terça-feira, 21 de setembro de 2010

Europa 2010 - Roteiro: Holanda - Bélgica - Luxemburgo - Alemanha. Post 9 - Rota Romântica - 4ª parada: Schwangau e Fussen

De Augsburg fomos para Schwangau/Fussen, uma cidade coladinha na outra.. Como Maria ( a moça do GPS) se confundiu um pouco com as coordenadas, passamos entre cidadelas e trechos longe da rodovia que nos fazem suspirar até hoje. Paisagens de montanhas, lagos, verde. Lindo demais!!! A região do extremo sul da Alemanha, nos alpes, é coisa de filme! A água dos lagos é esverdeada, pois vem do degelo. Não dá pra descrever, sério. 






Observando e seguindo a viagem, não mais que de repente, após um leve contorno, surge um belo castelo nas montanhas a frente. Caracas, só chegar nesse lugar de carro já vale a ida. Logo depois, outro castelo, mais foda ainda.







No ápice da empolgação, o GPS indicava que nosso hotel era bem ali, bem na fuça do castelo. Ai, meu deus! Como assim?? Escolhi o hotel com o preço mais baixo da região! Mas, sorte existe. Na mega-sena eu não ganho, não, mas tem alguns outros setores da vida que sou bem abençoada.

E assim era nosso Hotel Garni Schlossblick, em Schwangau, cravado bem no pé das montanhas. Nosso quarto, totalmente de frente pro Neuchwanstein. Tão de frente que dormimos de cortina aberta pra acordar, abrir os olhos e essa aquela vista. Isso mesmo, essa imagem aí foi tirada da janela do nosso quarto. Compreensível se você não acreditar. A diária com café da manhã custou 62 euros, com direito à varandinha pra contemplar a paisagem..



a janela do segundo andar da esquerda para a direita era a nossa.

Estabelecidos, fomos comprar os ingressos pros castelos. Pode comprar para os dois, para um só, com guia, com audioguia (tinha em português). Compramos para os dois, o Neuchwanstein (cinza, maior) e o Hohenschwangau (amarelo, menor). Custou uns 15 euros o ticket para os dois castelos. Legal que é com hora marcada, e as visitas são curtas, então não cansa tanto. Os tickets são comprados na vila nos pés das montanhas. Ah, se você quiser, pode subir até o castelo e não entrar. A beleza vista lá de cima é indescritível! Eu recomendo entrar nos castelos, são lindos e legais.

Hohenschwangau ao fundo.

A vista do Hohenschwangau. 

Depois de comprados, você escolhe como vai subir até os castelos: a pé, de ônibus ou de charrete. Para o Hohenschwangau não precisa pensar nas opções: vá a pé que dá de boa, é pertinho. E, ainda, o caminho é tão tão lindo que, na verdade, é um passeio. Para o Neuschwanstein o caminho é um pouco mais longe e inclinado, e vale a pena considerar o ônibus (2 euros ida e volta, eu acho; a charrete, 6 euros por trecho. E coitado do cavalo). Nós subimos a pé (por que meu deus, por que???) e descemos de ônibus.

Pessoa, é tudo tão belo, mas tão belo mesmo, que dá um revertério de loucura e você simplesmente não consegue parar de fotografar. 





encontrei esse moço lá nas alturas, curtindo uma sombra com aquela vista espetacular. Daí fiquei pensando: entro no castelo ou fico aqui com ele??? Entrei no castelo.

Entre um castelo e outro, almoçamos num restaurante super charmosinho (na verdade, não há naquela vila o que não seja charmoso) chamado Alpenstuben Comida boa e cerveja providencial, pq o calor nos matava!




Uma coisa bacana que não conseguimos fazer é subir no monte Tegelberg, um monte bem alto do qual a vista deve ser de tirar o fôlego. Só que chegamos pouco antes do último bonde subir, e daí ficaria muito corrido, e nem era muito parado. Naquele dia, muita gente pulava de parapente e asa delta! Vi o preço, mas era meio caro, 165 euros, e nem considerei.

Outra coisa são as águas termais que têm por lá. Depois das 18 horas, tem que ficar sem roupa. Não, não é pode ficar. É obrigado a ficar. Não fomos. Primeiro não achamos direito, segundo o Vinicius ficou com medo do povo secular que provavelmente habita esse lugar.

Dai, demos um pulo em Fussen, não descobrimos nada demais, e aproveitamos pra jantar.
O prato alemão do Vinicius merece foto postada.



Quando voltamos à Schwangau, demos uma volta e fomos até o lago, onde as pessoas tomavam banho, os patos passeavam. Devia ser umas 21h, mas a temperatura estava super agradável. Recomendo a quem for levar roupa de banho. Ah! E, em meio à natureza, se não tem vestiário, você larga de frescura e troca de roupa onde der. No caso, ali mesmo. Vimos peito, pinto e saco. E foi super natural.

Na volta ao hotel, pelo minúsculo percurso, paramos num bar, tomamos uma cervas, batemos papo com a  dona do bar, uma alemã que falava um perfeito português, e conhecemos o maior cachorro do mundo. Um cachorro preto imenso, imenso. Estava lá acompanhando o dono.


Trocaria facilmente nosso dia em Augsburg por outro dia aqui, igualzinho a esse.

Chegando no quarto, abri a janela, sentei-me no parapeito, coloquei uma boa seqüência de músicas no notebook, cantei, contemplei a paisagem, suspirei, agradeci, tirei uma foto e fui dormi.


Próximo destino: Munique

Nenhum comentário:

Postar um comentário