quinta-feira, 24 de julho de 2014

Nara - Abril/2014

Pessoas,

mais um post sobre o Japão.

Fomos à Nara partindo de Osaka, um bate e volta de um dia. Infelizmente, o dia não cooperou. Choveu (a ponto de atrapalhar programas) e fez um frio danado. Felizmente, conseguimos combinar de nos encontrar por lá com o Alan e a Janete, querido amigos brasilienses que, coincidentemente, estavam no Japão na mesma ápoca que a gente.

Engraçado que um dos fatos ocorridos no Japão que mais me lembram Nara não aconteceu em Nara. Aconteceu em algum pub* em alguma estação de trem em Osaka. Acostumem-se ao "algum". Difícil saber em qual bar/restaurante estávamos. Eu mal conseguia fazer check in em rede social porque ficaria umas 3 horas comparando os ideogramas do nome do local com os que haviam de opção nas redes.

*depois desse discurso todo sobre locais achei uma foto na Fan Page do blog na qual fiz check in do tal pub :-) É o Beer's Table Keller Keller.

A propósito, nesse pub tinham algumas cervejas japonesas. Conhecemos a Minoh Beer, gostosa até!


Enfim. O fato é que sentamos no balcão do pub para bebericar alguma coisa e tinha um japonês de uns 60 anos sentado ao lado comendo e bebendo. Pois não é que ele chamou o garçom e mandou que nos service um pouco do seu petisco? A partir daí, começamos a bater papo e ele disse que já tinha vindo ao Brasil, há muito anos. Quando dissemos que no dia seguinte iríamos à Nara, ele emendou: "Sou de lá! Pena que amanhã tenho reunião, senão iria mostrar a cidade para vocês."

Gente, não dá vontade de abraçar? Assim são os japoneses.

Nara fica a menos de 1 horas de Osaka ou Quioto.







Esse é o templo Kofukujo. Passamos por ele no caminho para o templo Todaiji, onde fica o Grande Buda.


Acho que todo mundo vai até Nara para conhecer o templo Todaiji, um dos mais famosos e importante historicamente. Foi construído em 752 e tem dentro dele o maior Buda de madeira do mundo. Ele está sentado e tem 15 metros de altura.

O Todaiji é realmente lindo, por dentro e por fora. Mesmo com o dia feio, ele fica bonito.











Dentro do templo tem uma passagem em uma das colunas que, segundo a lenda, quem consegui passar por ela tem passagem garantida para o Paraíso. Eu e Janete, que não somos bobas, fomos. Mal não vai fazer. Pena que não cabe qualquer um. A passagem é estreita. Tem o tamanho exato de uma das narinas do Grande Buda de madeira que fica dentro do templo.




Sobre o bichano da foto acima. Nas redondezas do templo Todaiji, que fica no Parque de Nara, há muitos veados, do tipo bambi. Muitos! São considerados bichos sagrados. Reparem que eu fui com uma blusa de frio em homenagem a eles :-)






Eles estão super acostumados com as pessoas e não atacam. De maldade. Mas de bondade....atacam. O caso é que existe um monte de vendedores de biscoitinhos para dar para os veados. E tem milhares de turistas que compram biscoitos para alimentá-los. Sacou, né? Se você tiver biscoito na mão, ele vai fazer de tudo para pegá-lo. Se ele achar que você tem biscoito, ele vai ficar no seu pé te cheirando e até fuçando sua bolsa. Tire alguns minutos para observá-los abordando os turistas. Diversão garantida.

Eles são tão mal educados com comida que vimos um deles rasgar o dever de casa de uma japonesinha estudante que estava por lá com o papel em mãos. Explico.

Um grupinho de estudantes japoneses precisavam fazer, para trabalho escolar, uma entrevista com algum turista. O Alan foi escolhido e respondeu as perguntas por escrito com o maior prazer.



De repente, um veado veio se aproximando e meteu a boca no papel nas mãos da garotinha (de rosa, abaixo. A garota assustada). Mastigou, mastigou. Não lembro se engoliu, mas a garotinha ficou assustada e triste.




Então, cautela é bom.

Com um frio de lascar, logo depois da visita nos enfiamos no restaurante mais perto para comer comida bem quentinha. Aquilo sim foi confort food!




Por causa da chuva e do frio, fomos para o Museu Nacional de Nara. Valeu a pena. Era quentinho e tinham peças bem interessantes.

Depois do museu, um parada num café para um café, um docinho e um bom bate papo para fechar o dia com chave de ouro!





Delícia de dia!

Beijocas. Vanessa.

Um comentário: