domingo, 28 de abril de 2013

Voluntários para a Cerimônia de Abertura da Copa das Confederações 2013.

Pessoas,

que a abertura da Copa das Confederações será dia 15 de junho, vocês devem saber. Que será lá no Estádio Nacional de Brasília, se ficar pronto, vocês também devem saber. O que talvez vocês não saibam, e é sobre isso que trata esse post, é que a FIFA está buscando voluntários para participar da cerimônia de abertura da Copa da Confederações 2013.

As inscrições podem ser feitas nesse site aqui. Nesse momento, vocês devem informar que se querem participar como elenco (dançar no palco!) ou nos bastidores (e têm várias opções, como assistente administrativo, figurino, maquiagem, gerência de palco, etc), qual o horário disponível para ensaiar e dados todos para a confecção do figurino/uniforme. Daí, eles mandarão um e-mail solicitando que se agende um horário para a triagem, que é quando eles vão ver seu tipo, tirar foto, se tem noção de ritmo, dança, capaz de memorizar seqüência de coreografia, etc e tal.

Vamos à prática.

Eu fiz minha inscrição sábado pela manhã e domingo (hoje, dia 28/04/13) recebi o e-mail para agendar a triagem. Acabei me arrependendo do horário agendado e então liguei lá para alterar. Daí que eles disseram que eu poderia ir hoje mesmo nos horários disponíveis (no caso, 14h, 17h30 ou 19h) e que, inclusive, poderia fazer a inscrição lá na hora.

Nisso, eu e Vinicius (que não tinha se inscrito ainda) resolvemos ir às 19h, lá na 908 sul, no CIEF, que é quase dentro do Elefante Branco (a entrada é a mesma). Chegamos e tinha uma pequena fila, na qual algumas pessoas iam também fazer a inscrição na hora. Funciona mesmo. Dá para fazer a inscrição lá. E conheço gente que fez a inscrição antes e não recebeu nenhum chamado para agendar a triagem. (?)

Recebemos uma fichas para preencher, inclusive com termo de cessão de direito de imagens, número para colar no peito, assistimos uma apresentação sobre o evento e sobre ser voluntário na cerimônia e depois fomos para o ginásio para efetivamente demonstrar nosso potencial nos palcos.

Mesmo quem faz a inscrição para ser voluntário nos bastidores passa por essa triagem de palco (segundo a organização, para sentir a "energia"), que é rápida. Um coreógrafo no palco ensina os passos e a seqüência. Vários outros profissionais da área ( e gente parruda, que trabalha em escola de samba do Rio, no Faustão) espalhados pelo salão observando todos os candidatos e, acredito, eu fazendo anotações (tem alguns que ficam nos computadores). A pequena coreografia não é difícil, mas requer atenção. 

Eu não sei se alguém é "reprovado". Na minha turma, e na parte que eu vi (estava na segunda fileira, então sai logo), todo mundo foi considerado apto para ser voluntário, seja para elenco, seja para bastidores. Depois disso, nos entregam o calendário de ensaio e pronto! Estamos compromissados. Para quem vai participar dos bastidores, não entregam horário de ensaio. A equipe específica entra em contato para agendar os treinamentos.



Estava com receio dos possíveis horários de ensaios, mas deu tudo certo. Os nossos ensaios serão todo sábado e domingo, das 14h às 18h. E, na semana da Cerimônia de Abertura, no próprio Estádio Nacional de Brasília, se estiver pronto :-)

A triagem acontece até terça-feira, dia 30  de abril de 2012. Se quiser saber dos horários e da possibilidade de se inscrever na hora, ligue para os números 3961-6269, 3961-6265 ou 3961-6277. 


Além de participar de espetáculo histórico e raríssimo em Brasília, que mais voluntário ganha? Lanchinho, um sistema de transporte que ainda será divulgado e, pelo que pude sentir, muita diversão. Acho que será divertidíssimo participar disso tudo. A equipe pareceu muito boa e o a coisa toda bem organizada.

Qual a parte chata? Muito provavelmente não poderemos assistir ao jogo (e devo confessar que não acho isso nada chato, na verdade). Eles explicaram que entre a abertura e o início da partida se tem 5 minutos para retirar os 2.600 voluntários do gramado e retirar a lona que cobre o gramado. Daí, todo mundo é direcionado para o parque aquático, ao lado do estádio, para trocas de roupas e procedimentos afins. Voltar com essas 2.600 pessoas para o estádio seria difícil, e também o jogo já terá começado há tempos. Mesmo para quem já tem ingresso, eles sugeririam se desfazer do dito cujo porque a logística de voltar para o estádio não será favorável. No finalzinho, eles deixaram um ponta de esperança que talvez role alguma coisa para os voluntários assistirem ao jogo, mas eu boto fé que seria um telão em algum local especial ou algo do tipo.

Essa não é a primeira vez que participamos de coreografia em massa. Já desfilamos no carnaval do Rio de Janeiro em 2006, na Caprichosos de Pilares. O relato está aqui, e a Caprichosos de Pilares foi rebaixada. Olha o pé frio! Só nos restar torcer para que no jogo de estréia da Copa das Confederações 2013, Brasil X Japão, o Brasil não faça feio pra gente não levar essa cruz nas costas. Mick Jagger não nos representa.

Beijocas. Vanessa.

7 comentários:

  1. Oi Pessoal, tudo bem? Eu tb vou participar do elenco na abertura da copa. Olha só, não quero de forma alguma que me leve a mal mas, vcs se recordam que eles pediram para não divulgar nada que estiver acontecendo nos bastidores? pois é...eles foram bem claro que acabaríamos com a surpresa se ficarmos contando o que vai rolar na abertura. Vamos manter sigilo ok? A galera tá de olho...beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que foi falado é que devemos manter sigilo sobre a apresentação em si, e não sobre o procedimento de seleção dos voluntários. Aliás, quanto a isso, ele pediram, inclusive, para divulgar, que é o objetivo desse post.

      Excluir
  2. Sabe que cogitei em fazer a inscrição? Desisti porque fiquei com medo dos horários de ensaio. (Eu ficaria nos bastidores se deixassem - NEM MORTA que iria pra linha de frente!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, bastidores deve ser o que mais precisam, pq só tem gente querendo aparecer...eheheh Sério, tinham milhares de pessoas para elenco, e quase nada para bastidores. E, para bastidores, vc combina o horário com a equipe.

      Excluir
    2. Olá Vanessa!! Ontem eu estava na internet procurando end.p/ver qual tipo d transporte era mais ideal p/chegar até CIEF,e por sorte achei o Blog d vcs(ou melhor blogdenosdois)! Muito legal,através dele tive mais certeza que queria participar desse espetáculo!
      Fiz minha inscrição na maior euforia,não importava o q iria fazer,mas amo dançar,por isso preferi o elenco!
      Ontem foi minha audição,li tudo o q postou antes d sair,foi exatamente assim lá! Hj já tenho ensaio!! Detalhe: qdo fiz a incrição ñ contei p/meu marido, e filho(14 anos), ontem tive q contar p/meu marido, mas para meu filho q ama esportes, ainda continuará surpresa!! Valeu abçs p/vcs :)

      Excluir
  3. Maneiro! Eu e a Vanessa (se o barrigão dela permitir) iremos assistir ao jogo. Com sorte, veremos vocês lá pulando de um lado para o outro. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Dilza. Minha audição foi dia 24, o 1º dia. Não vou ficar no elenco, acho q na hora da inscrição no campo disponibilidade de horários não coloquei todos. Disseram q vou ficar no apoio, fiquei triste mas, até agora ninguem entrou em contato comido, se vou fazer algo. Disseram q até dia 30. E nada.

    ResponderExcluir