domingo, 19 de agosto de 2012

Brigadeiro de Guinness

Um domingo é da Cerveja, o outro é do Rock!

Nobres leitores, esses dias estava zapeando o facebook e dei de cara com uma receita de brigadeiro de cerveja (mérito da amiga Linn Alencar):


Olhei pra Vanessa e fiz a pergunta: temos leite condensado em casa?? (obs: não havia nenhuma dúvida quanto à manteiga e à cerveja. Isso sempre, sempre, sempre tem).

Por sorte, tinha uma caixinha de Leite Moça no armário. Ora, então fomos à luta. A pior coisa que poderia acontecer era perder uma lata de cerveja. 

Escolha da cerveja: como a ideia era fazer um doce, escolhi uma cerveja de estilo que costuma harmonizar bem com sobremesas: uma Stout. Seria ainda melhor se fosse uma Russian Imperial Stout, mais forte, mas eu não tive coragem de arriscar a garrafa de Petroleum que temos. Assim, a escolhida foi uma das cervejas que eu mais amo: a Guinness.


Primeira etapa: reduzir a Guinness. Como a latinha da Guinness é turbinada (440ml, ao invés dos tradicionais 350ml), separei um pouquinho em um copo para tomar e coloquei o restante em uma frigideira. Escolhi a frigideira por ter uma área maior, o que facilita a evaporação. Coloquei no fogão em fogo alto e fiquei mexendo para evitar a formação de crostas no fundo (nem sei se isso aconteceria, mas minha intuição mandou eu mexer - e eu mexi). Fiquei quase 20 minutos nessa etapa..


O resultado foi o esperado - a Guinness "encolheu" bastante. A foto abaixo mostra o resultado após a redução. Uma coisa interessante era o cheiro da cerveja fervendo - lembrou bastante o cheiro do mosto no processo de brassagem. Isso me lembrou que estou terrivelmente atrasado na aquisição de meu kit de fabricação de cervejas...... 


Depois veio a fase teoricamente fácil: juntar os ingredientes. Na minha cabeça, tudo ficaria muito simples a partir dessa parte, já que seria igual fazer brigadeiro tradicional. A diferença é que brigadeiro é leite condensado (uma pasta) mais chocolate em pó (um sólido moído). Dessa vez, no lugar do chocolate eu adicionei um copo de cerveja - mesmo reduzida, ainda era totalmente líquida. O resultado não foi bonito....


Não tinha opção: baixei o fogo até o mínimo, misturei tudo, puxei uma cadeira pra perto do fogão e comecei a mexer. E a gororoba continuava líquida......


Meio século depois (quase 40 minutos mexendo), cheguei a um ponto consistente. Acho até que deveria ter deixado um pouco menos, mas a parte da receita que diz que "até homens conseguem fazer" não é exatamente verdade.


Passamos tudo para uma tigela e colocamos na geladeira pra esfriar. Depois de esfriar, hora de comer!!!


O resultado é, no mínimo, interessante. O sabor começa doce (e bem gostoso). Depois, vem o amargor tradicional da Guinness, com muita clareza (ou seja, continua gostoso, apesar de mudar radicalmente). Não é uma sobremesa que apenas contém cerveja na receita - qualquer pessoa que conheça cervejas sabe que aquele brigadeiro está lupulado. A consistência era firme, mas não cremosa. Digamos que parecia a consistência de cajuzinho, e não de brigadeiro de colher. Talvez tenha ficado assim porque eu deixei tempo demais no fogo. 

Resumo da ópera: não é um doce que agradará a todos, mas sem dúvida fará sucesso em uma mesa de pessoas que curtam cervejas especiais. Creio que dá pra evoluir na técnica de preparação e na receita - fiquei tentado a testar com cervejas mais doces e alcoólicas, com menos amargor, como uma Dubbel ou Quadrubbel. Indo para outra linha, talvez uma Heineken resolvesse a situação, e com a vantagem do baixo custo. Quanto à consistência, acho que um pouco de creme de leite ajudaria a deixar o doce mais cremoso.

Finalizado o post, hora do jabá: agora temos uma Fan Page no Facebook!!!! Para curtir e acompanhar, clique AQUI

Próximo domingo: dia de rock!

Abraços

Ziriba (Cerveja e Rock)

4 comentários:

  1. Já curti a página. :)

    Provavelmente foi mesmo o excesso de fogo do leite condensado que deixou a receita menos cremosa. Talvez mais tempo de fogo na cerveja, e menos no leite condensado? Ou mais manteiga (nhammmm!) no leite condensado pra contrabalançar a fervura? O que importa mesmo é que ficou gostoso! Fiquei com vontade de provar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu tô louca para provar de novo! Mas, nesse momento, preferiria uma Guinness em seu estado natural mesmo :-)E se você fizer, colocando em prática essas técnicas gastronômicas, já notícia. Bjo!

      Excluir
  2. Parece bom... uma dica, use umas 20grs de chocolate meio-amargo e acrescente quase ao final da receita (quase ponto de brigadeiro) + 50ml de creme de leite... ambos ajudarão na consistência... aí mexe de novo até dar o ponto de brigadeiro... segredinhos de algumas receitas gourmet.... abraço!!

    ResponderExcluir