sábado, 14 de setembro de 2013

Águas Calientes e Machu Picchu- Junho de 2013.

Pessoas,

último post sobre a fantástica viagem ao Peru. Resgatando o fio da meada, no último post falamos sobre Cusco e Vale Sagrado. Nossa última parada, até então, foi em Ollantaytambo. Foi de lá que pegamos o trem para Águas Calientes.

Compramos o bilhete de ida de Ollantaytambo para Águas Caliente pelo site da Peru Rail, trem Expedition das 19h, por $72,60. Só que como nosso tour acabou mais cedo, por volta de 12hs, fomos até a estação de trem em Ollantaytambo e conseguimos efetuar a troca do bilhete para o Vistadome, às 15h37. Tinha vaga e trocaram. Simples assim.

No dia seguinte, voltamos no Expedition das 16h13. O bilhete custou $ 82. Essa viagem é chata. É metade de trem, até não sei onde, e a outra metade de ônibus até Cusco. E parece que demora uma eternidade. Isso de mudar de meio de transporte no meio da viagem não tem escrito no bilhete de trem. Descobrimos lá e aí entendi o porquê da minha dificuldade em descobrir em qual estação de trem em Cusco chegaríamos de Águas Calientes.

Sobre a diferença entre o Vistadome e o Expedition, eu nem consigo me lembrar de existe. São muito parecidos, e ambos muito confortáveis. Têm janelas de vidro grandes pra gente ir observando o espetáculo que é a paisagem entre Ollantaytambo e Águas Calientes, serviço de bordo, lanchinho, bebidas quentes e frias.

Recomendo escolher os bilhetes pelo horário. Todos os trens são bons e confortáveis. Se não for fazer um super upgrade e ir com o chiquérrimo Hiram Bingham, que é mesmo lindo e fino, os Expedition ou Vistadome são bem similares.

As estações são limpas e organizadas. Os trens saem no horário. Coisa de primeiro mundo.

A malinha (e ainda foi vazia!) que levamos para Machu Picchu. O resto da bagagem ficou guardada no hotel em Cusco e pegamos de volta na última noite lá antes de embarcar para o Brasil.

Janelas em todo canto.

Lanchinho servido no trem.

Chegamos em Águas Caliente, passamos na bilheteria para comprar os bilhetes de ônibus para Machu Picchu (fica bem de frente pra estação de trem, do outro lado da pista. Pergunta que todo mundo sabe, claro. Não lembro o preço dos bilhetes, mas acho que uns $15 por pessoa a ida e volta) e fomos para nosso hotel, o Terrazas del inca Bed and Breakfast. A diária custou $80 e o hotel é bem satisfatório. Bem localizado (difícil ser mal localizado em Águas Calientes), limpo, atendimento prestativo, wi fi nos quartos, café da manhã ruim, chuveiro e descarga funcionando bem, camas confortáveis.

Águas Calientes é uma cidadezinha bem pequenininha. Vive dos turistas que passam por ali para ir à Machu Picchu. Ainda assim é legal. Há ótimos restaurantes, bares e ruas de pedra para pedestre onde carro não entra. Já disse que essas cidades são minha paixão???

Depois de devidamente instalados, fucei o Tripadvisor para saber onde comer. Daí, o primeiro colocado, com umas 600 opiniões, era o Indio Feliz. Sim, esse nome ridículo é o do restaurante. Assustada (preconceito, quem nunca?) optei por ir no segundo colocado, o Chullpi, que tinha menos de 40 avaliações, mas eram avaliações calorosas.

Não deveria. Não foi ruim, mas foi tão sem graça. Ambiente blé, comida blé, atendimento ok. A comida era mais bonita que gostosa. E a vista, que todo mundo dizia que era linda, deve ser de dia, porque a noite era assim:

De tão decepcionada, resolvi passar na volta na frente do Índio Feliz. Aí, sim, eu quis morrer. Antes mesmo de conhecer Machu Picchu.

Isso porque, qual não foi a nossa surpresa ao avistar um ELEFANTE ROSA junto à placa que indicava a direção do restaurante!

Claro que entramos. Mas é claro!

E, sim, o Indio Feliz (e nessa hora já nem achava mais o nome do restaurante feio) tem cervejas belgas e inglesas on tap. O olho da cara.  330ml da Delirium custa quase S.\ 40 (R$ 32,90). Não tive coragem. Mas que é muito bom estar sentada de frente pra um elefante rosa, isso é.

Bebemos as inglesas Abbot Ale, 500ml por S.\ 27,50 (R$ 22,61) e Old Specklet Hen, S.\ 32 (R$ 26,30).

O local faz jus à fama que tem. A decoração é fantástica e a comida é boa. Mas não inesquecível. As bebidas são caras (a Cusqueña em todo canto custa S.\ 10. Lá, S.\17). Almoçamos lá no dia seguinte, depois de descer de Machu Picchu e antes de pegar o trem de volta para Cusco. Recomendo.

Em Águas Calientes tem uma penca de restaurantes com cara boa. É ir andando e aparecendo uns bens interessantes. A cidade é minúscula da silva e ficam todos concentrados na mesma "rua". Menos o tal do Chullpi, que fica do outro lado e ainda deu trabalho para achar. VDM.

Depois de cervejar pelo Indio Feliz, fomos dormir. Resolvemos passar a noite em Águas Calientes para madrugar em Machu Picchu. Assim fizemos. Subimos no primeiro ônibus, às 06h da matina. E um mooonte de gente subiu junto!

Compramos o bilhete para Machu Picchu pela site oficial. Foi simples e tranquilo. Optamos pelos horário de 07- 08am para subir a  Huayna Picchu. Considero a subida à montanha obrigatória. é muito lindo! Esse horário é o de entrada. Ou seja, você pode ingressar na montanha entre 07 e 08 horas. E fica lá o quanto quiser (não sei até que horas). Na entrada eles anotam seus dados e te dão um número. Quando você sai, eles anotam também. Tem check in e check out.

Entrada da Huayna Picchu.

Vantagens desse horário: montanha vazia, Mais fácil de fazer boas fotos. Desvantagens: quando descemos, umas 11hs, Machu Picchu estava bem cheia. E ainda era final de semana, então tinham vários peruanos. Mas não atrapalhou.

Não contratamos guia. Ficamos de resolver isso já por lá mesmo. Só que, em Cusco, descobri um app de audio guia de Machu Picchu!!!! Por uns $2, comprei o tal do audio guia, bem satisfatório. Tem para Android e Iphone. Recomendo demais! Isso mais o nosso guia impresso da Folha, nos demos por satisfeitos. Por lá, logo antes da catraca que dá acesso à Machu Picchu, há vários guias oferecendo visitas guiadas particular ou pra grupos (acho que 130 e 30 soles).

Machu Picchu é tão incrível que, mesmo depois de ver dezenas de pedra sobre pedra pelo Vale Sagrado, você ainda fica embasbacado.

Não tem muito o que falar, você tem que ir lá sentir o lugar. Respirar aquele ar. Admirar os danados dos incas. Amar a natureza. E as lhamas. Eu quero uma lhama!!!!

Quando chegamos, ainda estava bem nublado. Aliás, saímos de Águas Calientes com uma chuvinha...

Super cedo é um horário bom para deitar na mesa de sacrifício dos Incas :-)

Lá na Huayna Picchu!

Cheguei!

Agora desce. Percebam a falta de segurança.
Topo da Huayna Picchu. Um arraso de bonito!!!

Lhama mamando :-)
Eu ali encostada na parede à esquerda fazendo a foto debaixo.

Clássica!

:-)

Vem

vindo

uma lhama!

De novo.

Passou :-)

O ingresso da  Huayna Picchu te dá acesso também à caverna e ao Templo da Lua. NÃO VAI. NÃO VALE A PENA. Só se quiser emagrecer. Nós resolvemos fazer, e que arrependimento!!!! A caverna é uma caverna fuleira. Ponto final.

A bendita caverna.

O caminho de ida e volta é, praticamente, só escada. A volta era interminável. A gente quase morreu de estafa. A gente fez promessa. Trocamos juras de amor. Pedimos ajuda de Deus.

Placa do desespero.

A maior alegria da minha vida, nos últimos meses, não foi ter passado no concurso do TJDFT, não. Foi avistar a chegada de Machu Picchu depois de ir à caverna.

O passeio pela Huayna Picchu e também o trajeto até a caverna deve ser feito com cuidado. Praticamente, não há proteção para evitar quedas. Não sei como não temos notícias de gente que tenha caído lá de cima, porque o o negócio é bem rústico e natural. Tinha um monte de famílias com crianças e pré-adolescentes. Dá pra ir de boa, mas exige atenção todo o tempo.

Foto do caminho ao longo da Huayna Picchu. Repare na "mureta de proteção" ao lado.

Na entrada, há local para deixar suas coisas. Custava S.\ 3. Muito barato, né?

Informação importante: assim que chegamos no hotel, a pessoa da recepção fez um discurso longo sobre o alto preço da comida e água em Machu Picchu. Recomendou, com muito vigor, que levássemos sanduíches (que eles vendiam por uns 15 soles) e água. O que eles não contam é que não é permitido comer em Machu Picchu. E os guardas ficam de olho, mandando a galera parar de comer. Então você tem que comer escondido. Ou aproveitar para comer quando estiver na Huayna Picchu, porque lá não tem guardinhas.

Nós levamos água, chocolates e barrinha de cereal. Foi o suficiente para ficar lá das 6h (tomamos café no hotel antes de sair) até 13hs, e ainda sobreviver à descida e subida da caverna (a gente quase morreu, sério). Olha: você não sente fome lá. Você vai querer é andar e andar e andar e tirar 300.000 fotografias. São horas de muito entusiasmo e deslumbramento. Se tiver comido direitinho nos dias anteriores (e você terá, afinal, está no Peru, talvez o dono da melhor culinária do universo), carboidrato simples e água é o suficiente, mesmo para quem sobre a  Huayna Picchu.

Sobre o preço da comida em Machu Picchu, nem é tão surreal assim. Há uma lanchonete fofa e com vista para as montanhas logo na saída, perfeita para um pit stop depois do passeio. Baguete de peru por S.\ 27 ou $ 9,64, wrap de frango por S.\ 24 ou $ 8,57, croissant misto de queijo e presunto por S.z 23 ou $ 8.22, quiche de presunto por S.z 19 ou $ 7.  Tudo com uma cara boa e porção relativamente grande, dá pra compartilhar, especialmente se for só lanchar. Tirei fotos :-)

Para beber, a Cusqueña lá em Machu Picchu é mais barata que no Indio Feliz, saindo a S.\ 16. O Pisco sour, S.\ 19 . A água, S.\ 8. Cervejas long neck, S.\ 20 e a Erdinger, S.\ 30.

Tem, ainda, uma máquina de cafés e chocolates, por S.\ 5 ou $ 1,65. E da marca Britt, super top!

Sério, isso tudo é preço de Brasília. Algumas coisas, inclusive, mais baratas que por aqui. A não ser que esteja numa viagem econômica ou faça questão de economizar uns trocados, pode ir tranquilo. A gente acabou descendo rápido achando que daria para ver a final da Copa das Confederações, mas nem deu.  Se um dia voltar, opto por comer uma coisinha gostosa um pouco mais cara naquela lanchonete de frente pra Machu Picchu a levar um sanduíche feito no dia anterior pra economizar 10 soles e ter que comer escondido.

Outra coisa: depois da catraca de entrada, não tem banheiro. E ressalto isso porque mesmo chegando cedo, chegamos com uma galera. Várias ônibus sobem no primeiro horário. E daí, depois de pegar fila e já lá dentro, perguntei pelo banheiro. E era lá fora. Daí eu tive que sair, mijar e pegar a fila toda de novo. Não demorou nada, a fila anda rápido, mas naquela expectativa, 5 minutos parecem uma hora. Ah, e o banheiro é pago, S.\ 1. Lembro bem desse detalhe porque saí sem dinheiro e desesperei quando vi que era pago. Com a graça de Deus, achei uma moeda de S\. 1 perdida na bolsa.

Outra coisa: NÃO ESQUEÇA de pedir o carimbo de Machu Picchu no seu passaporte! Nós esquecemos. Porque é logo na chegada e teve essa confusão do banheiro. VDM. E depois, na saída, não lembramos mais. VDM de novo.

Depois de pegar o ônibus e descer até Águas Calientes, fomos no nosso hotel pegar a malinha, almoçamos no Indio Feliz e pegamos o trem de volta para Cusco, para passar nossa última noite.

Nessa última noite em Cusco, não ficamos hospedados no mesmo hotel de antes (Casa Andina Classic Cusco Plaza), por falta de vagas. Então, chegando em Cusco passamos lá para pegar nossa bagagem (lembram que deixamos lá pra ir à Machu Picchu leves?) e fomos a pé mesmo, é na rua ao lado, para o hotel El Virrey Boutique, $80 a noite. É bom, mas por uma noite é difícil avaliar. Fica bem de frente para a Plaza de Armas, o café da manhã é farto (melhorzinho que os outros) e o quarto é confortável. Não gostei de ter levado um "leve cano" no preço do transfer da estação de ônibus onde chegamos de Machu Picchu até o hotel. Como não sabia onde chegaríamos exatamente e preferi deixar acertado com o hotel. Pagamos, no mínimo, o dobro de um táxi regular.

A dica se repete: esqueça transfers no Peru. Táxi é farto e barato.

No dia seguinte cedinho, zarpamos, de táxi, para o aeroporto de Cusco para voltar ao Brasil.

Foi isso. Amamos o Peru. Mais um destino incrível da América do Sul.

Check!

Beijocas. Vanessa.

10 comentários:

1. Vanessa, acho que Machu Picchu te deixou inspirada, pois na minha opinião esse foi um dos seus melhores posts sobre viagem. Acredito que me influencie, em parte, pelas adoráveis fotos com o ilhamas (e eu também quero muuuito uma!)

Respostas
    1. Obrigada, Maria Jéssica! Vá sim ver as lhamas, e todo o resto do Peru. É demais!

Excluir
  2. Muito legais as dicas e as fotos. Tá na minha lista de destinos, com certeza :)

Respostas
    1. Luana, não demora pra ir. Mas esqueça os vinhos por lá. Os do Peru são tristes.

Excluir
  3. Boa tarde Vanessa, como peruano gostei muito das suas dicas, voce deveria percorrer todo o nosso país e eu se que vai se agradar mais e ate talvez nao vai quer voltar rsrsrsrsrs.
    Bom Regeane eu sou formado em ciencias administrativas e turismo na universidade de Cusco, e já teve essa sorte de morar em Sao Paulo e agora que voltei para o Peru montamos aqui no Peru a nossa operadora de turismo chamada Viagens Machu Picchu, Operadora única e exclusivamente para os brasileiro que desejem conhecer Machu Picchu e Peru.
    Nos da Viagens Machu Picchu sempre estamos dispostos a ajudar a qualquer pessoa sem compromisso de compra e simplesmente queremos que tudos venham e curtam a nossas paisagens.
    Att: Juvenal Rondan
    Caso alguem precise mais dicas para os outros destinos do Peru fico a sua disposição.
    www.viagensmachupicchu.com.br

4. Olá gente!
    Primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e graças a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um bom tempo, agora voltei ao Peru – Cusco para mostrar a todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos incas.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendações pra a sua viagem, sera tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago titicaca, Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda não foram explorados pelo brasileiros.

ResponderExcluir
  5. Que demais!! estou querendo ir agora em Junho ficar uns, 5 dias entre cusco e aguas calientes, porém tenho uma dúvida, caso vcs possam me ajudar agradeceria, eu vou ficar em cusco 2 dias, ai vou para aguas calientes e ficar mais 2, depois volto para cusco, vcs acham que reservo hote, em cusco por todos esses dias, mesmo se nao ficar, ou arrisco de alugar o hote em cusco na volta de aguas calientes?

Muito obrigado!!!!

Respostas
    1. Ricardo, faça a reserva de 2 diarias pros prmeiros dias, e uma diario pro final. nao tem pq reservar 5 diarias se vc so vai usar 3.
      Boa viagem!

Excluir
  6. Um dos passeios que não pode deixar fora de seu roteiro e o Valle Sagrado dos Incas está estas perolas Andinas que trazem muita cultura, Historia e fenômenos que tem que ser vistos de perto. Estes três locais têm seus atrativos bem distintos.
    Este passeio é feito em período diurno onde se tem início em Maras, um povoado muito receptivo e sua igreja com arquitetura colonial e que conta com uma vista fora de serio dos cumes nevados de Chicon e Veronica.

Logo após, iremos para Moray onde se encontrar uma das descobertas mais impressionantes do Império inca, que são gigantes círculos cavados na terra onde se faziam experimentos agrícolas, dizem que cada degrau tem seu micro clima.
    Em seguida iremos em direção às Salineiras, onde os andinos extraem sal para o seu consumo, ali você pode conhecer como é feita a extração do sal e ter uma linda vista da montanha branca de sal, uma das mais altas do mundo.

Aqui neste passeio tem a opção de finalizar a viagem Aguas Calientes ou em Cusco é recomendável melhor finalizar a viagem em Aguas Calientes para assim no dia seguinte visitar Machu Picchu num dia Inteiro.
    Pessoal caso precise de alguma ajudinha mais será todo um prazer e obrigado
    Na sua visita de Machu Picchu poderia já aproveitar a sua subida para Wayna Picchu ou Montanha duas montanhas que ficam dentro da cidadela inca de Machu Picchu
    Outro montanha a visitar poderia ser o Putucusi que fica antes da cidadela inca de Machu Picchu boa viagem pessoal

ResponderExcluir
  7. É um orgulho total ser peruano, por tudo o que pode ser visto e encontrado nessa bela terra milenar. No entanto, depois dessa pandemia, muitas coisas também mudaram para melhor e para pior, apenas como recomendação para aqueles que viajam para Machu Picchu, tomem muito cuidado com as vagas sim importar a época que vai lá, pois elas são limitadas e hoje em dia quase tudo é reservado com antecedência virtualmente. E pessoas que tentam comprar na hora esses ingressos tem muitos problemas, por isso é melhor prever.