segunda-feira, 18 de abril de 2011

Aquavit - Brasília/DF

Pessoas,


para comemorar o inesperado 5 anos da Bolacha fomos ao Aquavit.

A expectativa era grande, ainda mais porque decidimos fazer uma poupança. Hein? Sim, poupança. Porque é caro pra cacete e demoramos tanto a ir justamente porque sempre dava aquela dor no peito em deixar centenas de reais por uma noite de alegria. Então, passamos alguns meses depositando 100 legais na poupança e quando chegamos no montante necessário fomos sem nem pensar em valores. 

Optamos pelo menu completo, com 5 pratos e 5 taças de vinhos, harmonizadas. Não é comida pra caramba, apesar de encher bem, mas é bebida pra cacete. Se a Bolacha completar 10 anos e voltarmos lá, talvez peça o menu reduzido, com 4 ou 3 pratos, ou o menu sem vinhos. As taças são bem servidas, é bebedeira na certa!

O restaurante fica lá no setor de mansões do Lago Norte, num terreno de embasbacar qualquer um. As poucas mesas ficam entre a cozinha, aberta e acessível, e uma vista exuberante do lago e de Brasília. Uma pena aquele lugar não funcionar no fim de tarde, porque o por do sol visto dali deve ser tudo e mais um pouco. No inverno, eles funcionam numa sala interior com lareira e uma parede de vidro com vista pro lago. Romance....

Fomos numa quarta-feira, com a casa bem vazia. Além de nós, só havia um outro casal. Tinha mais gente trabalhando que gente comendo. O atendimento, então, foi espetacular (acredito que seria mesmo com a casa cheia). O Vicente nos deu toda a atenção, sem parecer chatão,  nos levou na horta, nos disse onde estava o Simon Lau (e era na Dinamarca, comprando quitutes para o menu da páscoa), contou que trabalha também na embaixada do Japão. Foi bem agradável.


A prova de que curto gastronomia está nessa visita ao Aquavit: não curto porco nem aves. O que tinha no menu da vez? Porco e ave. Mas, já tava combinado de ir em março, eu tava louca de curiosidade há séculos de ir lá, então fui assim mesmo. Também a expectativa de me surpreender com algo que usualmente não como usualmente foi estimulante. Afinal, de que eles sabem fazer um filet alto mal passado delicioso, e que eu iria amar, não tenho dúvidas. E se não for assim eu prefiro não saber :) Então, que venha o porco e a codorna. E se eu não gostar, dane-se. A poupança foi justamente pra não pensar em cifras.


Dica: pra quem pretende ir, é essencial cadastrar o e-mail no site para receber os textos do chef explicando o novo menu. Ele dá detalhes da preparação, diz onde busca os ingredientes. Torna a visita muito mais interessante. Vou postar em fonte itálico  cinza os trechos do chef referentes aos pratos que provamos.

 Vamos à comilança!

Primeiro pães da casa com manteiga trufada. Deliciosos. Manteiga com textura de maionese e sabor próprio que não sei explicar. Num dos tipos de pão, a flor de sal dava um up, e quando encontrava com a manteiga era uma alegria.


A seguir, terrine de lagosta com gelatina de mexilhões, sorvete de abacate com pimenta, sorbet de grapefruit e farofa de peta. O sorvete de abacate não era apimentado. A pimenta da descrição é esse traço vermelho sobre o verde. De interessante aqui, o sorbert de grapefruit foi feito para ser comido com o sorvete de abacate. Este, cremoso, acalmava aquele, ácido e amargo. Bem interessante. O terrine, envolto na folha de taioba, estava ótimo e bem colocado entre o grapefruit e o abacate, apesar de parecer estranho. O vinho  harmonizado foi Poggio al Tesoro, branco italiano. Gostoso, mas não marcante.



"O primeiro prato é um prato sofisticado de verão, tropical e servido frio. Terrine de lagosta feita com gelatina de mexilhões e acompanhada de sorbet de grape fruit, sorvete de abacate e farofa de peta. Eu sei que muitas pessoas têm restrição a grape fruit, que é fruta amarga e ácida. Mas, junto com o cremoso abacate fica tudo super balanceado e dá um ótimo fundo para a marítima terrine."

Depois, sopa de tucupi com pescadinha assada e sagu, temperada com cebolinha e pimenta de cheiro, sob crosta de mandioca, com o vinho Leyda, Sauvignon Gris, branco chileno. Pessoas, esse prato foi o must. Chegou assim:


Essa coisa preta é a crosta de mandioca, feita com peta e tingida com tinta de lula. Parecia um biscoito: gostosinho, crocante e salgadinho. Lembra vó. Quando a gente retirou a crosta, ficou assim:

