Santiago - Bariloche - Buenos Aires - Dez/2007

Às vezes, o editor de configuração de texto desse blog não me obedece :) Desculpe o desarranjo ao longo do post.

Saimos de Brasília rumo a Santiago no domingo, dia 02/12/07, às 05:40 e chegamos em Santiago umas 15:00 (horário de lá). Nosso hotel era no centro, bem localizado e eficiente. Como qualquer centro em um domingão a tarde, a cidade estava morta! Pra compensar, o clima ótimo! Céu estupidamente azul, sem nuvens. Porém, ao olharmos para o horizonte, em direção à Cordilheira, há sempre uma névoa, produto dos vulcões que estão por ali. Fomos, então, ao zoológico. E ao caminho do zoo, passamos em frente a uma Carniceria e Fiambreria. O Vinicius quis uma foto, perguntei o porquê e ele respondeu: só o Gustavo vai entender essa foto. Enfim. Antes de entrarmos, comemos um sanduba, na porta do zoo mesmo. Um sanduba de carne, alface, tomate, queijo e abacate. Sim, uma pasta de abacate. Eles comem muito por lá. É uma fruta muito querida.

O zoológico de Santiago é muito bacana. De tão tosco que é! Os bichos todos ficam quase sempre muito perto dos visitantes. É possível, por exemplo, pros corajosos de plantão, colocar os dedos pela grade de alguns felinos selvagens, como o tigre branco, e sentir a textura do pêlo deles. Isso vale para 'n' outros bichos. Com raras excessões, não há grades altas, nem um cercado anterior, nem cercas aramadas impedido que um louco qualquer ou uma criança se jogue em algum dos "domicílios" dos bichanos. E não é raro ver crianças dependuradas nas cercas, a mercê de um ventinho mais forte. O camelo com aquele pescoção chega literalmente ao outro lado da cerca viva. Tinha umas pessoas tirando uma fotos de pertinho, até que ele deu uma boa espirrada, jorrando resto de algo verde que ele comia. Tem urso polar lá. E o vidro da piscina dele é decorada com imblemas da coca-cola. Achei fantástico!

De lá, fomos em busca de algum centro comercial comprar roupas. Nossa mala foi extraviada. E até voltarmos ao hotel, lá pelas 22:00, não tínhamos notícias dela. Então, era realmente necessário comprar mudas de roupas pelo menos para o dia seguinte! Além de toda a parte de higienização básica. De táxi, fomos a um centro de lazer da high society. Além de shopping, tinha uns restaurantes muito bacanas, uns barzinhos ajeitados. Ficamos por ali comendo, comprando..até que o cansaço bateu. Chegando ao hotel tivemos a boa notícia de que a mala chegaria naquela madrugada. Amém!

No dia seguinte, 03/12/07, teve City Tour. Aquela mesma coisa: todos numa van, com um guia falando um monte de coisas sobre um monte de lugares. De dentro do carro, a parte que mais me entreteve foi uma plaquinha num porta com os seguintes dizeres: "Necessita de chicas para barra. 18 a 25 años". E visita igreja, visita casa do governo, monumento disso, monumento daquilo. E numa das praças principais , em frente à Catedral, tem uma árvore de Natal gigante da coca-cola. Aliás, lá eles amam coca-cola. Mas tem que ser quente, ok? É comum o povo andar com umas garrafinha de coca pelas ruas, nos carros, como se fosse água. Tipo uma garrafinha de 600ml pra beber a manhã toda, sacou?

Almoçamos no mercado municipal, uma famosa Centolla! São uns carangueijos gigantes, que só existem em mares muito gelados. Cara que só ela, mas agrada só de ver servir! Vem uma garçonete com uma tesoura e vai cortando a casca, toda estilosa. A carne é parecidíssima com a lagosta. Esse da foto é o menor, para duas pessoas. Ainda tinha o médio e o grande!

De tarde, fomos visitar a vinícula Undurraga. Foi legal, apesar de na verdade termos pagado para irmos à Concha Y Toro. E de noite, fomos ao Restaurante Giratório. É um restaurante que fica no alto de um prédio e gira. Com as montanhas aos fundo, e o escurecer bem tarde, tipo às 21:00 fica bacana demais. E nem precisa ficar escolhendo a melhor mesa. Todas passaram perto da cozinha, perto do paino, perto do jardim de inverno. E aqui estávamos de companhia brasileira, um casal de lua-de-mel que conhecemos no passeio da vínícula. Voltamos de metrô e dormimos bem.

