domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos pais da música

Um domingo é do Rock, o outro é da Cerveja!

Nobres leitores, hoje é dia dos pais. E também é domingo, dia de post de música. Assim, decidi fazer minha homenagem àqueles que, de alguma forma, conceberam pedaços de rock:

Jim Marshall - criados dos amplificadores Marshall. Todo guitarrista sempre sonhou em tocar na frente de uma parede de amplis Marshall, naquele maior estilo Iron Maiden. É o pai dos amplificadores.

Les Paul - o sujeito, além de tocar guitarra como poucos, ainda decide começar a fabricar seus instrumentos. Antes dele, as guitarras eram ocas, como os violões. Depois, as guitarras passaram a ser sólidas, mudando bastante a sonoridade do instrumento. Uma das guitarras mais conhecidas do mundo, a Gibson Les Paul, é baseada no invento desse sujeito. Se não bastasse isso, ele também foi o primeiro a fazer gravações em multicanal. É um dos pais das guitarras sólidas.

Leo Fender - assim como Les Paul, ajudou a criar o conceito das guitarras sólidas. A principal diferença entre os dois estava na construção - ao invés de uma madeira inteiriça, Leo optou por usar pedaços de madeira agregados. Isso reduziu muito o custo das guitarras. Sua obra prima é a Stratocaster, extremamente popular até hoje. Se você pedir para alguém desenhar uma guitarra, sem dúvida desenhará uma Les Paul ou uma Stratocaster - elas são, basicamente, a própria definição de guitarra elétrica. É o outro pai das guitarras sólidas.

Seth Lover - guitarras geram seu som através de um captador. Os captadores, além de captar o som das cordas, costumavam gerar muito ruído (chamado "hum". Um dia o tal Seth Lover coloca dois captadores pregados um no outro, em fases invertidas - assim, o ruído era cancelado. Essa invenção foi chamada de humbucker, os famosos captadores duplos. Além de gerar menos ruído que os captadores simples, tinham mais ganho e um som mais encorpado. Boa parte das músicas rock´n´roll se baseiam em humbuckers. Seth é o pai dos captadores duplos.

Bem, esses foram os pais dos equipamentos. É até difícil listar os pais de cada estilo, então vou elencar alguns dos mais marcantes:

Jimi Hendrix - o pai da arte de incendiar guitarras.

Pete Townshend (The Who) - o pai da arte de quebrar guitarras nos palcos.

Johnny Ramone - o pai do power chord. Ok, não é o pai. Mas é o rei do power chord.

Por fim, meus parabéns aos meus doutos amigos músicos e pais:

Craudio Ramone, batera e pai da Clara.

Guga Mafra, baixo, voz, guitarra, bateria e, diz a lenda, teclado. Pai do Eric.

JP Ramone, guitarra, voz, produção musical e pai do Rafa.

Beto Cavani, batera, vocalista e baixista, pai do Dudu e do Lelo.

Rodrigo MB, guitarra e agenda cultural, pai de uma banda completa (de verdade).

Fabrício Ofugi, o poderoso chefão do rock de Bsb, acaba de se casar, ganhou um enteado e, por tabela, o direito de receber esse primeiro "feliz dia dos pais"!

Próximo domingo: dia de cerveja!

Abraços

Ziriba (Cerveja e Rock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário