sexta-feira, 6 de junho de 2014

Bike Brasília

Pessoas,

mal o Bike Brasília foi lançado, eu já pude testar. E adorar!

Aconteceu que, bem no dia da inauguração, eu tinha que resolver uma parada e havia programado o deslocamento entre o trabalho e o destino de ônibus.

A sorte foi que bem na frente do meu trabalho tem uma estação do Bike Brasília e há também outra estação perto de onde eu tinha que ir. 

Baixado o app e feito o cadastro, fui de bike da estação Praça do Buriti até a estação Torre de TV. 

O app funcionou perfeitamente e pude retirar a bike sem problemas. Fui pedalando pela ciclovia que existe no canteiro central eixo monumental e foi muito tranquilo. Bike novinha, ventinho bom, céu azul. Muito legal.

A devolução da bike também foi tranquila: só encaixar a magrela na trava e pronto.



Essa semana também precisei usar o serviço. Fiz o mesmo trajeto, só que agora fui e voltei. A ida foi tranquila. A volta também, mas tive problemas na hora de retirar a bike da estação da Torre de TV. Acessei o app e a bike foi liberada, mas não consegui tirá-la, de verdade, da trava. E o pior: o meu status estava "em uso", e eu não conseguia liberar outra bike.

Daí, liguei para a central de atendimento, número 6140039846. Fui atendida muito rapidamente e orientada e sair e entrar no app, para ele ser atualizado. Deu certo.

Voltei para a estação Praça do Buriti. Chegando lá, tive sorte que o pessoal da manutenção das bike estava lá e tinham acabado de tirar uma bike, onde pude estacionar a minha. Eles disseram que faz parte da rotina ir desocupando as estações cheias para sempre ter vagas para as pessoas estacionarem. Legal, mas não é eficiente isso, né?

Pra mim, aqui está grande problema do programa: como as estações são poucas e algumas bem longes, se você tiver o azar de chegar na estação e não onde estacionar, tá enrolado. Nós usamos muito esse programa de aluguel de bikes em Paris, mas lá tem estação a cada esquina, então onde estacionar não é problema. Aqui ainda é.

Volta e meio pesquiso as estações no app. A estação Rodoviária está sempre vazia, e as estações Ministério da Cultura e Ministério do Trabalho estão sempre cheias. Olhei agora, que são 18h47, e as estação Rodoviária tá lotada, sem lugar para estacionar, e as estações dos Ministérios vazias, sem bikes para alugar. A parte legal disso é perceber que as pessoas estão usando as bikes como meio de transporte.

Segundo a empresa Samba Transportes Sustentáveis, responsáveis pela implementação do programa em Brasília,  expectativa é que, até o segundo semestre, mais 30 pontos sejam instalados e mais 300 bicicletas estejam disponíveis. Olha, eu mal posso esperar! Estou torcendo com força. E fé :-)

É isso! Fiquei bem feliz com a implantação. Quero muito que vingue e que as pessoas usem menos carro.

Ah, e fiquei puta da vida quando vi pelas redes sociais que já estragaram uma bike. Ô mania que brasileiro tem de não zelar pelo que é de todos. Enfim.

Beijocas. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário