sexta-feira, 13 de abril de 2012

Veja Brasília Comer e Beber 2012


Pessoas,

todo ano a revista Veja publica um especial chamado "Comer e Beber", que é um guia de bares e restaurantes divididos em categorias em várias capitais. Além de ser um catálogo, existe um júri que elege, em cada categoria, um vencedor.

Minha tatuagem fake cervejeira!

Esse guia da Veja tem uma certa importância em nossas vidas - quando começamos a curtir gastronomia (mais ou menos em 2004 ou 2005), o guia da Veja Brasília Comer e Beber era nosso roteiro. Era comum abrimos o guia e usarmos ele como caderno de figurinhas: já fomos, já fomos naquele, nesse também...eita, ainda falta esse, vamos lá hoje!!!

Confesso que de uns anos para a cá a revista não me empolgava tanto. Sempre as mesmas caras, os mesmos ganhadores. Mas, esse ano, a revista me surpreendeu! Não só pelo convite, mas pela premiação de gente empreendedora que luta por um lugar ao sol na área da gastronomia com dedicação e criatividade. 

Chegou 2012 e, com ele, um convite para irmos à festa de lançamento da revista, onde seriam apresentados os ganhadores de cada categoria neste ano. Para completar a alegria, dois estabelecimentos amigos indicados. Diga-se de passagem, ficamos amigos de tanto sermos clientes, ou seja, a torcida por esses lugares não era afetiva, e sim por acreditar no merecimento deles. Estavam concorrendo: Agrippina e Nossa Cozinha Bristô. Então fomos à festa para relatar tudo, mas também para torcer!

Esse ano, os leitores puderam participar de forma direta na edição, pois escolheram os melhores estabelecimentos, em 10 categorias: 3 de Comidinhas, 3 de Bares e 4 de Restaurantes. A votação se deu por meio de questionário via e-mail. Pena que não fique sabendo! Teria me esforçado para participar.

E os vencedores são:

Categoria BARES

Melhor boteco da cidade: Beirute (com direito a discurso – único da noite - do dono cuja frase final foi: é melhor ser comerciante que político!)
Melhor carta de cervejas: Agrippina \O/
Melhor carta de drinques: Genaro Jazz Burger Café
Melhor cozinha de bar: Boteco
Melhor feijoada: Armazém do Ferreira
Música ao vivo: Calaf
Para ir a dois: Café com Vinil
Para paquerar: Calaf
Bar Revelação: Balcony 412
Preferências do leitor
Melhor bolinho de bacalhau: Armazém do Ferreira
Melhor Caipirinha: Bier Fass
Melhor chope: Bar Brasília

Categoria COMIDINHAS
Melhor café: Ernesto Cafés Especiais
Melhor café da manhã: Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier
Melhor creperia: C'est si Bon
Melhor doceria: Rappel
Melhor Empório gourmet: La Palma
Melhor Padaria: La Boulangerie
Melhor salgado: Biscoitos Mineiros
Melhor sanduíche: Marvin American Burgers
Melhor sorvete: Saborella
Melhor suco: Bendito Suco
Preferências do leitor
Melhor brigadeiro: Torteria di Lorenza
Melhor cachorro-quente: do Chico
Melhor tapioca: Feira da Torre

Categoria RESTAURANTES
Melhor brasileiro: Panelinha
Melhor carne: Fogo de Chão
Melhor cozinha contemporânea: Aquavit
Melhor francês: Toujours Bistrot
Melhor Italiano: Trattoria da Rosario
Melhor japonês: New Koto
Peixes e frutos do mar: Coco Bambu
Melhor pizzaria: Fratello Uno
Melhor variado: Bottarga
Bom e Barato: Nossa Cozinha Bistrô \O/
Chef do ano: Simon Lau (Aquavit)
Melhor carta de vinhos: Dom Francisco
Restaurante revelação: A bela Sintra
Preferências do leitor
Melhor bacalhau: Dom Francisco
Melhor bife à parmigiana: Dona Lenha \O/ 
Melhor moqueca: Bargaço
Melhor Picadinho: Fred

E assim foi! Se quiserem saber mais um pouquinho sobre os ganhadores, pode procurar aqui no blog. Já falamos sobre quase todos!

A edição especial da Veja custa R$ 10,00 e vale cada centavo. É uma revista que dura o ano todo e é sempre uma boa referência para os dias que queremos conhecer coisas novas, além das consultas aos blogs da cidade, claro :-) A revista não esgota tudo o que existe na cidade e nem contempla as belas "pérolas ocultas" que aparecem de vez em quando, mas é um bom norte para quem quer conhecer restaurantes em Brasília.

Ok, tudo muito legal e bonito, mas já disse que estávamos lá para trabalhar e também para torcer, não é? E acreditem, nos damos sorte. Duvida?? É só olhar para as fotos abaixo:

Eu e turma do Nossa Cozinha: Alexandre, Octávio e suas famílias. 14 meses de restaurante e já vencedores da categoria Bom e Barato, além de outras 3 indicações (Chef do Ano, Restaurante Revelação, Melhor Variado).

Eu e os responsáveis pela melhor carta de cervejas da cidade, André e Alberto, do Agrippina. Longa vida ao malte, ao lúpulo e a vocês!

A noite foi fantástica. O buffet Renata La Porta servido na ocasião foi, simplesmente o melhor que já comemos na vida. De folheado de cordeiro a gelatina de haddock com caviar, passando pelos croquetes e demais salgados perfeitamente fritos, lagostins servidos dentro da laranja, escondidinho de frango, arroz negro com cordeiro, sobremesas na saída. Para beber, espumante Nocturno Brut, Bohemia Pilsen, sucos, refrigerantes e whisky. Decoração e serviços perfeitos.

Após premiação, fomos bebemorar no Agrippina com os vencedores. Lá, descobrimos que a Veja precisa, urgentemente, criar uma nova categoria, a de "cervejeiro mais engraçado", com título vitalício para o André, do Agrippina. Aliás, na próxima data comemorativa que tiver por lá, como aniversário da casa, não vai ter banda. Vai ter stand up com o André. Não percam!!!

Já minha irmã, colaboradora eventual do Blog de Nós Dois, insiste na colocação de mais um B na categoria Bom e Barato, para Bom, Barato e Bonito. Segundo ela, só assim o Bistro Nossa Cozinha ficaria totalmente contemplado.

Beijocas. Vanessa.

7 comentários:

  1. Esses prêmios geralmente revertem CONTRA o consumidor. Lembro quando o Don Durica ganhou "bom e barato". Na semana seguinte, o preço havia aumentado e a variedade caído pela metade. Mas, como sabemos, a lista não é ... digamos... i$enta. Tirando o Agrippina (que espero sinceramente que não decaia por causa do prêmio...), posso colocar objeções para todos os outros.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ewerton. Vamos torcer para que isso não aconteça, né? Mas eu sinceramente não acredito que isso ocorrerá, porque hoje em dia não é fácil fidelizar clientes, a concorrência tá brava. Por isso que a dobradinha bom + barato anda fazendo sucesso, especialmente nessa Brasília que tem preços de comida diretamente proporcional aos dos imóveis.
    Obrigada pela visita!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Não entendo como um "puta velha" como o Bela Sintra pode ganhar a categoria revelação. Só porque é novo na cidade? O Nossa Cozinha Bistrô merecia esse prêmio também :)

    Fogo de Chão deveria ganhar na categoria cozinha brasileira também :D

    Ainda tem muita figurinha carimbada nessa premiação da Veja Brasília, mas está melhorando. Afinal, é impossível ficar alheio à qualidade de certos estabelecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Bernardo, tô engasgada com esse revelação para o A bela Sintra!
    Mas, como vc disse, parece que está melhorando. E isso já é bem bom.

    ResponderExcluir
  5. Antes da Veja bsb ir para as bancas e dessa noite glamourosa que vc descreve, os brasilienses já foram brindados com entrevistas dos Chefs premiados Alexandre Albanese e Rosario Tessier para o meu site, além de crítica do 'Agrippina Bistrô' - modéstia à parte, claro...
    É o tal negócio, a Vejinha é criticável em vários aspectos, mas é um veículo regional importante e não tem ninguém que viva de restaurante que não cobice um prêmio nela...seu post reflete isto muito bem, em fotos que divertem e passam muita emoção. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Bom, o Beirute ganhou esse prêmio onze vezes na categoria "boteco". O bar e restaurante fez 46 anos quando Brasília completava 52. E por isso, o bar mais tradicional da capital conida vocês a se divertirem. A história do Beirute confunde-se com a cidade e seus habitantes. Nada mais democrático do que comemorar com o Filé à Parmegiana, Kibeirute ou Beira Bier, respectivamente, o prato, o petisco e a cerveja mais apreciados por seus freqüentadores.
    Comemore os 46 do Beirute e curta nossa promoção especial!
    Grande abraço.

    Frequente também nossa página: www.facebook.com.br/barbeirute
    Beirute. Desde 16/04/66 com você. Agora também no facebook.

    ResponderExcluir