sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quartier Bistrot - Sudoeste/DF

Pessoas,


é cada vez mais raro ir num restaurante e se surpreender positivamente. Sempre é assim: você vai num sem grandes expectativas e encontra exatamente o que não esperava, ou se decepciona, ou vai num top de linha e sai feliz (mas não poderia ser diferente depois da fortuna deixada lá).

Escolhi a janta de quarta-feira no Quartier Bistrot com expectativas, mas conformada caso me  decepcionasse. Porque tá foda. Almoçamos no L'Affaire na segunda e meu filet alto estava frio. Sim, carne mal passada fria.  Seguindo os posts da colegagem, vamos tendo notícias de um monte de promessas mal cumpridas. Então fui assim assim.

Mas, foi ótimo! Primeiro, apesar de ser no sudoeste, o ambiente é bem legal. As 3 ou 4 mesinhas de dentro são o ouro, mas se tiver que ficar na área externa, tá valendo. 

O atendimento é atencioso e discreto. Equilibrado.

Depois de analisar superficialmente o cardápio que é um pouco longo, optamos pelo couvert que nem deveria ter esse nome: custa 8,90 para duas pessoas. Amei! Barato, gostoso e numa quantidade adequada para acalmar a fome até a chegada dos pratos:  composto de cesta de pães,  pastas de queijo (gorgonzola?), alho poró e antepasto de berinjela.


Para beber, vinhos em taça, por volta de 12 legais, servidos em jarrinhas de maneira que a quantidade, na verdade, era bem mais que uma taça, apesar de não chegar em duas. Gostei também. Daria pra dividir um desses e beber um pouco menos, na boa.

De pratos principais, eu optei pelo filet du chef, tournedor recheado com queijo brie, ao molho roti, com fettuccine na manteiga com alho e ervas, por 48,60. O Vinicius aproveitou a promoção das quartas (qualquer risoto por R$ 29,90) e foi de risoto de lingüiça.

Pois bem. Primeiro meu prato: lindo e super bem apresentado. O filet, apesar de que poderia estar um pouco mais mal passado, ganhou elogios, o molho roti estava de comer de rezando, a massa ao ponto, levemente crocante com as ervas e alho marcando presença. Delicioso, mesmo. 


O risoto de lingüiça igualmente bem apresentado e bem delicioso. A prova é que pouco conversamos enquanto comemos.


Depois da comilança, o chef Rodrigo Parente estava por lá e pudemos falar sobre os pratos. Ele perguntou do ponto da carne e eu disse que poderia ter vindo mais crua, e ele, surpreendido, disse que quando o garçom disse que a comensal era mulher, ele preferiu não arriscar e mandar uma crua demais, sob o risco de ter que assar mais depois de pronta. Compreendi o lado dele e fiquei feliz comigo ao perceber que cheguei num nível de evolução em que o ponto correto da carne é: quente. :) Da próxima vez, reforço isso com o garçom. Mas voltando ao chef: ponto pra ele, que deu a cara a tapa, desculpou-se, agradeceu os outros elogios, foi bem simpático e tá ralando por um lugar ao sol. Talvez até já tenha encontrado.

Tudo foi ágil e sem esperas. Acabamos o couvert e os pratos pousaram na mesa, quentes e frescos. Ponto pra eles.

Aos domingos, no almoço, a casa tem menus executivos, com entrada e pratos principais por R$ 55,00. Às quintas, qualquer prato com camarão custa 39,90.

A única crítica negativa é sobre a música. Aquela porra de Dani Carlos, Emerson Nogueira e afins é o fim dos tempos. Um bistrot francês, lindamente decorado, super romântico, não deveria ter uma música na língua francesa????? Não precisa de nada surreal, não. A Carla Bruni, rouca, intimista, charmosérrima e conhecida tá aí pra isso.

De terça a sábado, o Quartier Bistrot só funciona a noite. No domingo, só no almoço. Fica na CLSW 301, bloco B - lojas 78/80 , na lateral do bloco, e o telefone é 3341-4214.

Adorei a visita. Não é baratinho, mas vale a pena. 

E ainda fico felizaça por ser perto de casa. O Sudoeste e o Terraço estão com ótimas opções pagáveis de restaurantes. Viva!

Beijocas. Vanessa

13 comentários:

  1. Já fui duas vezes (uma fui de risoto, a outra não me lembro) e também aprovei. O sudoeste tem ótimos lugares atualmente. :)

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, deu até água na boca, realmente o Sudoeste é um local que propcia essas coisas boas e poderá melhorar ainda mais caso receba a quadra 500... A estrutura do local será um tanto quanto positiva.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vou visitar o local, fiquei super curiosa, moro aqui no sudoeste a pouco tempo e não conheço quase nada no ramo gastronomico. Minha mãe ta vindo aqui ver as expectativas da quadra e vou aproveitar e apresentar p ela esse lugar, muito legal mesmo. =)

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica. Moro aqui no sudoeste e acredito que agora só falta sair o projeto da quadra 500, para esse bairro ficar perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Eu também moro aqui no sudoca e gostei muito das dicas. Quanto ao que o Antonio falou é verdade com essa quadra 500, nós vamos ter o parque das sucurpiras revitalizado e com ciclovias. Eu apoio a idéia.

    ResponderExcluir
  6. Pessoas, eu nem sabia que estava a quadra 500 iria sair, e que as obras foram embargadas! Gostei de saber das ciclovias, porque com mais uma quadra ali o trânsito vai bombar, mais ainda!
    Além do Quartier, recomendo a Trattoria 101 e a Cantina do Giuseppe, ambos na 101. São ótimos italianos.
    Beijocas.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  7. Eu fui lá hoje e adorei. Experimentei a famosa sopa de cebola. Vou voltar...

    ResponderExcluir
  8. Muito, muito boa a dica! Salvou a comemoração de aniversário do querido...

    ResponderExcluir
  9. Já fui diversas vezes, principalmente para a promoção do risoto nas quartas-feiras, sempre saio satisfeita. É um restaurante que merece crescer pela qualidade dos serviços prestados. :-)

    ResponderExcluir