sábado, 21 de julho de 2012

Taypá - Restaurante Week 2012

Pessoas, 

coisa certa que acontece em período de festival gastronômico na cidade: um monte de gente resolve comer fora e aproveita para "conhecer" restaurantes da cidade. Vou avisar: não conhecerá. Conclui que quase todo restaurante que participa desses festivais deveria mudar de nome no período do evento. Geralmente, é tudo tão diferente e fora da proposta original do restaurante, que ir numa casa bem cotada não é garantia de que a comilança será boa. E, talvez, ir num restaurante que você não tem simpatia ou  vontade de ir pode lhe proporcionar um bom momento. É atirar no escuro.

Digo isso porque fomos no Taypá sexta-feira com uma turma do trabalho para provar o menu do Restaurant Week e saí de lá com saudades do verdadeiro Taypá. Fora o Places, que fui por pura e espontânea vontade, as outras idas aos menus do RW, edição após edição, só acontecem pela oportunidade de sair com amigos. Vou sem a menor empolgação com a gastronomia, mas feliz pelas companhias. 

Voltando ao Taypá. Para início de conversa, os pães divinos com a manteiga de ervas dos deuses não são servidos em épocas de RW. Aliás, sobre a mesa, apenas o cardápio do RW e nem sinal do cardápio oficial da casa. O menu, servido apenas no almoço, custa R$ 31,90 + R$ 1,00, é composto de:


Entradas: Rollitos crocantes de Lomo saltado ao molho de Huncaina (2 unidades) Ou Ceviche de salmão com batatinhas ao Pesto

Prato Principal: Carne assada lentamente com especiarias acompanhado abobrinha ao creme e purê de batata com pimenta e ervas Ou Filé de peixe grelhado ao molho de queijos e pimenta amarela acompanha talharim ao Pesto com tomate cereja

Sobremesa: Três leites com doce de manga Ou Gelatina de laranja e mel com hortelã e frutas da estação



Eu e Vinicius pedimos uma opção de cada para conhecer o menu completo. Onde tem fotos seguidas, a primeira é a da divulgação, linda, maravilhosa e apetitosa. A segunda, a da vida real.

As entradas estavam gostosas e foram, de longe, bem melhores que os pratos e a sobremesa. Os rolinhos de carne estavam bem fritados, sequinhos. Mas, o molho Huncaina, que era amarelo, não sei do que se tratava porque não tinha gosto de nada. Com molho, sem molho, era tudo igual. 




O ceviche de salmão com batatinhas ao pesto estava bom, apesar de temperado demais. O peixe parecia quase cozido e o sabor cítrico sobresaia. De pesto, só a corzinha verde perdida ali...


De principal, eu optei pelo peixe grelhado ao molho de queijo e pimenta amarela e talharim ao pesto com tomate cereja. Um desastre. O peixe tinha gosto forte, parecia peixe velho. A pimenta do molho não sei onde ficou. A massa passou do ponto, estava cozida de mais. E o molho pesto não era nada pesto. Além de não ter o gosto clássico do manjericão, ainda era cremoso. Agora, molho cremoso com massa que passou do ponto resulta em? Papa. Quanto ao tomate cereja, veio uma unidade. Uma.



O prato de carne estava muito melhor e foi elogiado. Provei um teco do purê de batatas com ervas e gostei também.


Quanto às sobremesas, elas já estão prontas há muito tempo na geladeira. Chegam imediatamente após o pedido e bem resfriadas. A três leites com doce de manga agradou mais. Na verdade, é gelatina de manga por cima de um creme que parece feito com leite e açúcar, e crocante. Gostosinha.


A gelatina de laranja e mel com hortelã e frutas da estação é bem meia boca. Devia ter uma folha de hortelã destroçada lá dentro. As frutas da estação, vermelhas no caso, obviamente não eram frescas e, então, não tinham sabor. Só sobrou o sabor da gelatina de laranja e mel, que não era muita coisa.... E olha a diferença entre as fotos. Propaganda enganosa!



Como disse acima, que saudade do Taypá onde estivemos há um mês, duas semanas seguidas. E, me pergunto: por que raios um restaurante desse porte entra nesse RW e tem coragem de apresentar uma cozinha tão medíocre? O tiro acaba saindo pela culatra. Um dos amigos que estavam conosco e foi lá pela primeira vez deixou transparecer certo descontentamento com "aquela comida peruana".  Além disso, sempre que vou lá, a casa tá cheia. No almoço, eles já têm a opção do Menu Degustação, que é mais em conta. Sinceramente, não entendo. 

SHIS QI 17, Bloco G, Fashion Park, Lago Sul. 
Telefone: 3364 0403. 
Segunda à sábado, das 12h às 15h e das 19h às 01h. Domingo, das 12h às 18hs.

Beijocas. Vanessa.

8 comentários:

  1. Fui no Villa Borghese no RW. Nota: abaixo de zero. Um horror. A carne parecia carniça, tamanho o gosto de velha. Acho que foi a última vez que "participo" de um festival desses.

    ResponderExcluir
  2. que sobremesas horrorosas!!! pagar 31 reais por isso, ninguem merece!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Afe. Se era pra baixar o nível da casa, realmente não dá pra entender.

    Fiquei com vontade de checar o Respeitável Burguer durante o Restaurant Week, mas pra variar sinto-me desanimada pelas filas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lu. Um monte de gente resolve ir no restaurante por causa do festival e dá de cara com aquele horror. um dia ainda entendo a estratégia comercial...

      Excluir
  4. Poxa, tivemos a mesma sensação. Inclusive, fizemos a resenha no blog: http://www.comidicas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, mais um blog de comilanças em bsb? que legal!
      bem-vindos :)

      Excluir
  5. Queria sair pra jantar semana passada e fiz questão de ver os restaurantes participantes do RW, mas foi pra não dar o azar de ir em algum deles. Além de ficar muito cheio, querem te convencer que fricassê de frango e sorvete de creme são a mais fina flor da culinária. Tô fora.

    ResponderExcluir