sábado, 30 de julho de 2011

Trattoria Mediterraneo - 408 norte, Brasília/DF

Pessoas,

todo domingo é sempre igual: almoço com uma das famílias dos dois. Não sei por qual razão, mas quase sempre aquelas que mandam (as mães) decidem fazem alguma coisa em casa mesmo. Nada elaborado, mas sempre saboroso e cheio de amor. Ainda que tenha muito amor, mesmo sem sazon, eu sempre me pergunto porque não aproveitamos pra conhecer algum canto novo dessa cidade, especialmente naquele momento machista da sociedade quando as mulheres lavam a louça (porque domingo nada de empregada, né?) e os homens discutem em frente à televisão no sofá.

Paralelo a isso, existe minha lista crescente de restaurantes a conhecer.  Daí, quando num domingo alguma das mães dá a deixa do tipo "esse domingo a gente podia comer fora..." eu já emendo o primeiro nome da minha lista (desde que seja viável ($) e comida comum, porque algo como sushi não dá), em voz alta e sem dar chances de alguém tentar discutir. Quase sempre dá certo :)

Foi numa dessas que conhecemos a Trattoria Mediterrâneo, que descobri através da minha rotina diária de ler alguns blogs de gastronomia dessa cidade. Pessoas, quando todo mundo só fala bem, é porque o negócio funciona. O restaurante é de um legítimo italiano que nos recebe bem e explica o cardápio, imenso e cheio de anotações do que combina com o que. Mas, o cara é italiano, entende? Intenso. Você acha que ele tá querendo ser mal educado, mas não, ele é italiano. Dá sugestões, mas não pressiona. O ambiente é bem bacana, apesar de simples, aconchegante e alegre, e a comida é bem boa.

Eu concordo com os colegas blogueiros, apesar de ter sentido falta de alguma surpresa, algum diferencial que não seja apenas cozinha bem executada. Os pratos são bonitos, os ingredientes de qualidade. Tudo parece coisa séria, mas tende a ser quase sem graça. No quesito "quantidade", senti um leve descontentamento na mesa. Realmente, não são aquelas pratadas não. Mas, no fim das contas, vale a pena e o preço é justo. Não lavar as louças naquele domingo custou R$ 321,64 para 6 pessoas. 

Confesso que cardápios gigantes acabam com minha disposição. Basicamente, tem que escolher a massa e o molho, com algumas opções de refeição completa. Eu resolvi me libertar e optei logo pela massa com pesto e pronto: sou apaixonada pelo molho e não fácil cruzar com um dos bons. Então, é o seguinte: cardápio longo + mesa de 6 pessoas = post quase sem detalhes dos pratos :P Alguns eu anotei, outros confiei na memória e, obviamente, esqueci. Apreciem as fotos e podem confiar nelas.

"Entramos" com bruschettas 'pomodoro e basilico' (clássica com tomate e manjericão, mais  alcaparras e azeitonas, que deu um tchan!), 4 unidades por 10 reais, e 'caponata' (berinjela, pimentão verde, azeitona, molho de tomate e azeite de oliva), 4 unidades por 12 reais. A primeira, deliciosa. Amo manjericão e acho que junto ao tomate a combinação é perfeita.  A segunda não me fez sorrir, talvez seja a berinjela....



Meu prato, talharim largo (não consigo lembrar o nome dessa massa) com pesto, uns 30 reais. Delícia! Parece pouco. E, realmente não é muito. Foi o suficiente para mim. Para as pessoas normais, acho que seria pouco.


Na seqüência: Risoto de Limão; Marinara (massa com frutos do mar, 58 reais, super elogiado pelo cunhado Leo); Pesce Spada e Menta (meka, menta, molho de tomate, tinta de lula, cebola e pimenta do reino - sugerido pelo Luca quando o Vinicius pediu algo forte, mais picante. Ele não achou picante, e achou ok); massa com molho de tomate e ossobuco (bastante elogiado pelo meu pai, apesar de que, segundo ele, uma arrozinho seria bom...heheheh); molho de tomate com camarão ou algo bem parecido.






O restaurante fica na 408 norte e o telefone é 3347-5752. Convém reservar, já que não é grande e encheu, até formar fila de espera.

Beijocas. Vanessa

7 comentários:

  1. Por acaso o "talharim largo" não era um pappardelle? Só dando um help....rs
    beijinhos proces

    ResponderExcluir
  2. Oi, fui lá na quinta passada e estava vazio, acho que dei sorte. Realmente o dono é bem "italiano" e praticamente escolheu nosso vinho, hehehe... Nós comemos uma brusqueta de camarão com pesto maravilhosa, a melhor da minha vida. Os pratos estavam divinos e o tiramisu também. Não achei pequenos, mas realmente não são graaandes...Eu voltarei com certeza, em ocasiões especiais, pois o preço é um pouco salgado pro meu bolso. Mas gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Isso Paulinha, pappardelle :)Obrigada!

    Aline, eu me arrependi de não ter provado a bruchetta de camarão e pesto, mas da próxima vez não deixo passar.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. OI Vanessa gostei muito do seu blog e das suas reviews de restaurantes em Brasilia ainda não conheço esse restaurante mas agora to com vontade!
    Como faço para entrar em contato com você para chamar participar de promoções, eventos e degustações?

    ResponderExcluir
  5. Carol, e-mail-me: vanessanrc@gmail.com
    Obrigada pela visita e elogio. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Estive no local dia 11/11/12. Ao meio dia já estava lá. Com entrada(Meka), um prato de espaguete com frutos do mar e um vinho de 90 reais, gastei 200 . E , sinceramente, não gostei de nada. Quando saí, por volta das 2 horas. (Fiquei mais no local por causa do vinho) , havia três mesas ocupadas (com a minha). E ninguém me pareceu muito satisfeito.

    ResponderExcluir