Na terça, dia 04/12, levantamos cedo e fomos bater perna pela cidade. Aproveitamos pra conhecer melhor uns lugares. Fomos ao Cerro San Cristobal, um grande monte no meio da cidade. Pode chegar ao topo por funiculares e teleféricos. De lá, vemos a beleza de Santiago. Uma planície cercada por montanhas, estas quase perpendiculares à cidade. Acabam as casas, começa o morro! Lindo! E ainda tem um monte de cachorro grande e carentes, que me deixavam enlouquecida! Almoçamos no restaurante do hotel esse dia, comida japonesa. Depois fomos numa região de comércio e batemos mais perna. Andamos pra lá, pra cá, voltamos por hotel e capotamos! No outro dia, era dia de irmos para Puerto Montt.

Puerto Montt 05/12/07 a 06/12/07

Chegamos à Puerto Montt pot volta de 13:00. Como nossa hospedagem era em Puerto Varas, a 16 km, levamos um tempinho até ficar realmente instalados. O hotel era uma gracinha. Qualquer menina acharia super charmosinho. Bem de frente pro Lago Llanquihue e do vulcão Osorno. A cidade é pequeníssima e, além da vista maravilhosa, não tem nada a se fazer. Quer dizer, o que se faz é apreciar a paisagem e comer bem. Tudo de bom, na verdade. É o ponto de partida para se cruzar a fronteira e chegar à Argentina pelos Lagos Andinos. Almoçamos num restaurante alemão, e o Vinicius traçou um belo joelho de porco. Eu fui de filet, altíssimo!! Agora pensem num local onde o salmão nos cardápios é mais barato que as carnes! Aquilo realmente me dava a sensação de "eu realmente estou em outro lugar do mundo".

A tarde fomos visitar Frutillar. Uma cidade minúscula, mas muito visitada pelo estilo alemão das casas (e aposto que também pela beleza de umas plantinhas que rolavam por lá). Há várias referências à música, em monumentos, enfeites, placas. Me parece que lá ocorre um festival de música chilena.

Além do salmão, outros alimentos típicos do local são os morangos e as cerejas. Vendem em qualquer birosca, são doces pra caramba e lindos. Parecem de desenho.

Essas armações no lago são as "fazendas" de salmão. Eles ficam ali um tempo, depois vao pro Pacífico e depois não me lembro mais.

Joelho de porco

06/12/07 - 06/12/07 Cruzando a Fronteira de Chile e Argentina

No dia 06/12 chegou a hora de cruzarmos a fronteira do Chile com a Argentina via Cordilheira dos Andes. Rolava uma baita expectativa, pois todos dizem que o passeio é fantástico. E é. Tirando o tempo nublado que nos privou da belíssima visão do vulcão Osorno e Cabulco, no início do dia, a paisagem é de deixar sem ar. O passeio é feito com 4 ônibus    e 3 catamarãs, alternadamente. Saimos de Puerto Varas por volta de 09:30.

Pegamos o ônibus em Puerto Varas, para um percurso de 2 horas. O destino é o Petrohue, onde pegaremos o primeiro catamarã. Antes do destino final, paramos nos Saltos do Rio Petrohue, ou Lago Esmeralda, por causa da cor, que é realmente impressionante! Fica no Parque Nacional Vicente Pérez Rosalles.

Navegamos por quase 2 horas pelo Lago de Todos os Santos, chegando em Peulla, onde almoçamos. Peulla é uma cidadela perdida no meio das Cordilheiras. Possui 120 habitantes e uma paisagem lindíssima. Ao desembarcamos, entre as opções de irmos de ônibus ou a pé até o restaurante, prefirimos andar por volta de 1 KM. A cada 5 passos, dava vontade de tirar uma foto. Um estradinha tão simpática! Alguns turistas ficam em Peulla até o dia seguinte.

Almoçamos uma comidinha bem boa, e pegamos um ônibus rumo à Puerto Frias. Nesse trecho é que cruzamos a fronteira  fisicamente. Mais 2 horinhas de bus. Lá pegamos o  segundo catamarã, navegamos 20 minutos pelo Lago Frias e chegamos à Puerto Alegre. De Puerto Alegre à Puerto Blest, 15 minutos de bus, e estamos legalmente na Argentina. Passamos pela alfândega, nossa mala foi revistada. Daí embarcamos no terceiro e último catamarã, navegamos 1 hora pelo Lago Nahuelnuape até chegar ao Puerto Pañuelo.  E deste, mais 30 minutos até Bariloche. Chegamos à Bariloche por volta de 19:00.

É lindo de morrer! E olha que o dia nem estava dos melhores...

Bariloche - 06/12/07 a 09/12/07

Chegamos em Bariloche no início da noite. A cidade é muito fofa. Pequena, charmosa. Deu tempo de dar uma voltinha no comércio da cidade e fazer umas comprinhas. Principalmente de roupas para o frio. Putz, que frio! E é verão, hein! Com um bocado de roupas (ceroula, calça jeans, blusa térmica, outra blusinha, mais um de frio e o casaco azul das fotos, luvas e gorro) ficava confortável. Mas quando ventada......E ventava sempre.

Lá é bom de comprar tudo! CDs, roupas, cosméticos. Por exemplo, quauqer CD lançamento por lá sai por volta de R$ 20,00. Uma bolsa da Adidas que vi aqui na verdade comprei) de R$ 100,00, lá estava R$ 40 e poucos. Roupas esportivas, tênis, produtos de cabelo bem bons, tipo Kerastase, Loreal.....Uma loucura!!

No dia seguinte rolou o city tour. Foi o dia de subir alguns morros com o teleférico e apreciar a vista. Que lugar lindo! Tudo parece perfeitamente no seu devido lugar, o lago, a montanha, as árvores. E tem um monte de cachorros São Bernardo pelas ruas. Gigantes! Não tirei nenhuma fotos. Se quisesse, teria que pagar pro dono deles. Há muitas lojas de chocolates também. Chocolates gostosos e baratos. Me arrependi de ter trazido tão poucos.

09/12/07 a 12/12/07 - Buenos Aires

Finalmente calor! Apesar de toda beleza vista até aqui, sofri de frio, viu! Chegamos em Buenos Aires por volta de 13 horas, num domingo. E lá estava o cari nha no aeroporto com a plaquinha Sra. Cordeiro. Fomos pro hotel, e pudemos observar a grande movimentação de preparação da posse de Cristina Kirchner, que seria no dia seguinte. Era aeroporo cheio, montagem de palcos nas praças públicas (pro famoso "show da esplanada"). Nosso hotel era bem localizado, e fomos dar uma volta a pé. Logo de cara, numa praça lá, que não consigo lembrar o nome, mas pode ser que seja Praça San Martin ou algo do tipo, vimos um gato enorme de coleira! O bichano parecia sem raça, mas era grande, gordo e tava de coleira. Achei o máximo! Depois fomos até a famosa Rua Florida, talvez tenhamos comprado alguma coisa, jantamos por lá e voltamos ao hotel.

No dia seguinte teve city tour. A mesma coisa. Um monte de lugares, com um monte de informações. Deu pra lembrar como a cidade é bonita e charmosa. Ao final, fomos despachados, por opção, no Recoleta, um bairro bem elegante com vários cafés e coisas do tipo. Escolhemos uma cervejaria e fomos de pizza com cerveja. Lá servia o samples, uma amostra de cada um dos tipos de cerveja da casa. Pra leigos, como eu, é bacana provar todas logo em seguida. Deu pra diferenciar trigo, cevada, muito lúpulo, pouco lúpulo e mais umas coisinhas.

Acho que nesse dia de noite fomos ao Tango. Tivemos uma aulinha de tango antes do show começar. Muito divertido. No show de tango, paga-se em torno de R$ 150,00 por pessoa, isso inclui bebida (vinho, cerveja, água, refri) e a comida, que, aliás, tava muito boa! Dai, depois da comilança, começa a bela apresentação.

No dia seguinte, adivinhem? Fomos ao zoológico! Como aquele povo sabe se divertir. Logo na entrada do zôo, há um quiosque que vende ração pra gente dar pros animais. Isso torna o passeio muito mais legal. Os bichos ficam todos querendo a ração, já sabem que quando alguém se aproxima, provavelmente ganhará comida. Daí se amontoam na grade, olham curiosos. Os patos te seguem, as lebres também. Até pavão tem solto por lá. É muito diferente de zoológico do Brasil, com bichos presos e distantes.

Na foto aí estávamos esperando o urso resolver pular na piscina. Ele ia, passava a pata na água, fazia que ia, desistia, voltava....e nós numa expectativa. Depois uns 15 minutos, ou mais, desistimos.

De resto em Buenos Aires, batemos muita perna, andamos de metrô (que parece de filme de terror), aproveitamos os bons preços e estranhamos os beijos nos rostos que os homens se dão ao cumprimentarem. Isso é bastante comum por lá. E os gays também.

Quanto aos bons preços, além da Rua Florida, que já satisfaz bastante, lá tem um local onde tem umas pontas de estoques da Levi's, de marcas esportiva, como Adidas, Nike. Isso fica fora do roteiro turístico da cidade, obviamente. Peguei a dica num site  de alguma revista de viagem.

De volta pra casa, pegamos um avião excelente, com um super sistema de entretenimento. Existe um joystick em toda poltrona, além de uma telinha no encosto da poltrona da frente. Há varias opções de divertimento, como filmes, clipes, jogos, notícias. Foi o primeiro vôo da minha vida em que não se passou pela minha cabeça: já tá chegando? Primeiro jogamos "Cave Man"  e depois assisti Simpsons, o filme. O Vinicius veio vendo O Ultimato Bourne. Tinha altos filmes bons, novos, além dos clássicos, como Quem vai ficar com Mary. Show de bola.

Pra quem quiser ver todas as fotos da viagem, clique aqui. Só tem um detalhezinho. Estão em ordem inversa, ok? Da última pra primeira...