"O ingrediente principal do segundo prato é o tucupi, que me fascina cada vez mais com seu sabor tão, tão agradável - gostosamente ácido, temperadinho e único. Desta vez, o tucupi ganha lugar de destaque em forma de sopa feita à base de fumet de espinha de peixe, como no tacacá. Leva, ainda, um pouco de sagu para dar substância e beleza e um pedaço de pescadinha assada no forno, como a gente faz na Dinamarca: rapidinha, só ate branquear. Para acompanhar, peta crocante tingida com tinta de lula."
Super fofo! E delicioso. Que caldinho!!! Não conhecia o tucupi, mas já me apaixonei. Caldinho com peixe, caldinho com a crosta de mandioca. E o sagu (está no fundo do prato) deu aquela incrementada, por causa da textura e da brincadeira de mastigar bolinhas. E o caldo. E o peixe. E a crosta de mandioca! O vinho agradou, mesmo sendo branco. Não era tão frutado, acho. Na verdade, as memórias dos vinhos foram desprezadas.
O prato seguinte: carne de barriga de porco cozida sous vide, com geléia de cajá-manga, vinagrete de mostarda, batatas cozidas e redução de porco, com o vinho Remhoogte, Roland Collection, tinto africano. Esse vinho lembro que gostei muito: forte, encorpado, tinto...minha cara.
Quanto ao porco. Não sou fã de porco. Inclusive, quando recebi esse menu entrei em contato pedindo maiores explicações. Fala sério: tem nome mais feio que carne de barriga de porco?? Não, não tem. Só pensava numa lapa de bacon dessa altura!
Mais calma com a resposta do restaurante, fui com tudo. Gostei bastante. O sabor do porco, obviamente, estava lá. Mas ficou bem colcoado com a geléia de cajá-manga. Por outro lado, o vinagrete de mostarda acalmava o "ranço" do gosto da carne de porco, que é o que eu não gosto. 


"O porco caipira de Goiás, aquele com carne vermelha e suculenta, que só se alimentou de milho e soro de leite, é provavelmente o que eu vou pedir para comer antes de me apresentar ao pelotão de fuzilamento. 
Vou todas as semanas para Alexânia para comprar a carne da barriga. Carne que, depois: eu ponho em salmoura por 12 horas, cozinho sous vide por mais 12 horas e, na hora de servir, “glaceio” com caldo de porco e sirvo com geléia de cajá-manga. O cajá está na época agora e, com sua acidez e sabor único, faz um contraste super interessante com a carne relativamente gorda. Batatas cozidas e vinagrete de mostarda dão um toque clássico no acompanhamento."
A seguir, codorna desossada recheada, servida com espaguete de palmito, redução de codorna e óleo de salsinha, acompanhada de St. Esprit Côtes du Rhone, tinto francês. 


Esse prato eu não curti muito. Primeiro que a forma animalesca me dá um pouco de repulsa, porque realmente sinto pena. Olha que coisa mais bonitinha essa bichinha de perninhas cruzadas....Contudo, o pouco que comi foi interessante, a bem carne macia, o que não ocorre em aves. O espaguete de palmito estava bom, mas sem características marcantes. 



Quem deveria falar sobre esse prato era o Vinicius, que comeu ave a vida toda, pois sempre foi a carne principal da casa dele. Tanto que, quando criança, achava que o animal se chamava frango, e não galinha :)  Mas, mesmo se eu parasse de beber na quaresma esperando a graça de que ele fizesse isso (um pedaço do post), a chance de acontecer seria ínfima. Então vou contar o que eu vi: um Vinicius alucinado tirando as patas da codorna com as mãos e dando suculentas mordidas na ave. Depois passou pro peito, e nem levantava os olhos. Perguntei: e aí, tá bom? A resposta: putz. Tipo para de falar comigo. Depois do prato  limpo, somente com os ossinhos das patinhas, ele disse: fantástico.

"Palmito fresco é outro produto que coloco na categoria “paixão”. Cortado à juliene e refogado um minuto com manteiga e salsinha até ficar al dente dá um suave acompanhamento para as codornas desossadas e recheadas com os miúdos da ave e um pouquinho da minha pimenta de reino verde da horta, que está no ponto de usar. As codornas são cozidas sous vide, também, para deixá-las mais suculentas possíveis. Depois, são bronzeadas na manteiga, na hora de servir."

De sobremesa, Romeu e Julieta: suflê quente de queijo minas, doce de goiaba, sorvete de goiaba e bolinho de chuva. Prato lindo e delicioso. O sorvete tinha o gosto de fruta fresca. Além de tudo, super interessante o queijo em forma de suflê. Adorei. O vinho, Santa Rira, Late Harvest, Moscatel, chileno, doce demais da conta. 
"Desde que pus meu pé neste País, amo Romeu e Julieta. Já que estamos na época da goiaba, achei que estava na hora de fazer a minha contribuição para mais uma versão desta maravilha. Não vou contar como a gente faz. Venha e experimente!"
Ao final, chá de hortelã com folhas da horta. Tudo de bom. E também café, com madeleines de limão assadas na hora, servidas quentinhas.
Gostamos bastante, supriu nossas expectativas. Entretanto, cobrarem 5 reais na água acho um abuso. Pô, o menu com 5 taças de vinhos custa 130 legais. Fora o menu dos 5 pratos, por 192 legais. E a água ainda tem que ser por fora? Poderia ser até água de filtro.


Beijocas. Vanessa.

3 comentários:

  1. A mim aquele terreno não embasbaca, e não acho a casa bonita...
    Não curto a fórmula do restô, mas a comida é muito boa e o lugar é realmente propício ao romance e às ocasiões especiais.
    Só para comer bem lugares mais simples, baratos e próximos da minha casa me atraem mais...
    abs

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que é osso...

    ResponderExcluir
  3. Mandioca, porco (comprado em Luziânia), mais mandioca (tucupi, sagu), abacate, etc. Com exceção dos quatro pedacinhos da lagosta da terrine, só produto barato. Não quero dizer que ditos produtos não sejam bons, to falando de honestidade na hora de colocar preços. Obrigado pelo comentário, ajudou muito a gente pra decidir não ir. O Sr. Lau pode ser um ótimo cozinheiro, mas acho um desaforo e uma falta e ética cobrar mandioca a preço de foie grãs.
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir