segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cidades Históricas de Minas (Estrada Real) e IPA Day em Ribeirão Preto - Agosto/2014.

Pessoas,

em agosto do ano passado resolvemos fazer uma viagem light: fomos passear de carro pela Estrada Real, conhecer algumas das principais cidades históricas de Minas Gerais e finalizar o roteiro em Ribeirão Preto, no IPA Day.

O "light" da viagem, claro, não está relacionado com o peso corporal, composição dos alimentos ou dinheiro, e sim com aquela preguiça-leseira permitida numa viagem de carro por cidades pequenas, onde o tempo demora a passar e o sono é maior que o habitual. E, estando no próprio país, a preocupação com toda a logística da viagem é muito menor.

Comemos muito demais da conta (aquele Estado devia se chamar Minas Engordais) e o céu é o limite para os preços das famosas cidades históricas, especialmente Tiradentes, especialmente se é época do Festival de Gastronomia de Tiradentes, o que foi o nosso caso (por coincidência!).

Nosso roteiro foi o seguinte:

- de Brasília até Diamantina
- de Diamantina até Brumadinho
- 3 dias inteiros em Ouro Preto
- 3 dias inteiros em Tiradentes
- de Tiradentes até Ribeirão Preto
- 1 dia inteiro em Ribeirão Preto - IPA Day
- de Ribeirão Preto até Brasília

Usamos o Google Maps como GPS (dá pra salvar os mapas e usar off line, pergunte ao Google) e o carro  que viajamos (lindamente cedido pelos meus pais) tinha GPS, mas é tudo muito bem sinalizado e não tem com que se preocupar. Se souber o rumo, dá certo.


Tem muitas dicas na internet em blogs de viagem e também há o site oficial da Estrada Real. Vale a pena fuçar para descobrir curiosidades, decidir onde quer ir, como ir, onde dormir, comer e tudo mais.

Um conselho importante: verifique o horário de funcionamento de todas as atrações visitar e veja se casa com o roteiro. É comum fecharem alguns dias da semana, e muitas delas têm o horário bem reduzido, funcionando um pequeno período pela manhã e outro a tarde.

Outra coisa: se tiver carteirinha de estudante, leve. Muitas das atrações tem valores para meia entrada.

Em agosto de 2014, as estradas estavam bastante boas. Talvez daqui até Diamantina seja o pior trecho, mas, no geral, a maior parte dela está tapetão.

Esse post é um geralzão. Farei posts específicos de cada parte da viagem.

Sobre o IPA Day, se você é louco por lúpulo, se programe e vá! Apesar do calor infernal que se faz em Ribeirão, vale a pena. É bacana provar várias IPAs ao mesmo tempo e comparar a diferença de característica dos diversos lúpulos em centenas de cervejas. Além da farra, das histórias, das pessoas, dos amigos, dos ídolos.





Essa é a Carol, da Mamãe Bebidas. Ídola :-)


Beijocas. Vanessa.

2 comentários:

  1. Legal o blog mês passado fizemos alguns destes passeios muito legal gostei principalmente de Tiradentes ...achei seu blog procurando dicas de Brasília.

    Hercli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hercli! Legal que achou o blog :-)
      Tiradentes é demais!
      Abraços.

      Excluir