segunda-feira, 7 de julho de 2014

Copa do Mundo 2014 - A Copa da Copas e dos copos.

Pessoas,

como disse uma amiga em um comentário a uma foto lá no Facebook, eu pareço uma criança de tão empolgada com essa Copa!

É verdade. 

Não acompanho futebol e nem torço para nenhum time, mas a Copa do Mundo sempre me empolga. E isso, na verdade, acontece não só com a Copa do Mundo de Futebol, mas com grandes campeonatos esportivos. Acho que pelo clima globalizado, porque esporte não só alegra, como integra. A gente acaba tenho assunto com todas as pessoas por perto e no elevador já não é mais preciso falar sobre o clima. 

As reportagens deliciosamente longas sobre os atletas, países e diversas culturas trazem sempre um monte de informações legais e a gente aprende várias coisas bacanas. Então, isso tudo acontecendo aqui no Brasil e, ainda, com vários jogos a 5km da minha casa tá me deixando em êxtase. 

Ver o Eixo Monumental e Esplanada com gente andando nas ruas é lindo. Mais lindo ainda porque muitas dessas pessoas não moram aqui. Aliás, nem brasileiros são. E eu tenho muito orgulho de ter gente de fora na minha cidade e me esforço para sempre tratá-los da melhor forma possível. Quero que eles saiam daqui com uma ótima impressão da gente e queiram voltar. Além disso, tem coisa mais "clima de férias" que ouvir pelas ruas outros sotaques ou outras línguas? Pra mim não tem, não.

Pela nossas experiências (fomos, até agora, em todos os jogos de Brasília), a organização está exemplar. Desde lugar para parar o carro até entrar no estádio. Muito policiamento e com trabalhadores e voluntários sabendo dar todas as informações. O banheiro feminino é limpo e não vi nenhum que não tivesse papel higiênico.

Queremos a Fifa para presidente do Brasil!

Impressiona a qualidade da fantasia de alguns torcedores! E eu fico especialmente intrigada com a incrível disposição de alguns de trazê-las na mala! Tem algumas gigantes e bem felpudas, tipo de  urso ou algum mascote desconhecido pra mim.

Falando em mascote, o Fuleco, que parecia fuleiro, pegou! O tatuzinho faz sucesso e a Loja Oficial da Fifa tá sempre cheia de gente querendo uma recordação com o mascote amarelo desenhado nela.

As torcidas são, claro, um show a parte! Quanta animação a Colômbia e a Argentina nos inspiram, hein! Já temos vários gritos de guerra e a cada jogo os brasileiros parecem mais animados e sem medo de perder a voz nos estádios.

Se gritam Messi, a gente grita Neymar. Se gritam James, a gente grita Neymar. Se gritam Shaqiri, a gente grita Neymar. Se gritam Cristiano Ronaldo, a gente grita Neymar.Se gritam Robben, a gente grita Neymar. Se gritam Van Persie, a gente grita Neymar  E mesmo estando sem Neymar, a gente continua gritando o nome do nosso garoto.

Além de tudo isso aí falado acima, ainda rola a balada no estande da Budweiser antes dos jogos, as estações para fotos legais dos patrocinadores localizadas no anel interno do estádio e, claro, os bolões! Bolão é a competição dentro da competição, e vira logo uma zoação.

Ah, e os hinos nacionais! Pura emoção.

Uma das coisas mais bacanas que a Copa me trouxe foi presenciar, em abril, no Japão, as lojas de esportes em clima de Copa e com produtos brasileiro em destaque. Certeza absoluta que isso aconteceu no mundo todo!

E essa Copa não é só a Copa da Copas, não. É a Copa dos copos também. Impressionante o valor de um copo nos estádios. Não pode descuidar um minuto que levam o seu! Compreensivo. Os copos são lindos e valem como uma ótima lembrança do evento. Os da Brahma desde sempre vem com a referência do jogo (nos jogos que já estavam definidos, vinham até com a bandeira dos países e os nomes). A Budweiser, antes com um copo simples, deu uma incrementada e agora tem também um copo lindo!

A coleção.
Poderia ter Copa todo os anos. Substitui pelo Carnaval. Ou pela Semana Santa. Ou até mesmo pelo Natal. Gente, nem no Natal o clima de confraternização, a camaradagem e as reuniões familiares são tão corriqueiras. 

O único porém, claro, são os preços. E, atualmente, a dificuldade de comprar ingressos. É fato que ainda tem muitos disponíveis, mas o acesso a eles não tá fácil, não. E sobre o dinheiro, penso que vai-se o dinheiro, ficam-se as lembranças e a experiência. Ainda que seja caro, é mais barato participar de uma Copa aqui do lado de casa do que ter que acompanhar alguma fora do Brasil. 

Só me arrependo de uma coisa: de não ter tirado o mês de férias e viajado pelas cidades sede e assistido ainda mais jogos e em estádios diferentes. E ter visto mais torcidas e gente fantasiada. E ter tirado mais fotos. E ter chorado mais vezes ao cantar o com o hino nacional junto com muitos milhares de brasileiros nos estádios. E ter o coração ainda mais repleto de felicidade.

Vou morrer de saudades. Mentira. Já estou morrendo de saudades.

Vão lá ver nosso "álbum de figurinhas" da Copa 2014 na Fan Page do blog, que é pra vocês verem do que eu estou falando.

Beijocas. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário