domingo, 21 de julho de 2013

Cânion do Colca - Peru. Junho/2013.

Pessoas,

continuando os posts sobre nossa viagem ao Peru em junho de 2013. De Arequipa, partimos cedinho para o tour de 2 dias e uma noite no Cânion do Colca, finalizando em Puno (e não voltando para Arequipa, como é mais comum).  

Como sempre, pesquisei sobre agências na internet e acabei dispensando umas 3 que me agradaram por causa da exigência deles de efetuar o pagamento antes via Western Union. Até que eu descobri a Giardino Tours, que tem uma parceria com a empresa 4M, que faz o trecho Chivay - Puno, que foi o caminho que fizemos em vez de voltar à Arequipa. Não tinha referência alguma da agência, mas gostei de poder efetuar o pagamento quando chegasse em Arequipa e o valor era um pouquinho mais baixo. 

Sobre os valores, o mesmo serviço pela Colca Tours sairia $175 por pessoa e eu teria que pagar antecipadamente, e pela Giardino saiu $160 (inclui transportes, guia, hotel, café da manhã, e não inclui entradas - S./ 70 soles a entrada para estrangeiros, e para brasileiros é S./40-, almoço, jantar e entrada para as piscinas termais). Pela Colonial Tours, sairia $ 135, mas li umas resenhas falando tão mal da empresa que não quis arriscar. Indico a Giardino. O carro era novo, o motorista não era doido e o guia era bem legal.

Os valores do tour variam de acordo com o hotel que você escolher para pernoitar. Nós escolhemos o Colca Logde (mais caro de todas as opções) e a opção não poderia ter sido melhor. Ele fica localizado num vale belíssimo, em Yanke,  na beira do rio Colca e a principal razão: possui suas próprias piscinas termais para os hóspedes. Então, depois de almoço, nos deixaram lá e não precisamos mais sair. Sugiro muito escolher um hotel com um mínimo de estrutura, porque todos ficam localizados em meio a nada. No segundo dia, os outros turistas reclamaram de quarto frio do hotel Pozo de Cielo e da falta de restaurante do hotel Mamayacchi. Eles tiveram que lugar para o guia para que a van os levasse para jantar em Chivay. Uma dica: o site do Colca Lodge não retrata bem a maravilha que ele é.

O tour é basicamente assim: a agência contratada te busca no hotel umas 7h e vai rumo à Chivay, a cidadela perto do Cânion do Colca, o segundo maior do mundo. Almoçamos em Chivay e depois eles vão distribuindo a turma nos hotéis escolhidos. Quem quiser ir às piscinas termais a tarde, a van passa recolhendo e depois deixa no hotel. Quem não quiser, só verá a van novamente no dia seguinte cedo. No segundo dia, visita-se o Cânion do Colca na parte da manhã, e também há paradas em mirantes para fotos, banheiro e comprinhas. Por volta de 11h todo mundo almoça em Chivay. Depois do almoço, eles deixam quem vai seguir para Puno no ponto de saída do ônibus, e volta com o restante da turma para Arequipa.

Na caminho, o guia vai explicando sobre a civilização inca, histórias do povo peruano, os camelídeos e também fazemos paradas para fotos e usar o banheiro. Nessa parte da manhã, vimos muitas alpacas, lhamas e algumas vicunhas e uma também umas paisagens desesperadoramente lindas, com montanhas, lagos, vulcões, campos, picos de montanha com neve e ainda alpacas e lhamas. Tudo isso na Reserva Natural Pampa Cañahuas.






Filhotes de lhama numa lanchonete que paramos para beber algo quente e usar o banheiro.


Também nessa manhã chegamos no ponto mais alto (literalmente) da nossa viagem: Pata Pampa, a 4.820 metros acima do mar. E sabe o que mais? Nevava!!!! Pouco, mas era neve. E, óbvio, fazia um frio tão desesperador quanto a beleza das paisagens. Nesse momento, eu passava mal e não conseguia sair para ver a minha primeira neve :-(




Eu lá dentro da van passando mal.



O tal soroche (mal das alturas por causa da baixa oxigenação) me pegou nesse dia: minha pressão baixou, ficava tonta e eu não conseguia comer, dava vontade de vomitar. Fiquei uns 3 dias comendo quase nada, comprei as Soroschi Pills (caro, S./ 38 por 20 comprimidos) e depois passou. Mascar a folha de coca para mim não teve efeito algum. Cheguei a mascar algumas no início do passeio, antes de chegar nessas partes altas e passei mal mesmo assim.

Almoçamos num buffet de comida peruana, o Los Portales, bem bacaninha, por uns S./ 25 por pessoa. Depois do almoço, todos foram deixados nos seus hotéis e, no nosso caso, só saímos dele no dia seguinte bem cedo, às 06h30, para irmos ao Cânion do Colca.

Usamos as piscinas termais naturais do hotel e foi fantástico! A temperatura devia estar uns 10º, e as piscinas 38º, ao ar livre, em meio uma paisagem fantástica. Foi maravilhoso! Vale o frio cortante entre estar de roupa de banho e entrar na água. Juro. O atendimento do hotel é espetacular, (destaque para o fato dos funcionários preencherem aquela ficha chata e inútil do check in!), água no quarto, quarto quentinho, café da manhã ótimo, instalações mega confortáveis. Só um defeitinho: os quartos não tem wifi e nem televisão. Mas, quem se importaria com isso tendo a cama disposta frente a uma janela de vidro que dava para as montanhas e, como se não bastasse, uma lua belíssima que chegava até a iluminar a cama??? Puro romance!

  
Vista da nossa janela e da nossa sacada no Colca Lodge


Colca Lodge
Colca Lodge 
Colca Lodge 
Piscinas termais exclusiva para hóspedes no hotel Colca Lodge 



Piscinas termais exclusiva para hóspedes no hotel Colca Lodge 




O restaurante do hotel é bacana e não é caro. Os pratos principais ficam entre S./ 34 e S./ 50.


No dia seguinte cedinho, tipo 6h, a van sai recolhendo o povo todo para irem ao cânion, com paradas em pontos de observação, tanto dos vários vales que tem na região, como para ver os famosos condores. Vimos bem poucos :-(

Tá vendo um condor de asas abertas ali bem no meio da foto?


Ponto de observação dos condores

Cruz del Condor

Ponto de observação dos condores
Ponto de observação dos condores
Paisagem apaixonante, em algum dos mirantes pelos quais passamos.

Paisagem apaixonante, em algum dos mirantes pelos quais passamos.
Paisagem apaixonante, em algum dos mirantes pelos quais passamos.
Paisagem apaixonante, em algum dos mirantes pelos quais passamos.

A região é muito rica em história e paisagens, vale muito a pena. Além do cânion, vemos pessoas que vivem ali pelo vale, sustentando-se com base na agricultura e pecuária, e utilizando as técnicas milenares desenvolvidas pelos incas. O guia é fundamental pra nos dar essa noção histórica do local.

Por volta de 11h30 paramos para almoçar em outro buffet de comida peruana, em Chivay, que não anotei o nome. O preço era também por volta de S./ 30. Depois eles nos deixaram no local de onde partia o ônibus para Puno, da empresa 4M e seguiram de volta para Arequipa.

Esse passeio foi uma das partes preferidas da viagem. Mesmo passando um pouco mal, consegui me deslumbrar e me impressionar com a beleza da região do Cânion do Colca. É imperdível!

Beijocas. Vanessa.

2 comentários: