quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Viagem de veleiro em Paraty, Ilha Grande e Angra - Setembro/2023

Lia,

a aventura da vez foi alugar um veleiro em Paraty e passar uns dias por praias paradisíacas no litoral carioca e paulista. 

Se não for pra ir assim a gente nem vai.

Não vejo melhor forma de conhecer a região. Estar no barco dá flexibilidade, oportunidade de acordar em lugares incríveis todos os dias, contemplar por do sol. 

Foi uma viagem espetacular, daquelas que ficam na memória. Achei a quantidade de dias perfeita, considerando as limitações de morar num barco e o tempo de tolerância das criança com o pouco espaço, sol demais.

O barco balança, mas não muito. A primeira compra que fiz para essa viagem foi de cartelas de Vonau Flash! Não usamos nenhum. Na verdade, a gente passa mais tempo com o barco parado que em movimento. Os deslocamentos não foram longos. Como fomos em feriado, a região estava com bastante embarcação, e então nosso barco acabava balançando mais porque o mar estava mexido mesmo. Essa mesma viagem numa semana sem feriado, sem tantas embarcações para competir espaço na praia, ficaria mais perfeita ainda. O único trecho mais tenso foi a travessia até Ilha Grande, porque pega um pedaço de mar aberto. Teve emoção, ondas grandes, mas você, filha, se divertiu horrores! Parecia que esatav em uma montanha russa de parque de diversões.

A cozinha é bem completa e só senti falta de uma frigideira com teflon pra passar aquele ovinho sem grudar :-)

Nosso roteiro incluiu Ilha da Cotia, Saco do Mamaguá, Praia do Crepúsculo, travessia para Ilha Grande, Enseada Sítio Forte, Praia da Tapera, Lagoa Azul (aquário natural!), Praia Freguesia do Santana (suja demais, um horror!), Praia de Bananal Grande, travessia para Angra, Praia de Piraquara de dentro, Ilha de Sandri. 


Nossas paradas.

Alugamos com a empresa Wind Charter e contratamos também um skipper (motorista do veleiro). Foram 4 noites e fizemos basicamente todas as refeições no barco (com exceção da última noite, quando voltamos para a marina de Paraty e fomos dar um giro na cidade). O custo do barco + skipper + mercado (comida e bebida) foi de uns R$ 6.500 por família.



Começamos a viagem com e céu nublado, mas teve muito sol e céu azul.


Nosso barco é muuuito charmoso! 

O modelo do nosso barco foi o Delta 41, com 3 cabines com cama de casal e 2 banheiros. A mesa da sala também vira uma cama grande. Ficamos bem acomodados. Cada casal ficou com uma cabine, o skipper ficou com a outra, e as crianças dormiam na sala. O barco tem vela e motor, e usamos o motor quase o tempo todo. A água para cozinha e banho fica em reservatórios e tem que economizar, tipo motorhome. Pros nossos 4 dias, com 8 pessoas no barco, precisamos repor a água limpa uma vez.

Essa era uma das cabines, a maior. A cama é triangular. Vinicius e Lia dormiam nas laterais e Vanessa dormia atravessada na base. Dava certinho.. 


Voamos de Brasília para Congonhas na tarde de quarta, alugamos um carro e dormimos em Taubaté, num Ibis Style muito charmoso com tema de música (R$ 244 com café da manhã). 



Na quinta cedinho, passamos no Assaí pra comprar toda a comilança dos próximos dias e zarpamos para Paraty. Embarcamos no Malícia, nome da nossa embarcação, por volta das 14h e começou a deliciosa aventura!

Atividade para as crianças enquanto os adultos venciam o mercado: escalada de carrinhos

Bora pra Paraty!

Perrengue chique: um mundo de comida/bebida pra abastecer o barco



Chegamos na marina.




A rotina era, basicamente, buscar um lugar encantador, com a curadoria da nossa sommelier de praia, Carol,  descer do barco, ir até a praia no bote a remo/nado, curtir a natureza, voltar pro barco, comer comidas muito gostosas, sob a regência do nosso chef a bordo, Samuel, organizar a louça suja, tarefa assumida pelo organizado Vinicius. E eu ficava ali tentando ajudar em tudo um pouco, mas parece que fui quem mais descansou :-P

Estivemos em muitas praias paradisíacas e desertas! O segredo? Chegar cedo! Mais uma vantagem de já estar dormindo no barco pertinho de alguma praia paradisíaca

Nossa trupe!

Uma praia para chamar de nossa. 

Um buraco gigante!






Peixes!!!

Bora remar!

Outra praia pra chamar de nossa. Tiveram muitas, viu.

Amor.

Amor.


Outra praia só pra gente!

Já estávamos mal acostumados. 

As cores que íamos vendo com o cair do dia...





Nosso pequenos tripulantes, Fred (6), Lia (6) e Leo (4), curtiram muito, brincaram muito e comeram muito chocolate. Teve Imagem & Ação, teve contação de histórias, teve milhares de esculturas nas areias, visualização de peixinhos, de observação da vida selvagem ao assistirem um grupo de urubus aguardando a maré trazer o corpo de uma tartaruga morta até a areia, parabéns pra Lia, visita à cabine do avião.


Taça de parabéns pra Lilica!

Remadores

Um giro em Paraty. Sim, eu levei um cap de marinheiro.

Uma joaninha.

Reunião de equipe para decidir o destino da joaninha.

Já estamos loucos para repetir essa viagem! Foi demais!!!
Beijocas! Mamãe

4 comentários:

  1. Que aventura!!! Melhor coisa é conseguir fugir da multidão hahah

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, na próxima aluga dois veleiros e chama a gente!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Para as crianças, então, deve ter sido maravilhoso! Esse é o tipo de memória que fica para sempre. Na próxima, inclua a praia do Dentista.

    ResponderExcluir
  4. Que massa!! Parece ter sido muito maravilhoso mesmo!!! Amei o look das crianças combinando no 1º dia.

    ResponderExcluir