quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Trio Gastronomia - Sensações do Verão

Pessoas,

tenho voltado ao Trio Gastronomia com certa frequência, fato que me deixa muito a vontade para falar sobre ele. Gosto de tudo lá:

  • da mesa única que nos faz sentar com quem não conhecemos, no maior estilo europeu; 
  • da música, sempre agradável; 
  • do atendimento, cortês e gentil;
  • do preço, mais que justo; 
  • da comida, bem pensada, bem executada, bem saborosa, bem apresentada, bem harmonizada;
  • da generosidade da casa, sempre te perguntando se você aceita um pouquinho mais; 
  • dos poucos ou quase nenhum penduricalhos na conta, pois, com exceção da bebida (sucos, refris, cervas, vinhos, água com gás) no almoço, a casa não cobra 10%, nem água sem gás, nem o café, que é Nespresso (enquanto isso, tem gente cobrando 7 pilas no Nespresso por aí!).

Mas, com certeza absoluta, o que mais me agrada no Trio Gastronomia é a faceta "laboratório". O espaço é propício aos devaneios do Chef Emerson Mantovani, que parece passar suas horas vagas por ali concretizando invenções gastronômicas. Ele sempre surpreende. Olha aí algumas das surpresas:





Tenho duas lembranças inesquecíveis de lá. Uma delas foi um caju assado, quase desidratado, servido numa sobremesa em algum almoço por lá. Espetacular: textura, sabor. De comer de joelhos.



Noutra vez, fui presenteada com um punhadinho de farofa de pipoca. Pipoca é uma das coisas que mais amo na vida. Essa farofa simplesmente derretia na boca, deixando um rastro de sabor trufado que era uma loucura.

Para o restinho de primavera e início do verão, o Trio Gastronomia está apresentando uma proposta super refrescante, chamada de Sensações do Verão, com comidinhas leves, com tendência a serem frias e fáceis, mas, nem por isso, menos elaboradas. Ontem provamos um dos menus desse novo cenário.

A primeira entrada foi sopa fria de beterraba com chantilly com raita de pepino, harmonizada com a Therezópolis Gold. A porção parecia grande, mas desceu fácil fácil. A sopa de beterraba tinha consistência quase cremosa e o adocicado fazia ótima companhia ao chantilly, feito com creme de leite fresco. O conjunto valorizou muito a cerveja, que pareceu mais lupulada e encorpada.


A segunda entrada foi divina, aposto que surgiu desses experimentos gastronômicos que falei acima: um patê de mortadela com crispy de parmesão (ou grana padano?), harmonizando com a St. Gallen Weiss Bier. Não tenho palavras. O patê de mortadela, por si só, era maravilhoso. Com o parmesão, continuava maravilhoso. Acabou num minuto... Essa cerva é muito gostosa, uma weiss de respeito: banana, cravo, corpo. Com o prato, ela acabou ficando mais leve, menos adocicada, mas não menos interessante.


O primeiro prato foi canelone de camarão com 3 tipos de queijo ao molho de tomate, harmonizando com a Therezópolis Rubine. Olha, essa massa será inesquecível. Fui comendo e tendo certeza que emagrecia, tamanha a sensação de "saudabilidade" que ela passava de tão fresca. Mesmo leve, a massa não foi massacrada pela Rubine, uma bock com corpo denso e gostinho de café e fez mais ainda: deixou a cerveja ainda mais gostosa.




O segundo prato foi filet gratinado com queijo meia cura, arroz de beterraba e molho feito com a cerveja Therezópolis Ebenholz, também usada na harmonização. Esse prato não é para os fracos: o sabor é forte, impactante. A graça é comer tudo junto de uma vez: o queijo, a carne, o arroz e o molho, com especial destaque para a junção do queijo curado com o molho da cerveja, que era bem amrgo.



De sobremesa, outra invenção batizada de Abacate Refrescante, com creme de abacate em calda de hortelã e creme mascarpone, harmonizado com a St. Gallen Red Ale.


Abacate tem o gosto da minha infância, na qual bebi litros de vitamina de abacate tirado do pé que tinha na frente da casa da minha Vó Ilda. Que nostalgia foi saborear esse creme...... Mas, emoções a parte, ninguém pode passar nessa vida sem provar abacate com hortelã. Simples assim. O creme de mascarpone, um pouco doce e com a textura incrivelmente cremosa, deu um bom "tchan" na sobremesa, deixando a sensação na boca das mais agradáveis.

O Trio Gastronomia está com outras duas boas novidades. A partir do dia 06 de novembro, abrirá no almoço também na terça! Então, agora funciona de terça a sexta, das 12hs às 14hs.

A outra novidade é das mais empolgantes: nos jantares de quarta e quinta, você pode levar seu próprio vinho!!! E não será cobrado taxa de rolha :-) Taí a solução para um dos meus problemas. Quando trazemos vinhos de viagens ou compramos algum mais decente por aqui, sempre demoramos horrores para abrir o moço porque ficamos na maior dó de não degustar a gostosura com uma comida a altura. Pronto. Temos até hoje um vinho muito decente trazido de Mendoza, viagem feita em fevereiro de 2011! Claro que se você pretende levar seu vinho é muito válido que, no momento da reserva, informe ao chef qual você está levando, para que ele prepare uma harmonização adequada. Amei, amei isso!

Nas jantas de quinta e sexta, a casa segue com os jantares harmonizados. Para saber dos menus, basta consultar o site e/ou a Fan Page do Facebook. Ah, e a casa oferece um desconto de até 30% para quem comete a loucura de não beber.

Imperdível! Acho que não há nada parecido em Brasília.

Tenho outros dois registros de visita ao Trio, aqui e aqui.

Beijocas. Vanessa.

3 comentários:

  1. Vanessa eu que agradeço pela sua presença e de outros clientes, com certeza aqui posso ter meus devaneios...(adorei isso) Mas no fundo estes devaneios são frutos de um rico trabalho que é coroado pela presença de meus clientes e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa. Almoçramos hoje no Trio e passei só para registrar que realmente é tudo que tens falado sobre o lugar. Adoramos o clima intimista criado pelo chef e pela equipe, achamos os pratos honestos e bem executados, e voltaremos com certeza! Também temos um vinho especial em casa que já estamos planejando levar para ser degustado lá, com uma comida à altura! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselle, que bom que gostou!
      Uma amiga esteve lá hoje também (só pode ter almoçado na mesma mesa que você :)) e gostou bastante. Estamos até combinando uma ida a noite levando nosso vinho.
      Beijocas!

      Excluir