quarta-feira, 23 de março de 2011

Como se fosse o último dia

Pessoas,

o gênio da lâmpada sempre me encantou!




Quando criança, acha incrível aparecer um gênio, que estava dentro de uma lâmpada (como? a lâmpada era tão pequena) e ainda realizar desejos. Eu sempre pensava que se eu achasse a lâmpada mágica, pediria chocolate. Só pensava nisso! Lembro perfeitamente de uma vez que eu decidi que se ele aparecesse eu ia querer 7 caixas de chocolate Garoto. Não eram 5, nem 6. Eram 7. 

Na adolescência, já sabendo da estória, mas me permitindo fantasiar (o que faço até hoje), eu pediria uma solução pros problemas típicos da adolescência, quando você não entende porque simplesmente seu cabelo resolveu se comportar de maneira estranha ou o que fazer com os pêlos que começaram aparecer na sua perna (aquela fase terrível antes de dar o grande passo para a primeira depilação com cera).

Daí, a gente vai crescendo e as preocupações vão mudando. Mas não a eterna capacidade de imaginar. E, se o gênio aparecesse hoje eu pediria par saber a data da minha morte. Não precisaria ser exata, se ele falasse entre tanto e tanto, com uma diferença de uns 5 anos já estaria bom. Eu trocaria os 3 desejos a que tenho direito só por esse.
Tudo isso porque na chatisse da academia, eu perguntei pro Vinicius porque a gente está ali. E ele responde: pra quando a gente tiver 80 anos conseguir ir ao banheiro sozinho.

Mas, e se a gente, ou eu, ou ele, ou você, não chegar aos 80 anos? Se eu morrer aos 45 num acidente de carro? Terá sido tudo em vão? Terá. E o pensamento vai adentrando todas as esferas da vida. Economizo ou não? Torro meu salário todo e vou fazer o que me der vontade ou fico guardando um tanto pra uma aposentadoria mais tranqüila? 

Como brasiliense nata, penso que o ideal era que fosse apresentado um edital de vidas antes de nascermos. Assim: essa vida dura tanto e tem esses perrengues e essas alegrias. Daí você escolheria e já prepara sua vida praquele período, entendeu? Na verdade, como espírita, eu sei que existe algo parecido. Mas por que a gente não lembra? Como espírita eu também sei a resposta. Só queria que ela fosse diferente e a gente lembrasse.

É tudo uma questão de segurança. E eficiência. De ter certeza de a sua escolha foi a melhor possível. 

Essa eterna aposta que é a vida, que nos obriga a sempre optar entre o "faço isso ou aquilo", me enlouquece! Porque amanhã pode acabar tudo e eu deveria era ter bebido mais, comido mais, viajado mais, passado mais tempo ainda com meu amor, minha família, meus amigos, minha Bolacha.... Como se fosse o último dia.

Pense que se soubéssemos a data da morte, evitaríamos tantos desgastes nos relacionamentos! Porque se vão viver até os 80 anos, é muito tempo pra suportar o que não gosta. Vale a pena o imbróglio. Mas, se a vida for curta, foda-se. Temos muito a fazer em pouco tempo.

Pensando no assunto, descobri que eu sempre quis saber o que encontraria quando virasse a esquina: na infância, era louca por horóscopo e previsões astrológicas. Ficava fascinada com a idéia de saber o futuro. Sabem aquelas revistinhas muito baratas que trazem a previsão do mês inteiro? Volta e meia descolava uma. Chegava ao ponto de ligar no tele-horóscopo antes de ir pro colégio pra já está armada pra qualquer imprevisto...ahahahhah.

Eu sei que, na verdade, a ordem do mundo é mantida exatamente porque o ser humano não sabe o dia de amanhã. Mas eu queria. Portanto, se eu teoricamente desencanar e começar a viver como se fosse o último dia (tipo parar de malhar, fazer dieta, economizar, estudar....) podem começar a acreditar em lâmpadas mágicas.

Não, eu não estou louca ou deprimida ou sei lá o que. Tá tudo bem. Minha verdadeira loucura só é compartilhada com o Vinicius, no desenrolar do papo sobre a suposta ida ao banheiro sozinha aos 80 anos.

Beijocas. Vanessa

6 comentários:

  1. é....somos irmãs mesmo! pq eu assino embaixo nisso tudo que vc falou.
    ps. menos de ligar pro horóscopo...

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre sempre sempre esperei o gênio. Até hoje, secretamente, eu não deixo de acreditar.

    Amo.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre pensava em cachoeiras e jardins...Como imaginei que as lâmpadas só existiam na Arabia, fui procurar uma profissao de que eu gostasse tanto que nao me permitiria pensar que estivesse perdendo tempo.
    Assim, se o genio nunca aparecer pra mim eu terei conseguido contruir minha casinha no alto do morro com vista pra uma cachoeira sem precisar gastar um dos desejos e posso acreditar que em sonho, um dia ele apareceu e me concedeu os tres desejos de ter sempre saude, paz e um desejo a mais.
    Adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
  4. Como um aventureiro nato e romântico, prefiro a aventura e surpresas constantes colega, mesmo as desagradáveis - vidinha 'pronta' tô fora...
    abs

    ResponderExcluir
  5. Entendo perfeitamente... e não te acho louca. Vivo seguindo essa linha de pensamento. "Se eu morrer ano que vem, terei perdido tempo estudando... não seria melhor aproveitar a vida e pronto?".

    ResponderExcluir