domingo, 27 de abril de 2014

Paris: impressões gerais. Abril/2014.

Pessoas,

mais sobre viagens. Viram que até mudei a foto de capa do blog? Substituí "Diversão e Arte" por "Viagem". Pois é :-)

Essa passada em Paris foi uma grande conveniência! O objetivo era ir pro Japão. Como estava cheia de pontos para milhas, resolvi seguir a dica do Nós no Mundo: usar os pontos e emitir as passagens da Europa pro Japão em classe executiva, o que será assunto dos próximos posts. 

Então, compramos pela TAP os trechos Brasília-Paris e Amsterdam-Brasília. Na ida, paradinha em Paris. Na volta, no aeroporto de Amsterdam para, na verdade, ir à Lisse, na Holanda, visitar o Keukenhof, o parque de tulipas da Holanda. Já adianto que esse é imperdível, imperdível!!!

A "paradinha" em Paris foi de 5 dias e confirmou, novamente, a minha tese já testada em Bruges: a segunda vez  em um local que a gente já conhece é tão melhor! Não tem ansiedade, não tem roteiro obrigatório a cumprir, você já sabe do gosta muito e repete. Tudo é mais calmo e sereno e você se permite fazer o que tem vontade. E assim foram nossos dias em Paris. 

Peguei muitas dicas no site Paris Lado B. Primeiro porque queria mesmo coisa não convencionais. E segundo porque queria dicas de lugares menos caros.

Sim, menos caros, porque barato não existe em Paris. O euro está extremamente desfavorável pra gente. Eu sei que quem converte não se diverte. Mas também não paga as contas depois. E, fora uma coisa ou outra que é mesmo bem mais em conta do que no Brasil (como chocolate Lindt ou manteiga President no mercado), a verdade é que eu voltei achando o Pão de Açúcar barato. E também já adianto: até o Japão consegue ser mais em conta que Paris. O site Numbeo confirma isso.

Sobre Paris, de forma geral, me decepcionei bastante. A cidade está suja. Cheia de pitucas de cigarro  e lixo no chão. O tal golpe do anel é frequente. Espere uns instantes em pontos estratégicos que você verá ele acontecer. O Google, inclusive, encontra várias páginas sobre o assunto. As áreas mais turísticas, como a área de fora do Museu do Louvre ou a Torre Eiffel, estão cheias de imigrantes com pinta de ilegal insistentes vendendo chaveiros da Torre Eiffel. Detalhe: é proibida a venda de qualquer coisa naquela região e quando há barulho de polícia, todos fogem correndo em uma mesma direção.

Isso dá uma sensação de insegurança tremenda. Além de tornar o local desagradável, pois eles são insistentes e estão todos conectados, inclusive com os que aplicam o golpe do anel. Ao invés de relaxar e curtir aquele lugar lindo de morrer,  você tem que ficar se preocupando com que está ao seu lado, com sua bolsa, sua câmara. Sério, desanima muito. Ainda mais com os preços de Paris.

Ouvi casos de roubo praticados por essas mesmas pessoas. Ah, tem também o golpe do abaixo assinado. Algum imigrante vai te perguntar se você fala inglês, daí pede para assinar um abaixo assinado ou sei lá o que que vai fazer com que dinheiro chegue na África e depois fica te pedindo esmola.

Eu não cansei de me perguntar como a prefeitura de Paris deixa isso acontecer. De qualquer forma, previnam-se. Aqui tem um bom post sobre os golpes aplicados pela Europa, e aqui sobre golpes em Paris. Convém ler isso aqui também. Ou seja, esse cenário todo não é de hoje. Sad, but true.

Na estação de metrô Les Halles, que era nosso caminho para ir pra casa, havia muita polícia com metralhadoras! Fiquei chocada e com medo, claro. Aliás, agora, fazendo esse post e conferindo o nome da estação no Google, descobri que aquela região é complicada, com venda de drogas e etc. Portanto, evitem!

Isso tudo dá um desânimo, né? Sou capaz de não voltar mais. Férias serve para espairecer as idéias, contemplar a vida e não pra ficar com medo de ser assaltada ou ficar planejando em como fugir de golpes.


A sorte é passamos boa parte do tempo no "lado B" de Paris, longe das multidões de turistas e menos suscetíveis aos tais golpes. Então, no final das contas, o saldo foi positivo e as lembranças são ótimas. Mas fica a dica: cuidem-se em Paris.

Beijocas. Vanessa.

Um comentário:

  1. poís é Vanessa.... o que vc sentiu em Paris eu sinto toda vez que vou ao Brasil, a impressão que tenho é que ta escrito na minha testa que eu moro na Holanda e por morar na Europa eu tenho euros...nunca faço umas férias tranquila....sempre com um pé atraz...já na Europa eu me sinto segura, mesmo de noite na Holanda ou outro país do Sul da Europa.....é claro que jamais eu faria no leste europeu o que faço no sul europeu....os imigrantes que vc viu em Paris , com certeza são ou da Romenia,Polonia,Hungaria...aqui na Holanda, temos problemas em Amsterdam com imigrantes do marroco ou das antilhas holandesas.....mais no final temos que Rezar e aproveitar a vida .......

    ResponderExcluir