segunda-feira, 16 de julho de 2012

Amazon Beer

Pessoas,

ter a possibilidade de só beber cervejas nacionais me deixa tão feliz! Creio que temos cervejas de excelente qualidade de quase todos os estilos clássicos, e esse quase é só para me resguardar de algum estilo que talvez eu não conheça.

O burburinho brasileiro de cerveja de qualidade sempre vem do sul e sudeste, né? Por isso, faço questão de  registrar que a Amazon Beer, produzida no Pará, nos surpreendeu pela qualidade das cervejas.

Provamos dois rótulos: a Witbier Taperebá e a Forest Pilsen.

A Witbier Taperebá tem a adição da fruta, também conhecida como Cajá, na composição. Isso garante à bebida um sabor super frutado, deixando-a bem saborosa. A cerveja é turva, amarela (mas não tão brilhosa quanto à Hoegaarden), boa carbonatação e espuma persistente. 

Na boca, é cítrica, com pouquíssimo amargor. Talvez nenhum. O retrogosto também é suavíssimo. Conclusão: é altamente leve e refrescante, ótima para dias quentes (como aqueles do Pará :-p) e para paladares sensíveis (leia-se, para quem não quer papo com lúpulo). O teor de álcool é de 4,7%. 



Apesar de leve, é uma cerveja densa, encorpada, com personalidade, criativa. Merece espaço na geladeira.

A Amazon Forest Bacuri é uma pilsen que leva bacuri na composição. É absolutamente dourada, translúcida, e brilhante, com perlage super intenso (igual espumantes!) e bolhinhas lindas subindo todo o tempo sem parar. Fiquei impressionada. A carbonatação é das boas.

Também é bastante frutada (o Vinicius sentiu aroma de lichia) e retrogosto levemente amargo, nada agressivo.


É super leve, com apenas 3,8% de álcool, perfeita para ser tomada como um suco refrescante que mantém os muito bem vindos níveis de alegria e relaxamento. 

Achamos as duas cervejas excelentes opções para iniciantes no mundo cervejeiro, pela boa drinkability, pela leveza, pelo uso de frutas típicas da Amazônia na composição - fato que, por si só, já torna o rótulo interessante. 

E, repito, fiquei contente demais com a qualidade das cervejas. Viva o Brasil! Terão espaço cativo na geladeira aqui de casa. Eu trouxe uma de cada do DeliBeer, mas elas podem ser encontradas no Empório Soares & Souza, por R$ 14,00 a garrafinha de 330ml.

Ainda que seja apaixonada por lúpulo e IPAs, reconheço que uma boa cerveja leve e cheirosa tem o merecido valor no momento adequado, seja por questões de temperatura, necessidade de hidratação, ou  acompanhar amigos a quem a gente tenta beerevangelizar.

"Um pouco de cerveja é um remédio divino."  (Paracelso, médico e botânico suíço.)

Beijocas. Vanessa.

2 comentários:

  1. Isso que é triste... A Hoeggarden Witbier é R$ 5,90 quando ela aparece no Sam's Club. Optar pela Amazon Beer é só por curiosidade mesmo.

    Ah, cuidado com essa sua pregação sobre hidratação com cerveja. Álcool é diurético, assim faz você perder minerais, que é uma das causas de desidratação (não é só falta de água). Além disso, álcool também afeta negativamente a atividade do sistema imunológico, que já está afetado por causa do exercício físico. Exercício físico intenso não combina com álcool, não tem jeito :)

    Agora, se for só para caminhar 30 minutos e depois beber duas cervas com teor até 5%, não tem problema... hehe :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que exercício físico intenso não faz parte da minha vida :)

      mas, têm vários estudos que exaltam a quantidade de minerais e vitaminas presentes na cerveja, e isso que potencializaria o efeito hidratante nas cervejas com baixo teor de álcool. e, sobre o álcool, o que se vê por aí é que em quantidades moderadas é benéfico, inclusive já tem estudo dizendo que o álcool do vinho é ainda vantajoso para a saúde do que as propriedades da uva.

      claro que tudo isso deve ser lido e incoporado com moderação e bom senso, no estilo beba menos, beba melhor. mesmo porque estudo na área da saúde, especialmente nutrição, tem atirando pra todo lado.

      Excluir