quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Genghis Khan

Pessoas,

dia desses fomos conhecer o Genghis Khan, restaurante na 214 norte. Gengis Khan foi um imperador e conquistador mongol (da Mongólia). E é também o nome de um prato hoje bastante popular no Japão que consiste, basicamente, em grelhar carnes e legumes em um grill semioval. Diz a wikipedia que esse prato surgiu porque os soldados de Gengis Khan, durante a guerra, utilizavam seus capacetes como a  grelha para preparar a comida.

No restaurante da 214 norte, além do genghiskhan, servem também shabu-shabu e sukiyaki. Éramos 4, eu, Vinicius, Janete e Alan (a turminha que se encontrou no Japão!) e pedimos um genghiskhan e um sukiyaki para compartilhar na mesa.

O genghiskan custa R$ 70,00 por pessoa para comer a vontade. Vem pra mesa acelga, shimeji, batata, abobrinha, quiabo, talo de repolho roxo, talo de  acelga, cenoura, ervilha torta, bardana, berinjela, brócolis, repolho roxo, cenoura, filé de vaca, de porco e bacon. E também um molho especial da casa, delícia que só!

O sukiyaki é preparado na mesa pelo garçom. Primeiro coloca o filé de vaca na manteiga e deixa fritar. Depoius acrescenta tofu, acelga, shitake, repolho roxo, cenoura, macarrão udon, talo de repolho roxo, ervilha torat, cebolhinha, caldo para cozimento e, por fim, três ovos! Acompanha um molho de gemas gostoso.

O preço é o mesmo.

No dia em que fomos, tava rolando uma opção de R$ 100,00 por casal, mas sem ser a vontade. Fomos nessa e comemos bastante!

Não é barato e cai na mesma teoria do founde: se paga para fazer a própria comida, e ainda mais caro. Mas, a parte legal é encarar que não é somente comida. É distração. É pra bater papo, ter estratégia de como colocar as comidas na grelha e ser mais rápido para pegar o que mais gosta.

Para beber, fui de um drink indicado pelo garçom: Drink Gelado da Casa, com sakê, laranja, limão e capim santo, 14 realidades de pura delícia!

Fiquei bastante curiosa para provar o Drink Quente da Casa: sake, chá verde torrado, gengibre, pimenta malagueta. Ah, eles têm vários tipos de cervejas também.

Fomos numa quinta-feira e tava rolando a Quinta do Casal. O que significa? Cada casal ganha uma sobremesa. Depois de muito pensar e saber exatamente o que eu queria, mudei de opinião e fui de Gingerkhan: bolinho de gengibre inspirado em receita de brownie, acompanhado de calda de limão siciliano e sorvete de creme.

O preço da sobremesa é R$ 19. Eu preferiria o bolinho menos doce, mas tava bem bom!

Hoje, quinta-feira, vai rolar a última edição da Quinta do Casal.

Eu gostei bastante!

Atentem para as ressalvas: a roupa e o cabelo ficam com cheiro de churrasco, mesmo que se sente na área externa.

Por outro lado, nesses dias mais quentes, é um luxo sentar numa área externa, beber um drink refrescante, comer algo leve sem meter o pé na jaca e bater papo com gente legal. Recomendo!!!

CLN 214 Bloco C (fica na parte oposta do Santuário)
Telefone: (61) 9973-0020
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 18h30 às 22h30.
Cardápio on line (com preços!): http://genghiskhan.com.br/restaurante/wp-content/uploads/2014/05/cardapio.pdf

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Tóquio - Parte 4 - Abril/2014

mais sobre Tóquio!

Olha, a cada post, meu coração dilacera por não poder ter ficado 1 mês em Tóquio. Eu sempre penso na Europa quando penso na possibilidade de um período sabático. Mas, agora tô seriamente considerando o Japão.

Ficaram tantas coisas sem visita, sem explicação...Mas vamos ao que temos em mãos :-) Porque reclamações, apenas, levam a lugar algum, né?

Parque Ueno

O Parque Ueno é um parque público e bem grande! É um dos locais mais indicados para apreciar o florescimento das cerejeiras (existem mais de 1000 delas por lá) e durante esse período rola feirinhas de rua, piqueniques e tals.

Fomos num sábado, então o local tava cheio. Além de muito verde e lagos, por lá tem também um zoológico (Ueno Zoo - que eu resisti bravamente e não entrei), váaaaarios templos e vários museus, como o Museu Nacional, o de Ciências, Metropolitan Art. Infelizmente não tivemos tempo de curtir nenhum museu :-/

Comemos um petisco de rua muito comum pelo Japão: batata doce frita :-)

Asakusa

De lá, fomos de trem para Asakusa, um bairro mais tradicional, com carinha de Japão antigo. A atração mais popular de Asakusa é o Sensoji, um belíssimo templo budista, mas tem um monte de coisa legal e dá pra perambular bastante pelo bairro. Tem uma região forte de comércio, como a loja de departamento Rox (não fomos). Aliás, como era pré Copa de 2014 no Brasil, as lojas de esportes estavam todas lindamente enfeitadas com o Brasil em destaque!

Bem pertinho do templo está a Nakamise, um rua de comércio cheia daquelas coisinhas que turistas adoram, especialmente no Japão: biscoito de feijão, de gengibre, pepinos como petisco, doces de feijão e de todas cores possíveis, tudo que é coisa da Hello Kitty, guarda-chuvas, etc...

Estava lotado e rolando uma cerimônia que não sei de qual era.

A rua Nakamise com o templo ao fundo.
Em Asakusa está a Asahi Beer Tower, um dos prédios da cervejaria japonesa Asahi, o rio Sumida, onde a galera pratica esportes e toma sol. No Asahi Beer Tower tem restaurantes e, aposto, cerveja :-)

Dizem que esse prédio dourado com o teto prateado representa um copo de cerveja. O espermatozóide indo em direção a ele eu não sei. Ao lado do copão de cerveja, está a Tokyo Sky Tree Tower, a torre mais alta do mundo (634m)! Pode subir nela, mas é pago, por isso optamos por ir nas torres da prefeitura.

Tem vários passeios de barco pelo rio Sumida, inclusive a noite, quando a ponte Rainbow fica linda!

No pátio do prédio da Asahi, tava rolando uma apresentação de colégio. Ai, gente, essas crianças japinhas são fofas demais da conta. Eu pirava!

Almoçamos muito bem nesse dia! Entramos sem muitas esperanças no restaurante Sakura, achando que ia ser caro e ruim, mas foi só caro :-) Comida japonesa tradicional mega deliciosa e donos (que também são garçons) muito simpáticos.

Depois do almoço, fomos para Harajuku. Já falamos desse bairro aqui. E, depois (foi um loooongo lindo dia:-)), fomos para Odaiba, bairro onde fica a famosa Rainbow Bridge e uma réplica da Estátua da Liberdade.

Odaiba

Já é legal chegar de trem em Odaiba (cujo trajeto não pode ser feito todo pelo JR Pass) porque se tem uma vista linda da ponte Rainbow.

Em Odaiba tem um variedade de complexos de lazer e shoppings center. Nosso tempo exíguo só nos permitiu curtir a vista noturna da ponte e fazer umas fotos. Mas, se você tiver tempo, por lá tem uma roda gigante gigante (não é erro de repetição, quis dizer que a roda gigante é gigante mesmo), uma loja giga da Panasonic, showroom da Toyota, o Venus Fort, um shopping com estilo europeu com outlets, museus, cinemas e uma infinidade de coisas!

Estátua da Liberdade, Rainbow Bridge e lá no fundo a Tokyo Sky Tree Tower.

Li que essas luzes da Rainbow Bridge são todas fruto de energia solar.

Depois, de volta pra casa.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Tóquio - Parte 3 - Abril/2014

Pessoas,

um ótimo programa em Tóquio é passear pelos arredores do Castelo Edo, ou Palácio Imperial, construído em 1457. Situado no bairro Marunouchi, o castelo fica no meio de uma grande área verde (são vários parques e bosques que se confundem), com lago. Tudo isso no meu de umas maiores metrópoles do mundo. Viu porque Tóquio é incrível?!?

Ponte Niju - famosa e todo mundo do mundo todo quer tirar foto lá.

O Palácio Imperial é a residência do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko. Há passeios guiados pelas dependência do palácio, duas vezes por dia. Reservas por aqui: http://sankan.kunaicho.go.jp/english/ Não fizemos. Comemos mosca.

Esse é um dos pontos de lazer dos japoneses, que correm por ali, pintam, fazem piquenique e até caçam borboletas.

Fomos pra essa região num sábado pela manhã. A quantidade de corredores indo sempre numa mesma direção era tão grande que a gente teve certeza que estava ocorrendo uma prova de corrida de rua.

Até ver essa placa abaixo e entender tudo.

Nessa placa, estão escritas regras de condutas para aquela área. Uma delas é "correr na direção anti-horária". Por isso uma horda de japas sempre vindo na mesma direção. Sim, vindo, porque nós dois íamos na direção oposta.

Perto dali também fica a famosa, pela arquitetura, e importante, pela demanda, Estação de Tóquio, de onde saem e chegam cerca de 3.000 trens por dia.

A Estação de Tóquio é essa à esquerda da foto, de tijolinho. Não tenho uma boa foto. Fail!

Dessa região do Palácio Imperial, fomos batendo perna até o Tokyo Metropolitan Goverment Building. Já tínhamos ido a noite, mas queríamos ir no observatório durante o dia também. Já publiquei as fotos quando falei do observatório, aqui. No caminho, fotos das interessâncias da cidade.

Asfalto todo enfeitado de folhas de cerejeira.

Foto de marido engenheiro. Vamos prestigiar. (I)

Foto de marido engenheiro. Vamos prestigiar. (II)

Foto de marido engenheiro. Vamos prestigiar. (III)

Esse palácio lindo, que tá lá no fundo da foto de cima, apareceu no meio do caminho e eu não faço idéia do que seja. Tentei descobrir no Google, mas não tive sucesso. Se alguém souber, me conta!
Atualização: A edificação misteriosa é o Palácio Akasaka, hospedagem oficial dos Chefes de Estado em visita ao Japão. Faz parte do Tesouro Nacional nipônico (Patrimônio Cultural).

Japas engraçadinhos....

Pequenos galhos com folhas de diferentes cores. Mudança de estação? E olha que belo enfeite para um muro.

Depois, casa. Mas, antes passamos no mercado porque resolvemos jantar em casa. Ah, e eu também resolvi relaxar na mini banheira tomando uma Guinness.

Comida de mercado top!

Decifra aí a conta.....

Banheira-ovo.

Foi assim. Um dia lindo e calmo na loucura de Tóquio.