segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Holanda - março/abril de 2019, com bebê de 1 ano e 7 meses

Lia,

acredita que conseguimos arrastar um monte de gente para Europa conosco? Foram a vovó Nice, o vovô Jair, a tia Ivenice e a tia Adeilde. Ficamos com eles 1 semana, entre Holanda e Itália, e depois fomos ficamos mais 1 semana só nos três perambulando pela Toscana.

Esse post será sobre a Holanda. O próximo, sobre a Itália. É muita foto!! Um post só ficaria gigante (bem gaaaaande, como você fala :-))

Conseguimos comprar as passagens numa promoção muito boa da Alitália, com vôos direto para Roma saindo de Guarulhos. Pra variar, a mamãe estava super receosa em relação ao tempo de vôo, pois de São Paula para Roma são 11 horas no ar. Ainda bem que foi bem tranquilo! A Alitália oferece bercinho para bebês e você dormiu bem durante os vôos, viu desenho, comeu. Igual todo mundo que estava lá.

Quase infartei quando fui reservar hotel em Amsterdam. Uma fortuna! Acho que porque fomos na primavera, época do Keukenhof, as tarifas estavam todas altas e ainda não tinha opções sobrando. Por sorte, ficamos hospedados num hostel super legal, o Stayokay Amsterdam Vondelpark. Ele tem pinta de hostel, mas conforto de hotel. É descolado, colorido, e também organizado, com um bar massa,  com preços justos, comida gostosa, onde os adultos beberam muita cerveja holandesa e também belgas, porque, né, ali do ladinho...pode ser considerado um beba local.

Você, filha, se divertiu muito na escada e entre as poltronas e mesas das áreas comuns. Nosso quarto era meio apertadinho, mas tinha uma vista linda da Vondelpark e era confortável.

Fomos ciceroneados pela Rubilene e pelo Fred. Foi excelente! Estávamos de carro e passeamos até pelo país, com direito a algumas voltinhas de trem nas distâncias mais próximas.


A Holanda tem tesouros encantadores. É a segunda vez da mamãe e do papai no país e voltamos mais apaixonados. Amsterdam é massa, mas o interior é deslumbrante, as cidades são cenográficas, a paisagem é sempre linda, com bastante água, verde e as famosas vacas holandesas.

Como o país é minúsculo, as cidades ficam muito pertinhas. Vale a pena zanzar bastante, além de curtir muito os canais e arquitetura de Amsterdam.







No primeiro dia, fomos ao Zaanse Schans apreciar os moinhos e as casinhas históricas, na beira de um canal. Tava um friozinho bom, mas você nem se abalou. Andou e correu pra caramba!

Zaanse Schans fica a uns 20km de Amsterdam e é bem servida de transporte público. É praticamente uma vila holandesas com tudo que nos lembra a Holanda: moinhos, vacas, tamancos, queijos, casinhas típicas. Apesar de ser basicamente um passeio ao ar livre, há algumas lojinhas no local, com museus e cafés fofos.

Nesse dia, estava um friozinho danado, com bastante vento, e você nem se importou, Lia. Correu e brincou e se divertiu muito com as novidades e as cores daquele lugar.

O lugar é perfeito para fotos, especialmente se o céu tiver azulzinho, como no dia em que fomos.








Depois fomos para Marken, uma cidadezinha linda com casinhas verde de madeira a  de Amsterdam. O local é tipo uma vila de pescadores e, por seu quase uma ilha, o caminho para lá é belíssimo, numa estrada com água dos dois lados. Que lugar mais bucólico! É até difícil acreditar que é uma cidade habitada, de tão perfeitinha, do tanto que inspira felicidade.

Em Marken, conhecemos uma fábrica de tamancos holandeses e sentamos no De Taanketelpara comer, beber e bater papo.



No final do dia, fomos até Alkmaar, famosa por seu mercado de queijos. Os queijos ficam pra uma próxima oportunidade, pois chegamos tarde na cidade, mas jantamos super bem no Wolf Hotel Kitchen & Bar.

O segundo dia foi dedicado ao Keukenhof, o famoso jardim de tulipas localizado em Leiden, pertinho de Amsterdam. Filha, você ficou encantada com tantas cores e com tanta beleza. Passamos o dia por lá. Papai e mamãe já conheciam o jardim e o recomendavam fortemente a todo mundo. A segunda visita só confirmou nossa opinião. É imperdível.



















A noite, jantamos no Valpiano. Delícia!

No terceiro dia, fomos passear de barco pelos canais de Amsterdam. Você tirou o maior cochilo, como em muitos momentos da viagem, como podemos ver nas fotos, então foi um passeio bastante tranquilo!



A tarde fomos ao museu Rijksmuseum com o Enzo. Os vovôs, as titias, a Rubilene e o Fred foram visitar um castelo.




Praça dos museus, toda enfeitadas com tulipas lindas!


A selfie da selfie.


O museu é incrível! E ter ido com o Enzo, que adora história, foi bem legal porque ele fez um verdadeiro tour guiado conosco.

Depois do museu, Le Pub pra umas cerveja holandesas e um bate papo massa, porque ninguém é de ferro!

No dia seguinte, zarpamos para Roma!

Tchau Holanda!

Beijocas! Vanessa.

Um comentário: