quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Casa das Flores - Chapada dos Veadeiros


Pessoas,

mais um post da minha colaboradora Andréia.

"Mais uma vez minha participação especial. Desta vez, pra falar da Chapada dos Veadeiros, mais precisamente de São Jorge e da Pousada Casa das Flores.

Depois de MUITA insistência minha, quem é próximo sabe, consegui convencer o Sr. Leonardo a sair de Brasília. Tínhamos umas diárias da bancorbrás e o destino escolhido foi, exatamente, a Casa das Flores, lugar que eu já tinha ouvido falar muito bem. Nós nunca tínhamos ido pras bandas de lá e, sem muita expectativas, fomos.
 
A Chapada dos Veadeiros é uma região no Goiás com 5 municípios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d'Aliança e Teresina. A pouco mais de 30km de Alto Paraíso está a vila de São Jorge, onde se localiza a Casa das Flores. 

Chegando na pousada fiquei um pouco decepcionada porque falaram taaaaaaaaanto que eu tava esperando muuuuuuuuuuuito. Mas, depois de 4 dias, entendi a fama. Ela tem uma energia muito gostosa, a fama não passa no lance de Othon e congêneres, sabe? É muito melhor! Mistura de casa de vó com hotel 4 estrelas. Ela é pequena, deve ter pouco mais de 10 quartos, super bem estruturada, lindinha, arborizada. É fofa e rústica. Imponente e phyna. Tudo ao mesmo tempo, sem perder nenhuma destas características. É um lugar super democrático, a la Beirute. Tem uma gatinha fofíssima chamada Belinha e que é um doce. A comida merecerá um parágrafo à parte. Que comida...

O convênio da pousada com a bancorbrás é no esquema de pensão completa, ou seja, café, almoço e janta. Com um acréscimo de 70 contos, por dia, por pessoa. Topamos no escuro, achando um pouco caro, mas ok! Foi uma escolha acertadíssima porque a vila de São Jorge é, na verdade, um vilarejo, sem asfalto e sem atrativos construídos pelo homem. Lá tem só um restaurante que chama Lua de São Jorge e me parece que serve apenas pizza de boa fama. Assim, a Casa das Flores reina absoluta. 

O café da manhã é servido na varanda do "flat". Você acorda e sua mesa está posta: meu sonho de todo dia que durou 4 dias. Quando você se senta, vem uma moça simpática e te dá um papelzinho pra vc marcar as opções do que mais quererá além do que tem ali. E tem bastante coisa: açai [o Leo disse que nunca comeu um tão bom], frutas, tapioca, bolos [melhor bolo de cenoura do mundo], pães [poucos, mas suficientes], suco, leite, café, toddy....É bem farto...de chegar na hora do almoço e não ter fome.



O almoço é servido das 13h às 17h. A comida fica posta num buffet e você pode se servir o quanto e quantas vezes quiser. Comida simples e saborosíssima. O macarrão ao pesto foi o melhor da vida [não se ofenda, cunhado]. Tem umas cachaças que ficam à disposição também. Das 19h às 23h tem o jantar. Este você escolhe um prato do cardápio. No primeiro dia, eu fui de risoto de arroz negro e camarões. O Leo, de salmão perfumado com alfazema. Por mais que eu fale o quanto é bom, só provando pra saber.





No segundo dia, eu pedi o dele e ele o meu.

No terceiro, pedi um gratin de bacalhau, mas não tinha. Então, repeti o risoto e o Leo foi de filé de surubim ao molho cremoso perfumado com pequi. Não fosse o gosto do pequi....uau.

No último dia, tínhamos direito ao almoço e, como era segunda-feira, estávamos sós na pousada. Qual foi minha surpresa quando eles prepararam um almoço só pra nós dois. Servido em porções mais que suficientes. Tinha arroz, filé de merluza à milanesa, abóbora [a melhor e mais macia da vida], lasanha de berinjela [meu deus do céu!!!!], batata souté [sangue de jesus tem poder]. Super simples, né? Mas de um sabor inigualável.



Tomamos vários drinks e é difícil eleger o melhor, só sei que a margarita céu de são jorge é melhor que feriado emendado. Tem cervejas importadas, várias, a preços brasilienses. A Bohemia, long neck, custa R$ 3,70. A carta de vinhos é beeem cara, acredito que deva ter excelentes peças. Eles cobram R$15,00 pela taxa de rolha.

Fizemos poucos passeios porque estava chovendo. Fomos, no primeiro dia, às Águas Termais que são 3 piscinas naturais de onde mina água termal, tipo caldas novas, só que muito melhor. No outro dia, conhecemos a Praia do Jatobá, linda, com areia de praia e água gelaaaada. E, por último, Vale da Lua. Ó...é de acreditar que Deus existe. É um banho pros olhos, pra alma e pra mente. Paga-se 10 contos pra entrar nas cachoeiras, já que elas estão em propriedade privada. As trilhas, destas, são facinhas e, sem querer ser reduntante, lindas. Existem várias outras maiores que estas, mas o tempo não cooperou. Bom que estamos com gosto de voltar pra ver as outras belezuras.

Recomendo muito a visita. Ainda que você, assim como eu, não goste muito de mato e tals, vale muitíssimo. E é um passeio BEM barato. A cerveja Sol de 255ml, no mercadinho, custa UM real. 

Dicas:
  • abasteça em Alto Paraíso, pois em São Jorge não tem posto [nem asfalto]
  • leve dinheiro [eu acho que com uns 200 você é milionário] porque poucos comércios têm máquina de cartão e pra entrar nas cachoeiras, obviamente, só cash.
  • ainda que não se hospede na Casa das Flores, vá lá jantar.
  • leve um casaquinho leve porque à noite esfria.
  • um par de havaianas e 1 de tênis [caso vá pras trilhas maiores] é suficiente.
  • leve livros ou revistas pq la o tempo se multiplica
  • não morra antes de ir lá
Déia."

Agora que ela se empolgou em contas as coisas boas que descobre por aí, quem se dá bem é a gente :)

Beijocas. Vanessa.

4 comentários:

  1. Adorei as dicas..ainda não conheço a chapada apesar de morar em Brasília...Próximo destino.
    Bjo grande da Candy.
    http://ondeconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Conheço e ratifico cada elogio. Simplesmente um lugar incrível, incrível e incrível de novo!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito conhecer a Casa das Flores. Vou ver se dá certo pro meu aniversário em novembro!

    ResponderExcluir