quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sem mais convites.

Pessoas,

decidimos: não aceitamos mais convites. De casamente, aniversário e encontro com os amigos? Não!!!! Esses a gente aceita e vai. Somos super fáceis. Mas, de restaurantes e bares convidando para conhecer a casa, a nova proposta, o cardápio novo e tudo parecido com isso, não mais.

Não foi fácil adotar essa postura. É super legal ser convidado e ir lá no restaurante comer e beber de graça, ser tratado com rei, conhecer um monte de gente bacana. Só que o resultado disso parou de fazer sentido e esses posts a convite já estavam me incomodando há um tempo. 

Isso porque, quando somos convidados para ir a restaurantes, vamos como "imprensa". Então é um cenário armado, com a casa preparada para receber um monte de jornalistas, blogueiros e formadores de opinião. E, nessas ocasiões, fica difícil, ou mesmo impossível, fazer uma avaliação isenta da comida e, especialmente, do serviço da casa. E como avaliar a beleza da pessoa estando ela toda arrumada para festa de casamento ou formatura. Ou, sabe aquelas fotos de celebridades com e sem photoshop? Tipo isso. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Assim como a capa da Boa Forma não acorda linda daquele jeito, o dia de receber gente convidada não representa, em regra, a rotina e o serviço regular do bar ou restaurante.  

Ainda que eu deixasse claro no post que a visita foi a convite, vários dos convites são de estabelecimentos que não costumamos frequentar. Seja pela localização ou pelo perfil da casa mesmo. Daí, fica aqui no blog um post solto de um local cuja visita ocorreu perfeitamente bem, mas ao qual nós nunca mais voltaremos e eu nem sabemos se ele é bom mesmo. Nisso, um leitor lê esse post isolado, vai no local, dá tudo errado, comenta aqui no blog e eu fico com cara de tacho e com vergonha. 

A vergonha é porque eu me coloco no lugar do leitor. Imagino que se ele pesquisou em blog é porque quer opinião de gente que teve aquela experiência de forma não profissional, não patrocinada, que é o diferencial do blog. Só que ele dá de cara com um post de visita a convite. Mas, como é em blog, que é independente, confia e vai. E aí se lasca. Daí comenta aqui a experiência desastrosa e eu fico com cara de tacho, porque a minha experiência foi, digamos, maquiada. E única. 

A vergonha não é por ter mentido ou algo parecido. É por ter divulgado nesse veículo, que é um blog, uma experiência meio que mascarada. A experiência foi real, só que maquiada (ou com photoshop). Como disse, no dia de receber visita que escreve sobre o assunto, a casa, obviamente, se garante. E isso não é uma crítica, não. 

Assim como acho que a Playboy tem mais é que deixar a mulherada toda sem celulite mesmo, porque artisticamente é mais bonito, estabelecimento comercial também tem que se cuidar e saber tratar desigualmente os desiguais. Isso é business, entendo perfeitamente. Só não me sinto parte do processo. Site de divulgação e publicidade, sem juízo de valor, já tem aos montes por aí e fazem um bom trabalho. Acompanho vários, aliás.

Enfim: não faz sentido para o blog, que acaba perdendo a essência da opinião independente, e nem para o leitor, que se quiser ter informação de novidades, procurará veículos especializados, que fazem isso muito melhor do que eu. E nem mesmo pra gente. Apesar da parte boa dos convites, era um momento meio trabalho, no qual me via obrigada a fotografar, anotar e, pior de tudo, postar. Junte a isso os posts "reais" que foram ficando de lado porque o tempo e a energia foram canalizadas para os posts a convite. 

O objetivo do blog é registrar (tô me esforçando para ter um belo passado no meu futuro :-)), divulgar e trocar experiências. Boas ou ruins, mas reais, sem maquiagens. 

Beijocas. Vanessa.

21 comentários:

  1. Meus parabéns pela coragem. Sou leitor de blogs e tenho tido experiências muito ruins com alguns restaurantes recomendados como você citou.
    Parabéns pelo excelente blog.
    Hamilton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hamilton, obrigada pela força e pelo elogio.
      Vamos seguindo firmes e fortes :-)

      Excluir
  2. Parabéns pela postura. O blog ganha muito em credibilidade, e acredito que a frequência aumentará depois disso.

    Como sugestões de lugares "classe média" que você ainda não foi, sugiro o Commo Gastronomia, no térreo do Conjunto Nacional, e o 242, na 311 Sul. Ambos no almoço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cri-cri! Dicas anotadas. Mudei de emprego há pouco, e ainda tô muito "novata" pra almoçar fora (sem aquela moral de compensar, sabe?). Mas, quem sabe no fim de semana?

      Excluir
  3. Vanessa seu exemplo deveria ser seguido.
    Acompanho vários blogs da cidade e já estava bastante cansado destas visitas com resultados idênticos em todos os blogs, as vezes até as fotos são compartilhadas!!!!!
    Sua credibilidade está em um nível bem diferenciado.
    Abraço
    Abilio

    ResponderExcluir
  4. Vida de blogueiro não é fácil...
    Se eu fosse vocês, aceitaria os convites das casas que já conhecem e frenquentam, da mesma forma que só compro cupom de desconto dos estabelecimentos de que já gosto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, pensei nessa possibilidade de aceitar alguns, mas daí teria que filtrar, explicar, blablabla. E não me parecia muito justo, e abriria brechas, Viu? Cansei. heheheh Melhor não. E das casas que frequento surgem quase nada.
      Bjo!

      Excluir
  5. Apoiada! Acho uma chatice esses posts em que o blogueiro é convidado. Por mais imparcial que se tente ser, o convite constrange o blogueiro a falar bem (ou pelo menos não falar mal), sem contar o que você já comentou sobre o tratamento diferenciado.

    ResponderExcluir
  6. Vanessa,

    Acompanho o seu blog há um tempão, bem como o das bloggers mais conhecidas da cidade. Confesso que parei de lê-los,a todos, justamente porque vocês começaram a aceitar os convites das casas e a opinião, por muito que tentasse ser imparcial e retratasse a realidade do serviço prestado, não trazia bons resultados para nós, leitores NVIP, na maioria das vezes. Fico muito feliz pela sua postura. Welcome back. Ganhou novamente mais uma leitora assídua. Jenny

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela decisao que nao deve ter sido fácil. Acompanho os blogs de Brasilia e chegou um momento que todos voces estavam postando basicamente a mesma coisa, pois eram convidados para os mesmos eventos. Perde a graça e a credibilidade, uma vez que como voce mesma explicou, a visita é "maquiada". Parabéns, vou voltar a segui-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não foi fácil. Mas foi bem pensada e em doses homeopáticas, para não doer tanto :-)

      Excluir
  8. Parabens pela decisão!!! Isso faz com que a gente tenha muito mais vontade de acompanhar seu blog, ja que as opiniões serão reais!!!
    Realmente os blogs de Brasília estão todos postando os mesmo eventos patrocinados, que cansa e perde o motivo de ser um blog!

    ResponderExcluir
  9. Parabens pela decisão!!! Isso faz com que a gente tenha muito mais vontade de acompanhar seu blog, ja que as opiniões serão reais!!!
    Realmente os blogs de Brasília estão todos postando os mesmo eventos patrocinados, que cansa e perde o motivo de ser um blog!

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, adorei sua resolução :-).
    Tenho um blog bem pequeno e, logo que comecei, achava muito interessante vocês serem convidadas para inaugurações e trocas de cardápio.
    No entanto, depois de me decepcionar com alguns restaurantes comentados e visitados pelas grandes blogueiras, percebi que esses convites são uma faca de dois gumes. Isso, porque, como você disse, em inaugurações, com convidados especiais, tudo é mais caprichado, o que pode propiciar impressões equivocadas.
    Também prefiro conhecer sozinha os lugares. Ir lá, quietinha e ver como é o serviço, a qualidade dos produtos, na "vida real", sem maquiagem :-).
    Parabéns! Já te sigo há algum tempo e agora gostei mais ainda no blog :-).
    Bjim.
    Michelli

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela coragem e OUSADIA.Atitude rara em terra brasiliense.

    ResponderExcluir