem cuidada, cheia de flores, lojinhas incríveis de suvenirs, roupas alemãs (vestidos tradicionais, perfeitos, mas por volta de 250 euros), lojas de brinquedo, artigos de Natal, todas com vitrines de tirar o fôlego...Feita pra andar a pé, devagar e divagando.





pensem o quanto eu desejei esse jogo de porcelana.






Na parte alta da muralha, há um caminho por onde se pode andar e observar a cidade toda. É obrigatório. Parece ser o local onde ficavam os arqueiros ou guerreiros, ou canhoneiros, pois tinha região de canhões. Aliás, em toda essa parte se vê regiões de guarda e defesa, e você chega e entra. Não tem guarda nem ninguém regulando acesso.

Visitar os jardins do Burggarten, castelo, também é obrigatório. É lindo, e lá se tem uma tranquilidade, uma paz....aquela vista verde viva acalma. 

Segundo o guia que peguei lá, o nome correto do local deveria ser "o jardim no lugar do castelo". Naquela época, século 12, os castelos não tinham jardins, e onde hoje é o jardim, antes era o castelo imperial da Dinastia dos Hohenstaufen.  A população de Rothenburg foi crescendo em volta do castelo. Em 1356, um terremoto destruiu o castelo, as pedras das ruínas foram usadas para construir a muralha.


Outra coisa bacana é visitar o Museu do Crime. De grosso modo, conta a história da justiça criminal, mostrando bem as formas cruéis e legais de se matar e torturar pessoas. É legal, mas um pouco sofrido. 

No mais, comemos bem por lá: salsichas, chucrute, cerveja... Foi um super dia!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário