sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bar Bottarga - Encontro de blogueiros gastronômicos de Brasília

Pessoas,

sabem quando a noite foi tão tão divertida que você acorda com saudades? Assim foi o encontro de blogueiros que rolou ontem no Bar Bottarga. Além nós, estavam  o trio Lulu, Nina e André, do O Melhor e o Pior de Bsb, o casal Anna Claudia e Hilmar, do Restaurantes que eu fui, e a Karine Mariath, do Comer, Beber e Tal.

Foi tão legal encontrar as pessoas que a gente sempre lê, é lido e troca informações sobre a comilança nessa Brasília. Não faltava assunto e era comum umas pessoas conversarem sobre uma coisa, outras sobre outra, depois aquelas primeiras queriam saber do assunto do lado, e o outro da ponta se interessava e assim sucessivamente a noite toda. Antes de ir mijar, eu disse: todo mundo para de falar que não quero perder nenhuma informação. Ninguém me ouviu :) 

Amei, quero mais e nem precisa ser de graça! As impressões sobre a comida até ficarão um pouco prejudicadas, porque era muita informação e empolgação pra um momento só. Quando alguma coisa pousava na mesa, as blogueiras todas viravam paparazzi fotografando a estrela da vez:


A turma de blogueiros já vinha falando em se encontrar e então o Bar Bottarga ofereceu o espaço e uma degustação de petiscos e drinks para nos receber. Eu aproveitei que era dia do estudante, advogado, garçom e magistrado, comprei um vestido bonito e a gente foi feliz da vida.  

O Bar Bottarga fica no Espaço Maria Tereza, na QI 5 do Lago Sul. Funcionam lá também o Café das 5 Revistaria (já elogiado aqui), a loja de vinhos Zahil e o Bottarga, um mix de bar, restaurante e, de quebra, espaço de decoração. Hein? Isso mesmo, o local é lindamente decorado, cheio de detalhes bacanas, estilo chique, agradável, alto padrão. Pra quem estiver investindo em outro alguém, pode levar a pessoa querida lá que vai dar romance (e suas variações) na certa! 

Tem uma área tipo bar, com sofás, pufes e poltronas, e outra tipo restaurante, com mesas e cadeiras tradicionais. Na verdade, as áreas são meio conjugadas e não totalmente independentes.

A nossa vontade de conhecer o Bottarga é antiga, só ouvimos falar bem. E, agora,  vontade de voltar para provar o cardápio do restaurante só aumentou. O fato de não ter pagado a conta não vai me acanhar a fazer os merecidos elogios que a casa faz jus, e também uma ressalva ao final. As comidinhas e bebidinhas estavam excelentes, repletas de originalidade, com ingredientes de qualidade e apresentação impecável!!! As fotos não me deixam mentir.

De bebidas, água, drinks e cervejas. Além do Cosmopolitan (perfeitamente executado, segundo as experts da mesa), Blood Mary, Caipiroska de Morango e Manjericão (gostosa, mas os pedaços de morango e manjericão poderiam ser menores - o canudo entupia toda hora) Caipiroska de Banana (com creme de tamarindo e baunilha, interessante, mas excessivamente doce), o barman propôs o desafio de trazer dois drinks à mesa para que adivinhássemos os ingredientes. A gente venceu :) O primeiro, chamado Le Parré, com manjericão, kiwi, limão, clara de ovo e vodka. A Vanessa, que não dos drinks, não se amarrou, mas o restante da mesa bateu palmas.

Caipiroskas de morango e manjericão e banana com tamarindo e baunilha

Le Parrè

A seguir, um drink feito com abacaxi, whisky e água com gás. Novamente aplaudido pela mesa, enquanto euzinha, Hilmar e Vinicius nos fazíamos com umas cervejas especiais, como a Wäls Trippel (20 reais) e Colorado.


De comidinhas, muitas coisas deliciosas. Aliás, muitas não, todas estavam deliciosas. Não sei se, regularmente, em funcionamento normal da casa, as porções são pequeninas como eram na nossa visita: mais parecia entrada que petisco. Ou seja, se a idéia é ficar no bar bebericando drinks e "petiscando", vá de barriga cheia, ou prepara-se para gastar bem.

O couvert da casa (18 por cabeça) é composto de mini brandade de bacalhau com batata baroa e leite de côco, queijo coalho com mel e tomilho, patê de campagne com pimentas vermelhas e tartare de peixes com saladinha de maçã verde e pimenta de gengibre. 


Depois, queijo coalho com pesto de tomate seco (22 reais). Nem sou fã de tomate seco, mas aqui ficou bom, discreto. Sou louca por queijo coalho e fiquei querendo comer todos. Vou ter que voltar lá.


Daí, carpaccio rústico com crosta de especiarias com saladinha de rúcula, ervas e creme de raiz forte (32 reais). Super inovador. É um sabor que merece ser provado.


Ainda, pata negra com mussarela de búfala. Sério, olha o tamanho dessa mussarela....deliciosa, e esse pata negra..hmmmm show (42 reais).


A seguir, risoto contadino (24 reais) com linguiça artesanal, alho poró e vinho tinto (24 reais). Delicioso. 


Tava tão bom (não era, nem de longe, risoto fake) que me empolguei e pedi o risoto de brie (24 reais). Adoro brie, então quase não tem como eu não gostar desse risoto.  Mas, uma bela lapa de chorizo mal passado ali do lado seria o nirvana.


O atendimento, por razões óbvias, foi excelente. Contudo, a casa faz o estilão de atendimento impecável mesmo. Não acho que rotineiramente seja diferente.

Por fim, o defeito da noite: lá pelas 22h30, chega uma DJ e começa a trabalhar uma música dessas de boate que toca na academia (tipo "i gotta feeling...that tonight is gona be the good night...") numa altura inacreditável. Eu não entendi. Aquela música, naquela altura, não tem absolutamente nada a ver com todo o resto! Som alto de atrapalhar a conversa. Além de que, a acústica do bar não é isolada, jogando pro saco o investimento de quem levou a pessoa querida pra jantar lá e, finalmente, consumar romance.

Durante a semana, o Bottarga oferece a opção de almoço executivo por 41 reais com entrada, prato principal e sobremesa. Se eu fosse você, eu ia!

Então é isso! Foi excelente o encontro, e a experiência gastronômica. 

Bottarga - QI 5, conjunto 9, bloco D - lojas 101/108
Telefone: 3248-0124/4828 

Beijocas. Vanessa

3 comentários:

  1. Vanessa, foi tudo de bom mesmo... Já dei uma olhada lá no blog da Lulu e vi que a qualidade dos drinks e da comida foi consenso... Aquela música foi hilária. Acho que é pra dar um clima de balada, uma coisa do tipo podem dançar... Vamos ver no que vai dar essa proposta. bj

    ResponderExcluir
  2. Anna, ainda estou impressionada com a música....mas, enfim. Sim, quero o próximo e quero colocar em práticas as idéias sobre as quais falamos por lá. Vamos dominar o mundo, gente!

    ResponderExcluir
  3. Vanessa!
    EU adorei tb foi uma noite muito show em todos sentidos.... o melho foi conhecê-los pessoalmente, vcs todos, adorei!
    Já estou pensando no próximo! Beijos

    Ah! Me amnda algumas fotos please?? Só algumas mesmo.... hihihi, para a blogueira aqui poder postar?

    ResponderExcluir