sexta-feira, 1 de abril de 2011

Santiago, Chile - Mendoza, Argentina - Fevereiro/2011 (Post 3)

De Santiago para Mendoza de ônibus

A estrada de Santiago para Mendoza é realmente muito bonita. As montanhas imensas e constantes, os penhascos logo ali, completamente acessíveis pela falta de proteção no acostamento da estrada, fazem o passeio ser muito interessante. São tantas curvas, tantas vistas, tantos cartões postais...















Infelizmente, demos um puta azar com o tempo, nublado quase sempre, a demora de absurdas 4 horas na imigração na Argentina, a chuva depois da imigração quem embaçou os vidros e não nos deixou apreciar o lado argentino e o belíssimo lago azul e, por fim, goteira no ônibus bem quase na minha cabeça.

Ainda assim, fomos agraciados com arco-íris dentre morros.


 


Compramos passagens em assentos regulares, digo, não era luxo, nem super luxo. Eram os assentos mais baratos, mas tem opção pra todo tipo: ônibus só com leitos que viram cama, ônibus mistos, ônibus com Wi-Fi. Mas, o importante é: poltronas na frente, no segundo andar, durante o dia e rezando pra não chover ! A viagem não é curta, pois em certos trechos o ônibus anda muito devagar, mas a paisagem, a pausa da imigração, e tudo mais te distraem todo o tempo. E mesmo o ônibus que fomos era bem confortável, e ainda servem um sanduíche decente e pepsi cola. Não fosse a pepsi cola e a goteira em cima de mim quando choveu, não teria do que reclamar. Ah, e o banheiro era péssimo, terrível e sem papel. Só conseguir mijar porque estava hiper apertada. Então, use o banheiro da rodô antes de embarcar. O da fronteira é ok, mil vezes melhor que o do ônibus.



O ônibus atrasou uma meia horinha na saída, zarpando umas 10h30. A previsão de chegada em Mendoza era 17h, mas só demos o ar da graça às 21h. Motivo do atraso: a fila de uns 5 ônibus para imigração no Paso Fronteiriço Del Libertadores, fronteira do Chile com Argentina. São filas separadas para carros, super rápidas, e ônibus, super demoradas.

Enquanto espera sua vez de mostrar papelada e abrir mala, dá pra comer algo nas várias lanchonetes que tem por lá, beber uma Quilmes e agradecer por ter se lembrado de levar casaco. A fronteira já é bem lá em cima e tem um ventinho frio constante e chato. Dá pra curtir a paisagem, fazer fotos e começar a se acostumar a ser feliz com os preços argentinos.



Coisa que nos impressionou foi como pedem gorjeta. O cara que coloca a mala no ônibus quer dinheiro, e até mesmo quando eles retiraram as malas do ônibus lá na fronteira, junto da Polícia Federal dos dois países, depois o motora da empresa passa pedindo dinheiro pro cara que tirou as malas. No banheiro da fronteira tem uma pessoa pedindo gorjeta. Vão se lascar. Tenho uma raiva dessa tal propina. Pode deixar que tiro minha mala...ou aumenta essa passagem em 0,50 centavos e já repassa pra todo mundo que tem direito ao extra.

Chegamos em Mendoza embaixo de chuva, pegamos um táxi e fomos pro nosso "hotel".

Próximo passo: Mendoza (post 4)

4 comentários:

  1. nem no jump eu pulo alto assim... como faz?

    ResponderExcluir
  2. treino aliado à técnica de fotografia :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos e obs,estamos indo nessa em out.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Uquinha, aproveitem muito! Espero que não esteja nublado e você possam apreciar a bela paisagem :)

    ResponderExcluir