quinta-feira, 20 de março de 2014

Puerto Natales e Torres del Paine - Dez/2013

Pessoas,

continuando o roteiro pela Patagônia (primeiro post aqui!), de El Calafate fomos para Puerto Natales, no Chile, de ônibus.

Comprei as passagens pela internet e retirei na rodoviária. Fomos com a empresa Turismo Zaahj. Custou U$ 70 ida e volta para cada um.

A viagem é tranquila, o ônibus é confortável. O chato é a emigração e a imigração da Argentina e no Chile. Porque esse povo não aprende como se faz com a Europa? 

Enfim. Passamos 2 cheios dias em Puerto Natales e fomos conhecer o Parque Torres del Paine.


Pegamos táxi da rodoviária para hotel para ir e para vir. Custou 1000 pesos chilenos cada trecho, menos de R$ 5,00. Uma pechincha. 

Ficamos no Hotel Natalino, caro, mas esse valeu muito! É que lá tem piscina aquecida com hidromassagem. Nada como chegar moída de andar no parque, no frio, e mergulhar numa água quentinha. Fora que a arquitetura do hotel é massa, cama gostosa, café da manhã bom. 3 noites custaram U$ 525.

Cogitei ficarmos hospedados no parque Torres del Paine, mas ou é muito caro ou muito roots. Não achei meio termo. Depois, como há milhares de tours pelo parque que parte de Puerto Nalales, tá tudo bem.

O parque Torres del Paine fica a uns 100km de Puerto Natales.

No primeiro dia, fizemos um trekking punk até a base das torres que dão nome ao parque. Reservei pelo hotel e não sei o nome da agência, mas é um passeio comum. Foi muito legal e lindo! Éramos nós, outro casal e o guia. São 13 km com muitas subidas durante o percurso. Levamos umas 3h30 para subir. Uma pena que lá no topo estava nublado, mas ainda assim valeu muito! E o caminho todo também é belíssimo, com vistas de paisagens que só se vê caminhando por dentro do parque. Pouca fotos e muitas lembranças boas. Recomendo muito! Não lembro o preço, contratamos lá de última hora. Eles fornecem lanches. Aliás, um pacotão de comida que dá pra uma semana. É sério. Veio um litro de suco, umas 5 barrinhas cereal, chocolates, água, sanduíche imenso. Isso para cada pessoa. Era tanta comida que, por causa do peso, deixamos um tantão no carro da empresa.









Nada mal caminhar com essa vista, né?

A base das torres quase totalmente encobertas. Lá em cima ainda tem esse lago lindo!




No segundo dia, contratamos o tour mais popular: rodar pelo parque de ônibus descendo em pontos estratégicos. Geralmente esse tour se chama Full Day Torres del Paine. Contratei pelo hotel. Foi muito legal também. Menos cansativo, o dia estava bem mais claro e realmente o parque Torres del Paine tem uns pedaços belíssimos!  Acho que é um dos lugares mais bonitos que eu já fui. Custou 22 mil pesos chilenos por pessoa, pouco menos de R$ 10,00, sem almoço.

Esse passeio é ótimo para quem quer dar uma conhecida geralzona no parque, sem interesse em fazer trekkings. Esse não tem almoço incluído, então cada um leva seu lanche. Antes da entrada no parque, há um loja de conveniência e lanchonete onde todas as empresas de turismo param. Daí, a turistada aproveita pra ir ao banheiro e comprar comida. Convém confirmar com a agência essa parada, ok?

Na volta, paramos na caverna chamada Milodon Cave. É uma caverninha pequena onde foram encontrados ossadas de um animal pre-histórico. É a parte mais sem graça do passeio, e talvez por isso a mais explicada nos informativos sobre ele :-) Vale a pena se tiver no caminho. 

Segundo nosso guia, a melhor hora para ir na caverna é no fim da tarde, quando a luz solar adentra a caverna. Entretanto, a maioria dos tours passam na caverna antes de irem para o Torres dell Paine.

Pelo que notei nas pesquisas, todas as agências fazem o mesmo itinerário dentro do parque. Então, não precisa perder tempo comparando roteiros.

Ah, a entrada para o parque (nem da caverna) não estão incluídas nos passeios. Lembrem-se de levar dinheiro. Diferentemente do Parque dos Glaciares em El Calafate, o mesmo ingresso dá direito a entrar no parque por 3 dias consecutivos.

No caminho de Puerto Natales até o parque Torres Del Paine, dá paea avistar vários condores. Achei estranho que os guias não davam a menor importância para isso. São aves gigantes e não comuns, e no Peru isso é a maior atração turística.


Flamingos voando. Nunca tinha visto!


Icebergs do Glaciar Grey 
O glaciar é aquele branquinho entre as montanhas lá a trás! Tá longe pra caramba e por isso parece minúsculo.






Pode levar a informação da placa acima muito a sério.

O parque Torres del Paine é assim: uma sucessão de imagens maravilhosas.

Em Puerto Natales, comemos no Afrigonia, Ultima Esperanza, Cerveceria Baguales, Creperia Café & Te. Só não recomendo a creperia, porque a comida é sem graça, apesar do localzinho agradável. O Afrigonia é ótimo e caro, o Ultima Esperanza é razoável e preço acessível. A Cerveceria Baguales é bem legal, animado. A cerveja é muito gostosa e o hambúrguer também. A salada Ceaser não!



Cerveja artesanal local.

Trilogia de centolla no Afrigonia.

De Puerto Natales, retornamos de ônibus para El Calafate, onde passamos a noite de ano novo, e no dia seguinte, 01 de janeiro de 2014, voamos para Ushuaia (post vindo!).

Beijocas. Vanessa.

Um comentário:

  1. Estou indo para puerto dde natales dia 11;08;14 , gostei das dicas, serão bem ulteis na minha viajem.

    Obrigado
    David

    ResponderExcluir