domingo, 8 de maio de 2011

Festival Sabor Brasil 2011 - Grande Muralha, Terraço Shopping


Pessoas,

eu evito a maledicência, mas, às vezes, é complicado!

Na tentativa de ter um preju ameno caso as experiências com o Festival Brasil Sabor  2011 não fossem legais, optei por priorizar os pratos para duas pessoas. O escolhido da vez foi o Grande Muralha, no Terraço Shopping. Justiça seja feita: o prato do festival não foi o pior do almoço, mas o conjunto todo foi terrível! E as peças dos sashimis de quem optou pelo buffet eram lindas: vi um atum como não via há tempos em Brasília.

Assim que chegamos, o garçom foi logo avisando sobre o sistema de buffet de sushis e sashimis na casa. Avisei que íamos provar o prato do festival, e ele emendou: "seria bom pedir outra coisa", dando a entender que o prato é pra dois, mas não serve dois. Ah, que bom.

Ok, boa oportunidade pra comer entradinhas, sempre tão gostosinhas. Antes de escolher, vi o anúncio da mesa sobre o Fest Vinho, que está acontecendo junto com o Festival: na compra de uma garrafa de vinho nacional participante do festival, a outra sai por R$ 5,00. Perguntei o preço do vinho e o garçom não sabia. Na verdade, disse que não tinha preço ainda, porque não fora lançado no sistema e tarará. O Festival começou há quantos dias mesmo?

Voltei a pensar nas entradas e optamos por uma porção de guiosa, 6 unidades, algo entre 10 reais, e rolinho primavera, porção com 2, por uns 5 reais. Para acompanhar o prato, descrito  pelo Festival como " filé regado com geléia de lichia, saborosa e refrescante", uma porção de gohan (arroz japonês). 

Depois uns 10 minutos, chegam os rolinhos primavera e a informação do garçom (que era bem atencioso, aparentemente novo de casa e tentava deixa a estadia menos traumática) de que não seria possível servir a  porção de guiosa porque só havia 3 guiosas na cozinha, e porção era de 6. O Vinicius ainda brincou: "manda isso aí de brinde!", mas o cara desconversou meio sem jeito. Ficaram lá e serão servidos entre os novos que chegaram em breve. Escolhemos uma porção de camarão empanados, 6 unidades por 14,00. Depois de uns 15 minutos, chega o camarão. Os dois estavam bons, nada além a nada aquém.

O prato principal chegou uns 50 minutos (!!!) depois do pedido inicial. Tá aí o antes e depois:



















O ponto da carne explicou a demora do prato. O molho era até saboroso, mas a parte refrescante eu não achei. Talvez por causa do excesso de sal no filet. E essa coisa empanada eles disseram que era cogumelo empanado com farinha japonesa: algo como uma massa de cogumelo e farinha frito. Ruim. Quer dizer, sem gosto de nada. Quer dizer, nada é mais gostoso.

Mas o must da visita foi o gohan. Uma das diferenças entre o arroz japonês e o comum é que aquele, por ter mais amido, é mais grudentinho, perfeito para serem comidos com pauzinhos. Mas só um pouco. Não como esse do Grande Muralha:


















Além de grudento, estava frio por fora e quente por dentro, e muito borrachudo em algumas partes. MUITO! Deve ser sido feito há uns 6 dias. Impossível de comer. Para arrancar uma porção, quer dizer, pedaço, era preciso força e sincronia entre garfo e faca. Inacreditável. Outra foto, porque nem eu estou acreditando até agora:





















E assim foi. Triste.

Beijocas. Vanessa

2 comentários: