quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Parabéns ao Dom Francisco - Aniversário de 24 anos!

Pessoas,

sentimos uma honra imensa ao sermos convidados para o jantar de comemoração dos 24 anos do restaurante Dom Francisco, ocorrido na ASBAC. Foi uma noite super agradável, organizada pela Solos Comunicações, cheia de gente legal e com o Chef Francisco Ansiliero sempre por ali, servindo, rindo e fazendo graça.

A gente bebeu e comeu bem, viu.... No comecinho, bolinho de bacalhau, pães e punheta de bacalhau. A punheta de bacalhau é um mix de bacalhau desfiado, cebola e bastante azeite. Além de deliciosa, rendeu ótimas piadas na mesa a noite toda :-) 


Para acompanhar, o vinho branco Santa Augusta Moscato Giallo, refrescante sem ser muito enjoativo. Gostei.



Antes de servir a entrada, o Chef Francisco disse que, há 24 anos, serviu pela primeira vez uma salada como entrada no restaurante. Então, naquela noite, uma das entradas seria salada também. E veio uma salada deliciosa de atum, couve de bruxelas, aspargos, cogumelos paris, shitake, lentilha e feijão manteiguinha de Santarém. Mesmo com todos esses ingredientes, inclusive atum, que tem gosto forte, a salada estava harmônica, ninguém roubava o sabor de ninguém.


Foi servida também uma bela empanada de carne. Recheio farto, mas na medida para não atrapalhar o sabor da massa, que mereceu atenção: saborosa e leve.


De principais, os já bem conhecidos e aprovados bacalhau e maminha de Bonsmara. De bacalhau, uma boa lapa de filet, que veio acompanhado de batatas assadas com alecrim e alho assado. Perdição. 


Sobre a simpatia do Francisco que falei acima, olha aí a prova: ele passava nas mesas amassando o bacalhau da pessoas e jogando azeite por cima.


A maminha foi servida com a fantástica e inesquecível farofa de ovos. Ainda bem que ela estava por lá, porque eu amo farofa e morro por essa do Dom Francisco! E essa carne mal passada....olha. Tudo de bom. Só isso.


E, mais uma vez, simpatia:


Ah, nessa altura, o vinho já era tinto. O espanhol Corona de Aragon, gostoso e macio.


Para fechar a noite com chave de ouro, um belo prato de doces com brownie de chocolate, sorvete de creme, tortelete de banana e bolo de castanha do Pará, acompanhado de espumante. Todos muito bons, com destaque para o bolo de castanha do Pará, que estava divino: molhadinho, docinho.... Maravilhoso mesmo.


Aproveitando o tema Dom Francisco, vou aproveitar para registrar uma visita que fizemos há mais de 1 mês na casa da ASBAC.

Eu fui de 1/2 fraldinha vermelha acompanhada de batatas coradas, por R$ 35,00. Mas, claro que pedi para trocar as batatas pela farofa de ovos. Carne mal passada deliciosa com a farofa dos sonhos. Talvez pudesse viver só disso. No mundo dos sólidos, claro.


O Vinicius pediu Bochecha suína ao chimichurri com arroz de alho, por R$ 32,00.  Eu jurava que o termo "bochecha" era em sentido conotativo. Mas é sentido denotativo mesmo. Bochecha propriamente dita. A textura de carne moída e o sabor era marcante. Para quem gosta de sabores fortes, especialmente porque o arroz de alho, para não 'morrer' ao lado da carne, também estava acentuado ...



Foi assim! Nossos sinceros votos de muitos mais anos de sucesso ao Dom Francisco e parabéns ao Chef Francisco Ansiliero, porque manter uma casa com padrão de qualidade em Brasília há tantos anos é, no mínimo, digno de muito respeito.

Beijocas. Vanessa.

6 comentários:

  1. Como sabido, eu faço restrições à cozinha do Chef Francisco; o que não quer dizer que, para mim, ele não teve nenhuma importância no cenário gastrô da cidade esses anos todos - seria uma injustiça!
    abs

    ResponderExcluir
  2. eu, particularmente, não gosto do bacalhau do Seu Francisco, principalmente o da ASBAC. Na verdade, só tive sorte no restaurante que tinha na Academia de Tênis. Prefiro por milhões de vezes o Taberna do Infante. :) beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo Leandro? Pena que a Taberna do Infante ficou longe pra burro pra mim.
      Sobre o bacalhau não sei dizer muito, acabo comendo pouco porque sou forte e como carne vermelha mal passada :-)

      Excluir
  3. Vanessa e Leandro, sugiro que quando forem a Goiânia-GO visitem o 'Porto Cave' - vcs nem vão se lembrar dos bacalhaus 'meia boca' brasilienses...
    abs

    ResponderExcluir
  4. Vanessa é divertido tentar conviver com a diversidade de opiniões . Alguém não gostar do bacalhau na brasa do Francisco é no mínimo interessante, agora ter que ir a Goiânia para conhecer bacalhau chega a ser Hilário na melhor das hipóteses ....
    Conheço alguns dos bons Bacalhaus de Lisboa e o Mestre Francisco poderia estar lá, para mim assunto encerrado!!!!
    Abs

    ResponderExcluir