domingo, 9 de dezembro de 2012

Studio A Pilates: a melhor opção do ano!

Pessoas,

a melhor troca que fiz esse ano foi, sem sombra de dúvida, a musculação pelo pilates.

Tudo começou lá pra meados de abril, quando fui, novamente, ao médico reclamar das minhas dores musculares, especialmente dos ombros pra cima. Mais uma vez, análgesicos e relaxantes musculares eram parte da minha alimentação básica. Não dava pra continuar assim. Até porque meu fígado merece ser tratado com mais carinho metabolizando coisas agradáveis, tipo cerveja.

O médico me mandou ir fazer fisioterapia e RPG (santa novidade!). Eu fui pro RPG (que eu já havia feito várias vezes, e sempre acho muito chato) e, no lugar da fisioterapia tradicional, resolvi testar o pilates.

Apaixonei!!! 

Gostei tanto que fiquei por lá mesmo e larguei a musculação (repito: a melhor troca do ano). Depois de 8 meses praticando pilates duas vezes por semana, atesto que o trabalho global e com bastante foco no alongamento me fizeram um bem danado. Minhas dores sumiram e, há vários meses, Dorflex tem sido usado apenas em casos de ressaca. Miosan, então, vou até olhar se não venceu!

Mas não pensem que é moleza, não!  Ainda que alongamento seja umas das prioridades da aula, ele quase sempre é ativo, o que significa que você tem que fazer força com outras musculaturas, para, por exemplo,  manter alguma postura louca, contrair a musculatura oposta. Também têm muitos exercícios localizados, do tipo flexionar e estender o braço para trabalhar bíceps ou tríceps. Mas não é só dobrar e esticar o braço: é manter a coluna assim, o pé assado, a costela pra dentro e, ainda, respirar. Haja concentração. E força!

Sim, se faz força. De suar durante a aula. De ficar dolorida no dia seguinte, viu? Mas não é aquela dor ruim que terá um nome terminada em "ite" ou "algia" que a faz ser relacionada a doenças e que irradia para outras partes do corpo, como a cabeça, gerando a famosa cefaléia tensional. É aquela dorzinha espalhada que te lembra que você fez atividade física no dia anterior e te deixa satisfeita, sabe? 

Outra coisa amada no pilates é o trabalho com o abdome. Como todo exercício está associado com a respiração, a musculatura do abdome é trabalhada a aula inteira. Além disso, ainda fazemos exercícios que trabalham especificamente a área. Resultado: o formato da barriga (para melhor :-)) foi o primeiro resultado visível que notei. E foi rápido, lá pelo segundo mês. Depois de um tempinho, você começa a perceber o corpo todo mais firme e definido - de leve, com cara de saudável, harmonioso.

Muito legal também é treinar o equilíbrio. A gente nem percebe, mas é comum que o lado dominante seja mais forte, o que nos faz concentrar mais esforços em um lado do corpo. Isso fica muito nítido em alguns exercícios com bola ou com a a meia lua. Aliás, depois do pilates, eu realmente acho que aquele povo que fica no sinal exibindo atividades circenses no sinal fechado mereça um trocado. 

Uma desvantagem do pilates é que não emagrece e, no meu caso, nem impede que eu ganhe peso. Por isso, e também por causa das infinitas outras vantagens da atividade aeróbica, faço caminhada/corrida nos outros dias e acho que achei a fórmula perfeita pra mim: pilates + aeróbicos. Sem dores, corpo enxuto, postura melhor, menos ansiosa. Tô muito mais feliz que em meus tempos de musculação. Vou para o pilates contente e volto pra casa contente. Só alegria!

A outra desvantagem é o preço. É caro. As aulas são ministradas por fisioterapeutas com formação específica e para grupo pequenos, de no máximo 3 pessoas. Junte a isso o fato de a atividade ser relativamente nova. Enfim, pelo Sudoeste e Octogonal, a mensalidade custa, em média, R$ 300,00 com duas aulas por semana.

E onde que eu estou sendo feliz? Lá no Studio A Pilates. Fui para lá sem indicação alguma, o único critério para a escolha foi ser perto de casa. Mas, recomendo demais!


O local é lindo, todo bem decoradinho (caí de amores pelo jardim de inverno), só toca música boa, a equipe é toda educada, simpática, legal e competente. Além de pilates, lá também tem vários tipos de massagem e acupuntura. Se joga!

Beijocas. Vanessa.

10 comentários:

  1. Massa... comecei a fazer tb. Fiz por seis meses. Parei. Agora, tô voltando de novo. Larguei a Smart para minha alegria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, só quem já largou a Smart sabe o bem que isso faz :-)
      Bjo!

      Excluir
  2. Fiquei curioso sobre o problema da Smart... rs...

    Bem, eu finalmente voltei pro pilates no começo do semestre, porque o mais difícil é encontrar uma instrutora que preste, especialmente em Águas Claras.

    Quando eu morava na Asa Norte eu fazia regularmente. Depois que me mudei, fiz um sem-número de aulas experimentais só pra constatar que pilates é como óleo pra Águas Claras: não se misturam!

    Hoje faço no Centro Clínico Julio Adnet, na Asa Sul.

    Os benefícios são todos esses aí que a Vanessa citou. Só discordo que pilates não possa emagrecer. Se você não conhece a bosu ball, devia ser apresentada a ela. Trata-se de uma criatura INFERNAL, com a qual fazemos os exercícios mais extenuantes que já fiz, comparáveis apenas aos de isometria.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senso Cri-crítico, você já esteve na Smart Fit? Parece uma festa rave: luzes azuis e laranjas com um tum-tum-tum-tum de fundo musical.

      Sobre o emagrecimento, eu devia ter exaltado que não funciona pra mim. Meu metabolismo "pede" exercício aeróbico. Mesmo quando fazia musculação, inclusive com personal, precisava do aeróbico pra dar a enxugada na barriga e, especialmente, diminuir a retenção de líquidos. Além disso, a frequência de duas vezes por semana não favorece o emagrecimento. Especialmente para quem ama cerveja. E calabresa :-)

      Sobre a bosu ball, eu conheço da Smart..hehehe. Mas a bola tradicional também pode ser considerada uma criatura infernal, né?

      Até!

      Excluir
  4. Pelo visto, largar a Smart é que nem largar a Curves, hehehe.

    Eu achava que em Águas Claras o pilates seria mais barato, mas são os mesmos 300 reais (215 no plano anual, mas quem tem coragem?). Fiz um ano de pilates de solo (eu sei que não é a mesma coisa, mas é muito bom), estou a fim de comprar bola, fita elástica e fazer na sala de casa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só recomendo se você for fisioterapeuta (ou educadora física) com formação em pilates. A postura e o controle da respiração são essenciais à boa prática, e fazer sem orientação pode até lesionar você.

      E "pilates solo" pra mim é igual a "feijoada de glúten"...

      Excluir
    2. Lu, quando fiz aula experimental na Curves, ficou tão claro que eu não acreditava naquilo que a própria professores disse: eu acho que isso aqui não é pra você...ahahhaha

      Gosto muito do pilates de solo, mas nem animo com isso de fazer em casa sozinha. Mem com o Wii eu consigo manter uma frequência decente de atividade física :-)

      Excluir
    3. Hahahaha, já pensei em comprar o wii pra praticar exercícios, mas logo caí na real. :P

      Excluir