segunda-feira, 31 de maio de 2021

Espanha - Fevereiro de 2020 com bebê de 2 anos e 5 meses

Lia,

fomos para a Espanha! E é incrível como essa viagem está viva na sua memória até hoje, quase 1 ano depois.

Foi nossa primeira vez no país e optamos pelo Sul da Espanha, região da Andaluzia, primeiro porque lá não faz muito frio, nem no inverno, e também porque só há relatos de que é lindo demais. E, de fato, é! Nossas estadias foram em Ronda, Granada e Sevilha, com algumas escapadas.

Fomos de TAP, com passagens emitidas com milhas. Nossa previsão era chegar no aeroporto de Sevilha às 10h, mas tivemos o azar de pegar uma sequencia de voos atrasando e chegamos em Sevilha às 18h! Tivemos o maior chá de cadeira no aeroporto de Lisboa. Pra mim e pro papai foi meio chato, mas você até que se divertiu . E bastante :-)

Já que estávamos em Portugal, comemos bacalhau :-)

Como entreter crianças por longas horas no aeroporto

No aeroporto de Lisboa, com tanto tempo de bobeira, mas restritos à área de embarque, resolvemos tentar encontrar um chip de dados para os celulares. Na Fnac, loja que sempre confiamos, nos sugeriram um chip da Lycamobile. Segundo eles, era muito usado, valia também na Espanha e custava 10 euros um monte de gigas por 30 dias. Compramos dois, e logo de cara não funcionaram direito nos nossos celulares. O rapaz da Fnac disse que naquela região do aeroporto o sinal era ruim mesmo. Claro que estavam nos fazendo de trouxa. Os chips nunca funcionaram direito, um deles funcionava muito mal bem de vez em quando. Ô raiva!

Nossa programação era pegar o carro em Sevilha e ir seguindo para Ronda (130 km), onde dormimos a primeira noite, com parada estratégica em Zahara de La Sierra. Só que, chegando em Sevilha às 18h, até desembarcar, pegar carro e tudo mais, o que conseguimos foi chegar em Ronda depois das 21h, enfrentando de noite uma estrada desconhecida e cheia de curvas, com um carro recém alugado e, portanto, também desconhecido e todos nós cheios de cansaço e fome. Tivemos dificuldade para estacionar o carro, porque todas as vagas públicas já estavam lotadas e por pouco não pegamos o pequeno hotel fechado (a recepção fechava às 22h). Foi tenso. Ainda bem que dessa vez a mamãe lembrou do seguro do cartão de crédito e na volta registrou o sinistro por atraso de voo. Deu certo!!! E vou contar: o valor do seguro foi bem bom :-) Além disso, claro, ajuizamos ação contra a TAP e conseguimos um acordo razoável.

Ficamos hospedados no Hotel Morales em Ronda, um hotel com cara de pensão, sem café da manhã, bem simples mas confortável, limpo, bem localizado, com wifi e berço no quarto. Duas diárias custaram R$ 366. Valeu muito!

Chegamos, largamos tudo no quarto e fomos atrás de um lugar pra comer. Encontramos aberta o restaurante e pizzaria Vesubio e, olha, que achado. Um local quentinho, familiar, com cara de restaurante local, cheio de espanhóis, com comida gostosa e barata. Me apaixonei pelo vinho da casa. Achei tão bom que não tive coragem de pedir a segunda taça antes de perguntar o preço, porque, né, devia ser caro. Custava 1,50 euros, um Antaño Rioja Tempranillo. Comemos umas azeitonas gordas de couvert, pizza, um prato de peixe com batatas e torta de chocolate de sobremesa. Gostamos tanto que voltamos na noite seguinte para jantar, aí foi lasanha e omeletes.

Nossos cafés da manhã foram na Cafeteria Blanco y Negro, vizinha ao hotel. Foi aqui que você aprendeu a molhar o biscoito no leite.

Ronda é uma cidade linda linda. Foi construída entre dois penhascos imensos, o que proporciona passeios deliciosos com vistas incríveis. É uma cidade pequena, mas imponente, impressiona! As construções bem na beira dos penhascos chegam a causar arrepios.

Ponte Nova (que na verdade já é bem velha) que liga as duas partes dos morros de pedra que formam os penhascos

Ronda é muito famosa também pelas touradas. A Plaza de Toros é uma arena de touradas e é possível visitar. O clipe da música Take a Bow da Madonna foi filmado lá.

