sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alguém me explica a falta de senso coletivo?

Pessoas,

da janela da minha sala, tenho vista de estacionamento externo do local de trabalho. Dias desses, fiquei deveras intrigada com o comportamento dos motorista que pararam por lá. Fotografei e agora jogo a batata pra vocês. Alguém me explica?

Momento 1:  tá vendo o carro preto no retângulo azul? Ele acabara de estacionar na rua, de forma irregular, e observe que a menos de 20 passos havia uma vaga regular, apontado pela seta preta. Essa fileira de carros estacionados aí na rua causam uma tremenda confusão por causa da falta de espaço para o trânsito de carro. Nos horários de chegada e saída dos servidores, a rua sempre trava porque não tem pra onde manobrar. 






















Momento 2, logo em seguida: a vaga apontada com a seta preta continua livre, mas o (a) motorista do carro cinza no retângulo azul opta por estacionar no canteiro, em cima da grama. Afinal, pedestre não existe, né?

















Eu vi os carros chegando e a vaga apontada com a seta preta já estava livre, além das várias outras vagas por perto ou, ainda, vagas mais ao fim das fileiras mas com a mesma distância da entrada até aonde os (as) motoristas estacionaram.

Alguém me explica como pode alguém preferir atuar irregularmente quando a vantagem entre fazer certo e fazer errado simplesmente não existe?

Custa ter um mínimo de senso coletivo?

Alguém me explica?

Beijocas. Vanessa

9 comentários:

  1. O senso coletivo apareceria rapidinho se fossem multados... e eu adoraria. Não suporto a preguiça desse povo em andar 100 metros a mais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Lu. A minha chatice não se restringe ao post. Eu já liguei/mandei e-mail pro Detran, mas, cadê???

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Ministério do Desenvolvimento acontece TODO santo dia. Tem um escritório de advocacia no prédio ao lado e os bonitinhos trancam todos os carros, só pra poder estacionar na porta do prédio deles. Custa andar um pouco mais?
    E não fazem sequer a gentileza de deixar o carro solto. E quando vou lá interfornar, pra pedir que tirem o carro, porque eu quero sair, descem de nariz em pé e saem sem ao menos pedir desculpas.
    É aquilo que falamos na honestidade num post mais antigo:
    "Façam por mim, porque eu estou mt ocupado"
    Ás vezes da vontade de chorar...

    ResponderExcluir
  4. Aqui no setor de autarquias não tem vaga. Eu deixo meu carro abandonado a uns 200m de mim e da civilização. E as 5h da tarde sou obrigado a ouvir a bozinha dos trancados por motoristas que na cara de pau param trancando outrens e sobem para escritórios.
    Tenho o projeto de abrir uma banca nesses horários oferecendo marreta grátis para motorista trancado. Isso é crime Vanessa?

    ResponderExcluir
  5. Eu também prefiro estacionar como aqueles que estão irregulares na primeira foto. Muitas vezes quando estaciona um ao lado do outro, tem sempre um sem noção FDP que abre a porta do carro e bate na sua porta, causando um amassado que vai te deixar puto. E esse sem noção não liga pra isso. No meu caso a explicação de parar um atrás do outro na rua seria essa.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, a uns poucos metros, no final das fileiras, você encontrará vagas sobrando e seu carro, muito provavelmente, ficará livre de qualquer companhia. Ande um pouco, faz muito bem pra saúde, inclusive.
    Mas, sinceramente, esse "FDP sem noção que não liga pra isso" me parece muito mais o perfil de quem estaciona irregularmente do que daquele que se propõe a colaborar com a eficiência do trânsito e respeita o espaço público.

    ResponderExcluir
  7. Vamos torcer para o anômimo para ao lado da barraca do Gabriel Rodrix... rs

    ResponderExcluir
  8. Bem, se eu fosse deixar de estacionar em vaga por causa de amassados na porta não sairia mais de casa. Isso acontece porque faz mais de 1 ano que o Detran baixou por essas bandas multando todo mundo.

    ResponderExcluir