sexta-feira, 1 de abril de 2011

Santiago, Chile - Mendoza, Argentina - Fevereiro/2011 (Post 1)

Pessoas,


mais um post sobre viagem. Dessa vez, a gente mesmo que se divertiu. O destino escolhido foi Mendoza, na Argentina, colada na Cordilheira dos Andes,  por ser a região de maior produção dos vinhos argentinos. 

Com o destino escolhido, a próxima etapa foi ajeitar a ida e a volta, com bilhetes emitidos com milhas (poderia dizer que, talvez, milhas só perde pro google em importância na logística e economia da vida atual). Chegar até Mendoza não é muito simples. Não tem vôos diretos de Brasília e a maior parte das opções por milhas são esquisitas, tendo que pernoitar em Santiago ou Buenos Aires. Daí o Vinicius teve uma grande sacada que deu upgrade na viagem: pousamos em Santiago, pernoitamos, e no dia seguinte fomos pra Mendoza de ônibus.

Por que uma grande sacada que gerou um upgrade? Porque de um lado das cordilheiras está Mendoza, na Argentina. Do outro lado está Santiago, no Chile. Entre as duas cidades, além da imensa cadeia de montanhas, há um estrada de 365 km (segundo o google, aqui) com trechos medonhos rodeada de paisagens exuberantes. Já tínhamos feito o trecho do Chile pra Argentina pelos lagos andinos (imperdível!!!), agora fizemos pelas cordilheiras (também imperdível, mas pelos lagos é mais belo. Registro aqui)

Inicialmente, decidimos ir de carro e emitimos os bilhetes BSB-Santiago-BSB. Com o passar dos dias, o péssimo atendimento via e-mail ou on-line da Econorent e, mais tarde, a descoberta que tínhamos errado na conversão do valor do aluguel do carro de pesos chilenos (com seus milhares de números) para real (sairia quase mil dólares 9 diárias do carro) mudamos tudo: decidimos ir de ônibus (50 reais cada passagem), cancelei a reserva do carro e perdi 4 horas da minha vida no balcão da TAM para voltarmos direto de Mendoza para Brasília (conexando em Santiago e Guarulhos, mas no mesmo dia),  mesmo tendo que voltar um dia antes por causa das disponibilidades de vôos.

Há várias empresas de ônibus que fazem o trajeto Santiago-Mendoza, é um passeio bem comum por lá. Fuçando a abençoada internet, descobri a Andesmar, que vende bilhetes on line, e descobri também que o canal é comprar assentos em ônibus de dois andares, no andar de cima, primeira fileira. Porque assim o mundo fica a seus pés.


Consegui comprar facilmente uns 10 dias antes da viagem. A maioria das pessoas compra lá na rodoviária mesmo, antes de ir. Se não der pra comprar nas primeiras fileiras, você terá que escolher uma lado do ônibus e daí não dizer qual o melhor. Já li sobre o lado direito, já me falaram sobre o esquerdo. Uma coisa é certa: de qualquer lado a paisagem vai te embasbacar.

E assim foi: Brasília - Santiago - SantiagoMendoza - Mendoza - Brasília, de 18 a 26 de fevereiro de 2011.


Separei os posts por etapas, porque é muita coisa! Pra você não se perder:


Post 1 - é esse :)
Post 2 - Santiago
Post 3 - Travessia Santiago-Mendoza
Post 4 - Mendoza (e posts separados para os restaurantes especiais Azafrán, Anna Bistrô, 1884 e La Bourgogne)

Um comentário:

  1. Sem que já faz um tempinho sua viagem, mas você lembra se o trecho Mendoza-BSB foi emitido por milhas? Gostaria de ir a Mendoza, mas não encontro um programa de milhagem que emita passagem parecida com essa... Obrigada!

    ResponderExcluir