Despois de perambular por Ronda, fomos de carro até outro pueblo blanco, Setenil de Las Bodegas. O incrível dessa cidade é que muitas casas e ruas foram construídas em baixo e ao redor das pedras, aproveitando o espaço causado pela erosão natural. Uma delícia de lugar para passear também.

o teto do restaurante onde almoçamos

Em Setenil de Las Bodegas decidimos provar uma dessa suculentas laranjas, porque toda hora, desde que chegamos em Ronda, dávamos de cara com um pé de laranja carregado, com cheiro maravilhoso.

Então tentamos resgatar a coisa do "me dá pezinho", que é qdo você apoia o pé nas mãos entrelaçadas de alguém para subir e alcançar alto. Foi comédia, né, eu mal tinha força e equilíbrio para apoiar o pé nas mãos do Vinicius e alcançar a laranja lá no alto. Acabou que deu certo. Só que a laranja... intragável. a coisa mais azeda que já provamos na vida! rsrs

No dia seguinte, zarpamos para Granada. Fomos pela pista beira-mar, passamos por unúmeros pueblos brancos, em Marbella e paramos em Málaga para comer uma coisinha. A viagem foi legal, mas a chegada em Granada foi estressante!

Ocorreu que naquele 19 de fevereiro de 2020 estava tendo uma manifestação na cidade e ela estava entupida de tratores e com todas as principais vias bloqueadas. Ficamos bem umas 2 horas tentando chegar perto do nosso apartamento, até que paramos num estacionamento possível e fomos andando até nosso ap. É provável que você, filha, tenha ficado entediada e impaciente, mas no momento em que escrevo esse post, no dia 19 de maio de 2021, só lembro de como as buzinas e os tratores te marcaram, pois até hoje você associa tratores com Espanha :-) Quando finalmente nos acomodamos, fomos jantar ali por perto e depois caímos na cama. O descanso foi merecido.

Em Granada ficamos num apartamento pelo Hoteis.com, o Grancia Elvira Apartament. Lindinho, limpinho, novíssimo. Foi sucesso.

No dia seguinte, era a hora da tão esperada atração espanhola: La Alhambra, um complexo de palácios e fortalezas, que na verdade era uma medina mulçumana, ou seja, uma cidade murada. O local é imenso, riquíssimo em detalhes, lindo, lindo, lindo! A Alhambra, cujo nome significa castelo vermelho, é considerada a oitava maravilha do mundo. Ela está localizada na colina al-Sabika, o que faz com que ela faça parte da paisagem de Granada e também proporcione vistas incríveis da cidade, e ainda com a Sierra Nevada (onde é possível esquiar!) ao fundo.

Indo pra Alhambra. Fomos a pé mesmo.

O passeio é cansativo, especialmente com crianças. Carrinho de bebê é fundamental e por lá é bem acessível. Para visitar o Palácio de Carlos V, eles emprestam uma dessas mochilas tipo canguru porque não pode entrar com carrinho. Recomendo também levar água e algum lanche, porque a lanchonete que tem na entrada é bem simples e só com comida porcaria. Nos salvou, mas, se puder, convém levar algo melhor.

Coisa boa é menino que mama no peito. Tem a comidinha sempre ali garantida.

A mochila para carregar crianças que eles emprestaram é essa.

Nosso último dia em Granada foi dia de fazer uma das coisas que mamãe mais gosta em viagens: bater perna sem rumo, olhando a cidade, as pessoas, parando quando for conveniente. Granada é uma cidade muito linda e agradável, e a temperatura friazinha foi perfeita para nosso passeio. Nós exploramos os bairros Albaicín, com suas ruas estreitas, a rua chamada Carrera del Darro,  e fomos até o Mirante de San Nicolas. Aliás, rumo ao mirante você foi com um touro decidido, filha!

Carrera del Darro

Mirante de San Nicolas

Decoração e arquitetura árabes por toda parte

Fuente de las Granadas

De volta à Sevilha, nos hospedamos em um apartamento pelo AirBnb. Uma delícia de ap, espaçoso, confortável E o elevador dava na sala do ap. Nunca vimos nada mais chique nessa vida :-)

Assim que chegamos, devolvemos o carro alugado, deixamos as malas no apê fomos almoçar. Você escolheu o que: sushi!

Miss Sushi, um japonês com decoração meio Las Vegas, meio underground, meio clubber em Sevilha

No dia da chegada, fomos andar pela cidade. E que cidade linda! Passamos na Plaza Nueva, onde você correu muito atrás dos pombos, andamos ao longo do Canal de Afonso XIII, cruzamos algumas pontes, chegamos na magnífica Plaza de España e passamos também na frente da Catedral de Sevilha, que você deu como certo ser um castelo, onde morava um rei, a rainha e a princesa e assim a catedral foi chamada de castelo a viagem inteira :-)

Plaza Nueva

Olha que cenário de contos de fadas!

Plaza de España
Catedral, ops, castelo

Coincidentemente, no final de semana que estivemos por lá, rolou a maratona de Sevilla e tiveram alguns brasileiros correndo em busca do índice para as Olimpíadas de Tóquio. Por causa da maratona, tivemos a sorte de encontrar com nossos primos na viagem, a Ju, o Flávio e o fofo do Estêvão. Foi massa, não só o encontro com eles, mas estar na cidade quando havia toda a preparação para a corrida, assistir os atletas profissionais e amadores, estar na linha de chegada quando os primeiros colocados apareceram. Inclusive, a primeira colocada pela classe T54, para cadeiras de rodas, foi a paratleta Vanessa Cristina de Souza. Foi mega divertido estar lá na linha de chegada e, de repente, ouvir meus dois primeiros nomes serem gritados como campeâ \o/

Cansados de vermos os outros correrem, fomos almoçar, encontramos os primos, tiramos mais fotos na Plaza de España (porque é tanto detalhe lindo que dá vontade de tirar mil fotos), curtimos a cidade...

Nos arredores da Plaza de España tem cenários lindos, com jardins, lagos com aves, parquinhos

Você amou esses cavalos todos, filha! Eram os cavalos do rei :-)

No dia seguinte, foi dia de visitar a Catedral, digo, o castelo por dentro. Os principais pontos são Pátio de los Naranjos, um pátio cheio de laranjeiras, ótimo para descansar, o campanário La Giralda, de onde se tem vistas incríveis da cidade, a tumba de Cristóvão Colombo. A Catedral de Sevilha é listada como Patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade pela Unesco. A catedral, digo, o castelo é belíssimo, imenso, conhecido como o maior templo gótico do mundo e a terceira maior igreja do mundo, atrás da São Pedro, no Vaticano, e São Paulo, em Londres.

Túmulo de Crist[ovão Colombo

Pátio de los Naranjos

Almoçamos, tiramos um cochilo e fomos para a Plaza de la Encarnacion conferir a maior escultura de madeira do mundo, o Motropol Parasol. É muito linda e diferentona, adoramos!

Na volta para casa, você e o papai tocaram o terror pelas ruas de Sevilha. Você foi de cavalinho, papai pulando e a cantoria rolou solta! Pura diversão!!!

No nosso última dia em Sevilha, fomos ao aquário (nem preciso mencionar o quanto você amou o passeio), passamos pelo Mercado de Triana,  almoçamos e jantamos em restaurantes bacanas, Alfareria 21 - Casa MontalvánLa Malvaloca (não foram os únicos da viagem, mas esses marcaram), batemos mais perna, encontramos um parquinho...foi um dia delicioso!

Cada esquina, uma beleza arquitetônica

Árvores quadradas na frente do Banco da Espanha

Edifício do restaurante Alfareria 21, delicioso!

E assim foi nossa magnífica viagem pra Espanha! Você curtiu muito, filha. Até hoje fala dos tratores, do castelo e qualquer avião que você vê no céu você diz que tá indo pra Espanha.

Nós chegamos de viagem dia 26 de fevereiro de 2020, praticamente saímos da Espanha quando os casos do coronavírus estouraram por lá. Foi uma sorte tremenda que a viagem tenha acabado nessa data. No Brasil, neste 26 de fevereiro houve a confirmação do primeiro caso em São Paulo, de um homem vindo da Itália. Em meados de março, quase tudo parou, porque a ordem era ficar todo mundo em casa! Papai passou a fazer teletrabalho, suas aulas foram suspensas, a gente se reinventou para viver isoladamente e sem enlouquecer. Mas ter em você em casa conosco, o dia todo, todos os dias, foi maravilhoso. Você é especial, nós te amamos muito!!